Capa do livro: O JOGO “BRINCANDO COM A ESTATÍSTICA E A PROBABILIDADE” E A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

O JOGO “BRINCANDO COM A ESTATÍSTICA E A PROBABILIDADE” E A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores: Ailton Paulo de Oliveira Júnior - Valéria Ciabotti - Roberta Costa - Joana dos Santos Silva - Géssica Rodrigues da Silva - Nilceia Datori Barbosa

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasil (1998), os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Para Regina Célia Grando (1995), o jogo representa uma situação-problema simulada e determinada por regras, em que o indivíduo busca, a todo o momento, elaborando estratégias e reestruturando-as, vencer o jogo, ou seja, resolver o problema. Dessa forma as questões do jogo “Brincando com a Estatística e a Probabilidade” são compostas por situações-problemas, pois segundo Juan Ignácio Pozo e Maria dei Puy Pérez Echeverría (1998), a solução de problemas baseia-se na apresentação de situações abertas e sugestivas que exigem dos alunos uma atitude ativa ou um esforço para buscar suas próprias respostas, seu próprio conhecimento. Além do jogo foi elaborado também um questionário com questões abertas para avaliar a opinião dos alunos quanto ao jogo e um teste para verificar se o conteúdo foi ou não aprendido pelos mesmos. Para realizar a correção do teste avaliativo foram categorizados os erros cometidos pelos estudantes segundo Jutta Cornelia Reuwsaat Justo et al. (2015) em erros de raciocínio, de procedimento de cálculo, de falta de atenção, erro na resposta escrita, em branco e incompleto. Apesar das notas do teste não terem sido como esperadas, a atividade foi gratificante, pois a maioria dos alunos demonstrou bastante interesse em sua realização. Dessa forma o jogo funcionou como um apoio metodológico para a aula de Estatística e Probabilidade, deixando-a mais estimulante e atrativa para os alunos, possibilitando a fixação do conteúdo por alguns alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em que foi aplicado o jogo.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2430-8
DOI: 10.24824/978854442430.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 132
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

O JOGO “BRINCANDO COM A ESTATÍSTICA E A PROBABILIDADE” E A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

AILTON PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR
Possui Bacharelado em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília, Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia, Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade federal do ABC – UFABC. É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática – GEEM, tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística e Matemática desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. As linhas de pesquisa estão relacionadas com as concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade, Estatística e Matemática, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, jogos pedagógicos, tecnologias digitais contribuindo para o ensino e a história do ensino de Estatística.

FABIANO DOS SANTOS SOUZA
É Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto I da Universidade Federal Fluminense-UFF. Lotado no Departamento de Educação, Sociedade e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação (FEUFF). Professor e Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn-UFF-INFES). É integrante da equipe de professores da Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da UFF-IME. Foi Coordenador Adjunto na IES (UFF) do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead – 2015-2017) – Escola de Gestores. Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em março de 2007. Atua nas áreas de Educação Matemática, Educação Estatística e Financeira, Formação de Professores e Políticas Educacionais. É líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística. Atual membro dos Grupos de Pesquisas: (i) Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação – GRUPPE-FEUFF; (ii) Grupo de Pesquisa em Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática – PEAMAT da PUC-SP. Trabalha como membro do Grupo de Trabalho, o GT12 – Ensino de Probabilidade e Estatística – (Educação Estatística), grupo que desenvolve pesquisas sobre Educação Estatística, filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática-SBEM. Secretário da SBEM-RJ gestão (2013-2015).

VALÉRIA CIABOTTI
Possui Graduação em Matemática pela Universidade Iguaçu e em Ciências Exatas e Naturais pela Faculdades Integradas de Uberaba. Especialização em “Metodologia do Ensino da Matemática” pela União das Faculdades Claretianas e “Gestão da Aprendizagem Escolar” pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atualmente é professora efetiva na Escola Estadual Professora Corina de Oliveira ministrando aulas de matemática para o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio e professora da Escola Municipal Urbana Frei Eugênio com aulas de matemática para o Ensino Fundamental 2. É membro do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática – GEEM.

ROBERTA COSTA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Uberaba. Pós-Graduação em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atualmente é professora da Rede Estadual do Estado de Minas Gerais. Fez Pós-Graduação em Educação Especial (Deficiência Auditiva) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É integrante dos Grupos de Pesquisa: Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Grupo de Estudos em Educação Matemática e Estatística (GEEM) da UFABC.

JOANA DOS SANTOS SILVA
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e atualmente graduanda em Administração Pública pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. É membro do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática – GEEM.

GÉSSICA RODRIGUES DA SILVA
Possui Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental, área de Ambiente, Saúde e Segurança, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Foi bolsista no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de março de 2014 a dezembro de 2016. Trabalhou de out/2007 a out/2015) no quadro administrativo de uma escola Municipal de Ensino Fundamental II da cidade de Igarapava/SP e atualmente é funcionária pública, setor de licitação, Prefeitura Municipal de Igarapava. É membro do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática – GEEM.

NILCEIA DATORI BARBOSA
Possui curso técnico com habilitação específica de magistério – CEFAM e habilitação plena em Piano pelo Conservatório musical Heitor Villa Lobos. É graduada em Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo e em Pedagogia pela Faculdade de Conchas/SP. Especialização em Educação infantil pela Faculdade de Educação São Luís e em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC. Mestranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Atualmente é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede municipal de Santo André/SP. Investiga o ensino de Estatística e de Probabilidade nos anos inicias do Ensino Fundamental. É membro do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática – GEEM.