Capa do livro: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO

Autores: Cícero Barbosa da Silva (Org.)

Tecnologias da informação e comunicação e suas relações com a educação
Este livro, que faz parte da Coleção Educação Escolar, é resultado das pesquisas de especialistas em diversas áreas da educação e constitui-se uma importante obra para discutir as relações das TIC com a educação.
As tecnologias da informação e comunicação quando empregadas intencionalmente podem contribuir para que o processo educacional, seja presencial ou na modalidade a distância, ganhe novas possibilidades de desenvolvimento e com isso sejam maximizados os resultados e aprendizagem.
As discussões do livro abordam as tecnologias no ensino médio (PCN e diretrizes curriculares), avaliação educacional e tecnologias, formação de professores na modalidade educação a distância, o uso de podcast, e tecnologias no reforço escolar de matemática.
Seus autores são professores com anos de experiência na educação básica, no ensino fundamental e médio, na educação profissional técnica de nível médio e ensino superior, o que lhes autoriza a refletir com propriedade sobre a Educação Escolar e sobre as TIC na 
Os autores também são pesquisadores atuantes nas redes públicas municipal e estadual de educação básica em Minas Gerais e em São Paulo, e alguns são professores no ensino superior público estadual paulista e mineiro, e em instituições privadas. Trata-se de membros de grupos de pesquisas em suas áreas de atuação e orientadores de pesquisas na temática do livro.
Devido à profundidade das discussões desta obra, este livro é uma referência bibliográfica importante para alunos dos diferentes cursos de licenciatura, para os que prestam concursos públicos na área educacional e para aqueles que se interessam pelas relações entre as TIC e a educação.
Refletir sobre a Educação Escolar, e sobretudo sobre as TIC e suas relações nos processos educativos é um exercício de fundamental importância nesse momento histórico de nosso país onde todos desejamos uma educação de qualidade para todos.
Assim, desejamos que este livro possa contribuir com essas reflexões.


Prof. Cícero Barbosa da Silva
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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2143-7
DOI: 10.24824/978854442143.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 144
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO

ANDRÉ LUIZ SILVA
Doutorando em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Estadual Paulista – UNESP, câmpus Araraquara, na linha de pesquisa Política e gestão educacional. Mestre em Educação Escolar pela mesma universidade, com pesquisa sobre desenvolvimento de um sistema de avaliação on-line. Especialista em Gestão de Projetos e Sistema de gestão de empresas pela Universidade de Araraquara. Possui Licenciatura em Informática e Educação pela FATEC. Bacharel em Engenharia de Computação pela Universidade de Araraquara. Pesquisador das temáticas avaliação escolar e novas tecnologias. É professor universitário na Faculdade Logatti, em Araraquara, nos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Computação.

CÍCERO BARBOSA DA SILVA
Doutorando em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Estadual Paulista – UNESP, câmpus Araraquara, na linha de pesquisa Política e gestão educacional. Mestre em Educação Escolar pelo Centro Universitário Moura Lacerda, com pesquisa na área temática de formação de professores e tecnologias educacionais. Possui especializações (lato sensu) na área de educação com foco nas temáticas de informática em educação, educação a distância e políticas educacionais, pela UFSJ, UNIRIO, UNIFEI, UFLA, UFF. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. Atua como professor (efetivo) nos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública municipal de São Sebastião do Paraíso – MG. Possui experiência na docência do ensino médio, na educação profissional técnica de nível médio, e em cursos da educação profissional básica (qualificação profissional). Atuou como diretor escolar e coordenador pedagógico na rede privada de educação. Atua como designer educacional e designer de EaD, e presta consultorias educacionais nas áreas de política e gestão educacional, e educação a distância. Na educação a distância também atuou como tutor e professor em cursos técnicos e superiores. Na gestão pública educacional atuou (de 2013 a 2016) como Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior de São Sebastião do Paraíso – MG. É professor universitário na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – Unidade Passos, em cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu na área de educação, e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas públicas, gestão e tecnologias educacionais.  

EDUARDO YOSHIMOTO
Doutorando em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Estadual Paulista – UNESP, câmpus Araraquara, na linha de pesquisa Sexualidade, cultura e educação sexual. Mestre em Linguística pela Universidade de Franca. Possui especializações (lato sensu) na área de educação com foco nas temáticas de ensino de geografia, mídias na educação e educação a distância, pela UFSJ, UNIFEI, e UCAN. Graduado em Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Passos. Professor efetivo na rede pública estadual paulista de educação básica. Pesquisador das temáticas educação, sociologia, geografia, tecnologias educacionais, EaD, mídias, podcast, web rádio e discurso.

GABRIELA DE PAULA LOPES
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Passos. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas públicas, gestão e tecnologias educacionais. Pesquisadora da temática formação de professores.

GETÚLIO DE SOUZA LIMA
Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Estadual Paulista – UNESP, câmpus Araraquara, na linha de pesquisa Teorias Pedagógicas, trabalho educativo e sociedade, com pesquisa sobre a tecnologia e os PCNs do ensino médio. Possui graduação em História e em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales. Professor efetivo na rede pública estadual paulista de educação básica, e no SESI – Centro Educacional 405, ambos em Fernandópolis – SP. Pesquisador da temática tecnologias educacionais.

JACKELINE DE FREITAS NUNES
Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, na linha de pesquisa Política e gestão educacional. Mestra em Educação pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão com pesquisa sobre Tecnologias da informação e comunicação e mercado de trabalho. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Avaliação, Planejamento e Educação do Maranhão. Graduada em Bacharelado em Biblioteconomia também pela UFMA. Possuí experiência na educação superior como professora de graduação e pós-graduação (lato sensu) no Instituto de Ensino Superior e Profissional e no Instituto de Ensino Superior Franciscano. Pesquisadora da temática tecnologias educacionais.

JOSIRENE DE CARVALHO BARBOSA
Mestra em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI,  com pesquisa sobre políticas públicas para o ensino médio. Especialista em Psicologia escolar e educacional pelo Conselho Federal de Psicologia, e em Política nacional de assistência social e gestão do SUAS pelo Centro Educacional Pitágoras. Graduada em Psicologia pela UFSJ. É servidora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS. Pesquisadora nas áreas de Psicologia e de Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento, políticas públicas, ensino médio, sujeito.

JÚLIO ANTONIO TOBIAS CUNHA BARBOZA
Mestre em Educação Escolar pelo Centro Universitário Moura Lacerda, com pesquisa na área temática matemática e tecnologias educacionais. Especialista em Gestão empreendedora – educação pela UFF, e em Metodologia do ensino e aprendizagem em matemática pela Faculdade de Educação São Luís. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras, e em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Educação São Luís. É diretor escolar na rede pública estadual paulista de educação básica. Possui experiência como professor no ensino médio e no ensino superior. Pesquisador das temáticas tecnologias educacionais, e matemática.

MARIA AMÉLIA COSTA
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Passos. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas públicas, gestão e tecnologias educacionais. Pesquisadora da temática formação de professores.

ROSILENE BATISTA DE OLIVEIRA
Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Estadual Paulista – UNESP, câmpus Araraquara, com pesquisa sobre a utilização de objetos no ensino brasileiro. Mestra em Educação Escolar pela mesma universidade, com pesquisa sobre material didático. Possui Licenciatura em Letras pela mesma instituição. Coordena o Mestrado em Educação do Programa de pós-graduação (Stricto Sensu) no Centro Universitário Moura Lacerda – Ribeirão Preto, onde também atua como professoras em cursos de graduação. Possui experiência como professora na educação básica, e na tutoria de educação a distância. Pesquisadora das temáticas tecnologias educacionais, objetos no ensino, cultura material escolar, e currículo.

SEBASTIÃO DE SOUZA LEMES
Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP, com pesquisa sobre estilos cognitivos. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, com pesquisa sobre a formação do licenciado em química. Possui Licenciatura em Ciências pela Faculdade de Química da UNAERP. É professor Assistente Doutor, no Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Estadual Paulista – UNESP, Araraquara. Atualmente é o vice coordenador do Programa de pós-graduação em Educação Escolar (Stricto Sensu) – Mestrado e Doutorado. Também leciona nos cursos de graduação da mesma instituição. Coordena o Grupo de Pesquisas NATEC P – Núcleo de Estudos em Avaliação, Tecnologia, Currículo e Política. Pesquisador das temáticas políticas públicas, gestão e liderança educacional, novas tecnologias na educação e avaliação curricular.