Capa do livro: ENSINO SUPERIOR E INCLUSÃO: <br>palavras, pesquisas e reflexões entre movimentos internacionais Coleção Ensino Superior e inclusão <br>Volume 2

ENSINO SUPERIOR E INCLUSÃO:
palavras, pesquisas e reflexões entre movimentos internacionais Coleção Ensino Superior e inclusão
Volume 2

Autores: Adriana Salete Loss - Pablo Daniel Vain

O desafio da inclusão no Ensino Superior é atual e tema urgente dos projetos de investigações, na perspectiva de constituir políticas e ações afirmativas capazes de garantir o acesso e a permanência dos estudantes das classes populares, pois são estes os que são excluídos no acesso e, quando conseguem pleitear uma vaga no Ensino Superior, apresentam dificuldades de concluir a formação.
A partir dos desafios aos processos de acesso e, principalmente, de permanência dos estudantes no Ensino Superior que os pesquisadores desta obra organizaram suas investigações, sendo subsidiados com o financiamento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI – e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível – CAPES.
Assim, nesta obra, os pesquisadores apresentam suas investigações de cunho bibliográfico e documental, apresentando a contextualização de suas instituições, revisões de literatura e a descrição das políticas e ações afirmativas de seus países e de suas IES.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2360-8
DOI: 10.24824/978854442360.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 480
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO SUPERIOR E INCLUSÃO: <br>palavras, pesquisas e reflexões entre movimentos internacionais Coleção Ensino Superior e inclusão <br>Volume 2

ADRIANA SALETE LOSS
Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim. Coordenadora do Grupo de Estudo da Cátedra do Oprimido da Universitas Paulo Freire na UFFS. Coordenadora do grupo de Pesquisa “Educação Popular na Universidade” - GRUPEPU, certificado pelo CNPq desde 2012. Coordenadora do grupo de pesquisa “Educação Emocional” – GRUPEE, certificado pelo CNPq a partir de 2016.

AGUSTÍN VILLARREAL
Profesor de Filosofía. Licenciado en Educación (UNaM). Magíster en Políticas Sociales (UNaM). Becario Doctoral de Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Instituto de Estudios Sociales y Humanos (UNaM-CONICET). Doctorando de la Universidad Nacional de Córdoba. Docente-Investigador de la Universidad Nacional de Misiones. Integrante del Equipo de los Proyectos de Investigación: El aprendizaje reflexivo y el oficio del alumno en la universidad. Código 16H449; e Inclusión de indígenas, personas portadoras de discapacidad, inmigrantes y de los sectores populares en la universidad. Código 16H484.

ALEXANDRE LUÍS FASSINA
écnico em Assuntos Educacionais lotado na Diretoria de Organização Pedagógica da PROGRAD da UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Especialista em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar. Licenciado em História. Vinculado ao Grupo de Pesquisa “Educação Popular na Universidade - GRUPEPU”, instituído na UFFS e registrado no CNPq enquanto membro técnico.

ALMIR PAULO DOS SANTOS
Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor Adjunto da Universidade Federal Fronteira Sul - UFFS - Campus Erechim. Coordenador do Projeto de Pesquisa “Indicadores de Práticas de Gestão Democrática da Educação Básica a partir das Avaliações em Larga Escala” Universal MCTI/CNPq N° 01/2016.

ANA PAULA CAETANO
Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem doutoramento em Ciências da Educação - especialidade de Formação de Professores. Atualmente coordena a Área de Investigação e Ensino Currículo, Formação de Professores e Tecnologia. Pesquisa temas relativos à Formação de Professores (nomeadamente desenvolvimento profissional, formação ética e dilemas dos professores, projetos de investigação-ação), e à Educação e Cidadania (tais como educação e mediação intercultural e comunitária, cyberbullying e violência na escola, emoções e ética no ensino superior, inclusão social).

ANDREIA NAKAMURA BONDEZAN
Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá UEM). Participante do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Inclusão no Contexto de Fronteira. Docente do Centro de Educação, Letras e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e membro do PEE - Programa de Educação Especial da UNIOESTE.

ANTONIA APARECIDA LOPES
Formada em Pedagogia pelo Instituto Superior do Paraná. Pós-Graduada lato sensu em Educação Especial e Educação Inclusiva. Intérprete de Libras.

ARÓN MILKAR BAÑAY
Licenciado en Antropología Social (UNaM). Becario Doctoral de Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Doctorando de la Universidad Nacional de Misiones. Integrante del Equipo del Proyecto de Investigación: Inclusión de indígenas, personas portadoras de discapacidad, inmigrantes y de los sectores populares en la universidad. Código 16H484. Integra además los Proyectos de Investigación: Sociología y Antropología Social en el campo argentino de las ciencias sociales FASE 2. Código 16H437) y Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina. Programa ESIAL. Centro Interdisciplinario de Estudios Avanzados. Universidad Tres de Febrero (CIEA-UNTREF).

BENEDITA LIMA
Psicóloga. Mestre em Ciências da Educação, área de Formação de Adultos, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Doutoranda em Educação de Adultos, no Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. Coordenadora de projetos de intervenção social, nomeadamente, na área da deficiência. Formadora e docente em Universidades privadas na mesma área.

CARMEN CAVACO
Doutorada em Ciências da Educação/Formação de Adultos, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Professora e investigadora na Universidade de Lisboa desde 1999, na área da formação de adultos. Tem investigação nos domínios da formação experiencial, da educação não formal, das políticas públicas de educação e formação de adultos pouco escolarizados e de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Temáticas em que tem livros e artigos publicados em Portugal e no estrangeiro.

CAROLINA LELIA SCHEWE
Profesora de Educación Especial (UNaM). Especialista en Didáctica y Currículum (UNaM) Magíster en Ciencias Sociales y Humanidades con Orientación en Investigación Educativa, Universidad Nacional de Quilmes (UNQui). Becaria Doctoral de Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Instituto de Estudios Sociales y Humanos (UNaM-CONICET). Doctoranda de la Universidad Nacional de La Plata (UNLP). Docente-Investigadora de la Universidad Nacional de Misiones. Integrante del Proyecto de Investigación: El aprendizaje reflexivo y el oficio del alumno en la universidad. Código 16H449; y Directora del Proyecto de Investigación: Inclusión de personas portadoras de discapacidad en la universidad. Código 16H509-PI. Integrante del Grupo de Trabajo: Estudios Críticos de la Discapacidad (CLACSO).

CATARINA SOBRAL
Doutora em Educação na especialidade de Formação de Professores, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora Auxiliar Convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

CECÍLIA MARIA GHEDINI
Pedagoga pela Universidade de Ijuí - RS -UNIJUÍ (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2007), Doutora em Formação Humana e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (2015), e Professora do Magistério Superior, com dedicação exclusiva na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste – Campus de Francisco Beltrão – PR. Participa do grupo de pesquisa Educação Popular na Universidade – GRUPEPU, na linha de pesquisa “Educação Superior e Movimentos Socais” da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS e do Grupo de Pesquisa Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares – GEFHEMP da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, na Linha de Pesquisa Estado, Movimentos Sociais Populares e Educação do Campo.

DIEGO DANIEL A. BOGARÍN
Licenciado en Comunicación Social. (Universidad Nacional de La Plata – UNLP). Docente-Investigador de la Universidad Nacional de Misiones. Doctorando en Comunicación en la Universidad Nacional de La Plata (UNLP). Becario Doctoral de Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Instituto de Estudios Sociales y Humanos (UNaM-CONICET). Integrante del Equipo del Proyecto de Investigación: Inclusión de indígenas, personas portadoras de discapacidad, inmigrantes y de los sectores populares en la universidad. Código 16H484.

DORISVALDO RODRIGUES DA SILVA
Psicólogo, Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorando do PPGECEM – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro do grupo de pesquisa FOPECIM – Formação de professores de Ciências e Matemática da UNIOESTE. Membro do PEE - Programa de Educação Especial da UNIOESTE. Membro do grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação coordenado pelo professor  Dr. Newton Duarte da UNESP/Araraquara/SP.

DOUGLAS FERNANDO DA SILVA
Graduado em Pedagogia, pós-graduado em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Auditiva e aluno Regular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino – Nível Mestrado – na Universidade Estadual Do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Câmpus Foz do Iguaçu. Atua como Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, no contexto Educacional.

ELIANE PINTO DE GÓES
Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Docente no curso de enfermagem na UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu. Coordenadora do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais na UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu.

ELUANDO TONATTO MARIANO
Graduando do curso de Agronomia da UFFS/Campus Erechim. Estudante voluntário nos trabalhos do projeto financiado pelo Programa Abdias Nascimento – SECADI/CAPES.

ESTHER GRAZIELA GIEHL DE FARIAS
Graduanda do curso de Ciências Sociais da UFFS/Campus Erechim. Bolsista graduação-sanduíche na UNaM, financiado pelo Programa Abdias Nascimento – SECADI/CAPES.

FERNANDO JOSÉ MARTINS
Doutor em Educação pela UFRGS, professor adjunto da Universidade do Oeste do Estado do Paraná – Campus de Foz do Iguaçu – PR.

HERNÁN VIDALES
Técnico Superior en Psicología (Universidad Católica de Salta). Profesor en Educación (UNaM). Licenciado en Gestión Educativa (Universidad Católica de Salta). Licenciatura en Educación (UNaM, en proceso de defensa de tesina). Ex Becario de Consejo Interuniversitario Nacional (CIN) y Becario Auxiliar de Investigación de la UNaM. Integrante de los Proyectos de Investigación: El aprendizaje reflexivo y el oficio del alumno en la universidad. Código 16H449; e Inclusión de personas portadoras de discapacidad en la universidad. Código 16H509-PI.

ISABEL PIMENTA FREIRE
Doutora em Ciências da Educação, atualmente é professora associada no Instituto de Educação desta Universidade (IEUL). Tem participado em estudos e projetos nacionais e internacionais cujos temas destacam a importância das relações interpessoais e da interculturalidade na educação. Tem coordenado, no IEUL, o doutoramento em Educação na especialidade de Formação de Professores, o mestrado em Educação e Formação na área de especialização em Desenvolvimento Social e Cultural e o mestrado em Educação na área de especialização em Educação Intercultural. É autora e coautora de livros, capítulos de livros e artigos científicos publicados em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa sobre estas temáticas.

IVAN PENTEADO DOURADO
Doutor em Educação e Mestre em Ciências Sociais. Trabalha como professor de Sociologia e coordenador dos projetos de extensão Aluno Apoiador, Grupos de Estudos e Incubação em Economia Solidária no Município de Passo Fundo nesta mesma instituição.

JANE PERUZO IACONO
Graduação em Letras Anglo-Portuguesas; Mestrado em Educação/UEM (Universidade Estadual de Maringá-Parana); Doutorado em Letras/UFBA (Universidade Federal da Bahia-Bahia); Professora na área da disciplina de Fundamentos da Educação Especial no Curso de Pedagogia e membro do PEE - Programa de Educação Especial da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

JOÃO CARLOS DE CAMPOS
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professor colaborador na Unioeste – Campus de Cascavel – PR.

JULIA PIGNOTTI
Estudiante de la Licenciatura en Antropología Social (UNaM). Ex Becaria de Consejo Interuniversitario Nacional (CIN). Integrante del Equipo del Proyecto de Investigación: Inclusión de indígenas, personas portadoras de discapacidad, inmigrantes y de los sectores populares en la universidad. Código 16H484.

JULIANA POLTRONIERI
Graduanda em Pedagogia, UNIOESTE.

JULIANA RIBEIRO FRANÇA
Graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS/Campus Erechim. Bolsista graduação-sanduíche na UNaM, financiado pelo Programa Abdias Nascimento – SECADI/CAPES.

LEONILDA GENI BETTO
Pedagoga e professora da Educação Básica da rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Atualmente, professora aposentada.

LILIAM FARIA PORTO BORGES
Bacharel e licenciada em História pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCamp e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Docente e pesquisadora associada B da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, lotada no Centro de Educação, Comunicação e Artes – CECA. Possui experiência na área de Educação com ênfase em Políticas Sociais; Políticas Educacionais;Trabalho, Estado e Educação; Educação e Movimentos Sociais; Educação do Campo. Foi pró-reitora de graduação da Unioeste entre os anos de 2012 e 2016. Atualmente realiza estágio pós doutoral na Unicamp, vinculada ao grupo de pesquisa HISTEDBR.

LÍSIA REGINA FERREIRA MICHELS
Doutora em Psicologia da Educação (PUC-SP). Atuação profissional: professora da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Atua no ensino de graduação e pós-graduação stricto sensu; diretora do campus Chapecó da UFFS (gestão 2015-2019). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano, Cultura e Educação.

UCIA TEREZINHA ZANATO TURECK
Graduação em Pedagogia; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá / UEM - Paraná; Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia / UFBA - Bahia; Professora do Curso de Pedagogia e membro do Programa de Educação Especial - PEE da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Cascavel, Paraná, Brasil.

MARA RODRIGUES TERRA
Mestre em Educação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), atua como professora na rede pública estadual do RS.

MARIA GERALDA OLIVER ROSA
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Universidade de Lisboa/Instituto de Educação (Sanduíche). Professora do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes/campus Vila Velha. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional – GRUPEE na Linha de Pesquisa:  Processos autoformativos e formação de professores e educadores (UFFS) e do Grupo de Pesquisa: Centro de Investigação e Estudos em Educação (CIEEd) na Linha: Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão (UFG).

MARIANA OEYEN
Licenciada en Ciencias Políticas. Universidad Católica de Lovaina. Especialista en estudios Socio-demográficos, Territoriales y Ambientales aplicados al Desarrollo Sustentable, Universidad Nacional Asunción. Magister y Doctora en Demografía Universidad Federal de Minas Gerais. Profesora Adjunta Interina Universidad Nacional de Misiones. Docente de Posgrado en diversas maestrías de la UNaM. Docente-Investigadora de la Universidad Nacional de Misiones. Integrante del Proyecto de Investigación: El aprendizaje reflexivo y el oficio del alumno en la universidad. Código 16H449; y del Equipo del Proyecto de Investigación: Inclusión de indígenas, personas portadoras de discapacidad, inmigrantes y de los sectores populares en la universidad. Código 16H484.

MARIELA P. CANTEROS
Profesora de Educación Especial (UNaM). Especializanda en Arte Terapia. Universidad Nacional de las Artes (UNA) y Facultad de Arte y Diseño (UNaM). Técnica Superior en Estimulación Temprana. Instituto Superior de Educación y Trabajo N° 107. Experta Universitaria en Acompañante Terapéutico. Universidad Tecnológica Nacional (UTN). Diplomada Superior en Necesidades Educativas, Prácticas Inclusivas y Trastornos del Desarrollo. Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO). Integrante del Equipo de los Proyectos de Investigación: El aprendizaje reflexivo y el oficio del alumno en la universidad. Código 16H449; e Inclusión de personas portadoras de discapacidad en la universidad. Código 16H509-PI. Becaria Inicial de Investigación de la UNaM.

MARTA ALMEIDA
Doutora em Educação na área de especialização de Formação de Professores, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde desenvolve a sua atividade como docente. Tem realizado investigação na área do desenvolvimento profissional docente e no desenvolvimento organizacional, nomeadamente no ensino superior. É consultora no âmbito de programas do Ministério da Educação e formadora ao nível da formação contínua de professores.

MIGUEL FRANCO
Profesor de Historia (UNaM). Maestrando en Políticas Sociales (UNaM). Docente-Investigador de la Universidad Nacional de Misiones. Integrante del Equipo del Proyecto de Investigación: Inclusión de indígenas, personas portadoras de discapacidad, inmigrantes y de los sectores populares en la universidad. Código 16H484. Correo: miguelfranco1@yahoo.com.ar

 

MOISÉS PRSYBYCIEM
Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Doutorando e mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Professor do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS.

NAIARA GREICE SOARES
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS- Erechim; Especialista em Tradução/Interpretação e Docência em LIBRAS. Atualmente Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, disciplina Letras – Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Tradutora e Intérprete de LIBRAS e Língua Portuguesa.

NATÁLIA ROCHA
Mestre em Educacao e Formacao, na área de desenvolvimento social e cultural, pelo Instituto de educacao da Universidade de Lisboa. Atualmente exerce funções como Técnica Superior em Educação e Formação no Nucleo de Desenvolvimento Acadêmico do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

NOELIA DORMOND
Profesora de Educación Especial (UNaM). Maestranda en Educación, Universidad Nacional de Quilmes (UNQui). Ex Becaria del CEDIT (Comité Ejecutivo de Desarrollo e Innovación Tecnológica). Docente-Investigadora de la UNaM. Integrante del Equipo de los Proyectos de Investigación: El aprendizaje reflexivo y el oficio del alumno en la universidad. Código 16H449; e Inclusión de personas portadoras de discapacidad en la universidad. Código 16H509-PI.

PABLO DANIEL VAIN
Profesor de Educación Física, Certificado de Estudios en Antropología Social, Magíster en Educación, Doctor en Investigación e Innovación Educativa y Post-doctorado por la Universidad de Málaga. Profesor Titular Regular de la Universidad Nacional de Misiones. Investigador del Instituto de Estudios Sociales y Humanos. CONICET-Universidad Nacional de Misiones. Docente de postgrado en diversas universidades argentinas y extranjeras. Director de los Proyectos de Investigación: El aprendizaje reflexivo y el oficio del alumno en la universidad. Código 16H449; e Inclusión de indígenas, personas portadoras de discapacidad, inmigrantes y de los sectores populares en la universidad. Código 16H484. Integrante del Grupo de Trabajo: Estudios Críticos de la Discapacidad (CLACSO). Actualmente se desempeña como Director del Doctorado en Ciencias Humanas y Sociales de la Universidad Nacional de Misiones.

PAULO HUMBERTO PORTO BORGES
Professor Doutor em Educação e docente do Colegiado de Pedagogia da UNIOESTE/Cascavel.

RENATA DE ALMEIDA
Graduada em Letras Língua Portuguesa e em Língua Espanhola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Especialista em Educação do Campo, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua como Ledora/Transcritora no Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais - PEE - Unioeste/ Foz do Iguaçu.

ROMINA HILLEBRAND
Estudiante de la Licenciatura en Antropología Social (UNaM). Ex Becaria del CEDIT (Comité Ejecutivo de Desarrollo e Innovación Tecnológica). Integrante del Equipo de los Proyectos de Investigación: El aprendizaje reflexivo y el oficio del alumno en la universidad. Código 16H449; e Inclusión de personas portadoras de discapacidad en la universidad. Código 16H509-PI.

OSIMAR ESQUINSANI
Doutora em Educação. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Pesquisadora Pq. CNPq.

SERGIO FABIÁN BENÍTEZ
Licenciado en Turismo (UNaM). Especialista en Docencia Universitaria (UNaM). Docente-Investigador de la Universidad Nacional de Misiones. Integrante del Equipo del Proyecto de Investigación: Inclusión de indígenas, personas portadoras de discapacidad, inmigrantes y de los sectores populares en la universidad. Código 16H484.

SHEILA MARQUES DUARTE BASSOLI
Pedagoga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Especialista em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba. Tradutora Interprete de Libras na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Erechim.

SOLANGE TODERO VON ONÇAY
Doutoranda em Antropologia Social pela Universid Nacional de Misiones (UNAM)/AR. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Professora e Diretora de Extensão da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

SONIZE LEPKE
Doutoranda em Educação (UCS). Mestre em Educação (UNIJUÍ). Professora de Libras e Educação Inclusiva na UFFS. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Popular. GRUPEPU. VALTER DE JESUS LEITE
Graduado em Pedagogia da Terra pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Especialista em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV-FIOCRUZ) e Mestre em Educação pela UNIOESTE. Tem experiência na área de Trabalho, Educação, Movimentos Sociais, com ênfase em Organização do Trabalho Pedagógico. Membro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, integra o Coletivo Nacional de educação do MST e atua na Coordenação Política Pedagógica das Escolas Itinerantes do MST Paraná.

VANDERLIZE SIMONE DALGALO
Pedagoga e Bióloga. Mestranda em Educação/UNIOESTE. Técnica em Assuntos Universitário. – Transcritora/ledora-UNIOESTE. Membro do Programa de Educação Especial – PEE da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Cascavel, Paraná, Brasil.

VANICE SCHOSSLER SBARDELOTTO
Pedagoga, Especialista em Fundamentos da Educação, Mestre em Educação e Doutoranda em Geografia, linha de Educação e Ensino de Geografia. Docente do Colegiado do Pedagogia da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão e Assessora Pedagógica da Unioeste, Campus Francisco Beltrão. Membro dos grupos de pesquisa GESFORT – Grupo de Pesquisa em Educação Superior, formação e trabalho docente; GESTE – Grupo de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação e RETLEE – Grupo de Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas.

VERA LUCIA RUIZ RODRIGUES DA SILVA
Pedagoga. Mestre em Educação/Unioeste. Doutoranda em Ciência Sociais/Unisinos. Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade e ambiente: Atores, conflitos e políticas ambientais coordenado pelo professor Dr. Aloisio Ruscheinsky. Membro do PEE – Programa de Educação Especial da UNIOESTE.Bolsista na modalidade de Doutorado-Sanduíche na UNaM, financiado pelo Programa Abdias Nascimento – SECADI/CAPES.

YAMILA NUÑEZ
Licenciada en Antropología Social (UNaM). Maestranda en Antropología Social (UNaM). Becaria Doctoral de Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Doctoranda de la Universidad Nacional de Misiones. Docente-Investigadora de la UNaM. Integrante del Equipo del Proyecto de Investigación: Inclusión de indígenas, personas portadoras de discapacidad, inmigrantes y de los sectores populares en la universidad. Código 16H484.