Capa do livro: EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM PESQUISA

EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM PESQUISA

Autores: Luís Távora Furtado Ribeiro - Marília Duarte Guimarães - Allan Pires Rodrigues - José Antônio Gabriel Neto (Orgs.)

Esse livro reúne em 24 artigos algumas dezenas de pesquisadores que se juntam para compreender a sociedade e a educação brasileira. Os estudos aqui apresentados tratam de tempos mais antigos, ou mais especialmente dos últimos dez anos. Nessa década quando um mundo se acabou em mais uma crise do capitalismo mundial iniciada nos Estados Unidos em 2008. Ela repercutiu na crise da dívida dos países da Europa em 2010 e prossegue até hoje em todo o planeta, especialmente em países como o Brasil. Em nosso caso brasileiro, numa crise política que muitos definem como um peculiar e elitizado golpe de estado em maio de 2016, substituindo o governo eleito por forças conservadoras, muito alinhadas com o que se denomina de mercado, um novo nome do antigo capitalismo selvagem. Nesse livro organizado por Alan Pires, Gabriel Neto, Luís Távora e Marília Guimarães, pesquisadores buscam compreender esse complexo mundo desde seu lugar como educadores. Porque como nos dizia Eric Hobsbawm (1917 – 2012) falando da dupla missão dos historiadores: devemos lembrar o que os outros esquecem; e compreender para explicar os acontecimentos do passado e os mais atuais. Quando os pesquisadores aqui reunidos escrevem sobre o nosso tempo, lembramos de Antônio Gramsci (1891 – 1937) quando ele dizia que “toda história é contemporânea”. Como nos lembram Giordano Bruno, Mohandas Gandhi e Nelson Mandela, porque líderes perseguidos se tornam mais fortes. E que jamais se pode encarcerar uma ideia. 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2411-7
DOI: 10.24824/978854442411.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM PESQUISA

ADRIANA LEITE LIMAVERDE GOMES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1983), Especialista em Psicomotricidade pela Unifor (1991), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará/Faculdade de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino das disciplinas da área de didática, estágio no ensino fundamental, docência no ensino fundamental, projeto pedagógico e práticas curriculares e ensino da língua portuguesa.

ALEXANDRE RODRIGUES DA CONCEIÇÃO
Graduando em Ciências Biológicas-Licenciatura, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e membro do laboratório de práticas pedagógicas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

ALFREDO JIMÉNEZ EGUIZÁBAL
Possui doutorado em Filosofía y Ciencias de la Educación pela Universidad de Salamanca (1983). Atualmente é Catedratico de Universidad da Universidad de Burgos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação.

ALLAN PIRES RODRIGUES
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), na linha História e Memória da Educação (NHIME). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social e graduado em Geografia pela mesma instituição. Professor da educação básica do estado do Ceará.

ANA CLÉA GOMES DE SOUSA
Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará – (UFC). Doutoranda em Educação Brasileira na UFC. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – (IFCE)

ANA LAURA GORTARI DO COUTO
Doutoranda no Programa de Ciências Sociais da Universidade de Salamanca – USAL, Mestre em Antropología de Iberoamérica – Universidad de Salamanca – USAL. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande-MS e Pós-graduação em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT – SP (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal) em parceria com a SPEI-PR.

ANA MARIA MONTE COELHO FROTA
Doutora pela Universidade de São Paulo, com estágio pós-doutoral pela Universidade Federal do Rio Grande Do Norte. Professora titular da Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Economia Doméstica e vinculada à linha de pesquisa: Linguagem, Desenvolvimento e Educação da Criança do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da FACED/UFC.

ANA PAULA MATIAS
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Língua Portuguesa pela UECE. Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestranda em Educação Brasileira- Universidade Federal do Ceará (UFC).

ANA PAULA OLIVEIRA TAHIM
Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Coordenação. Pedagógica – Fa7. Pedagoga – UFC. Pesquisadora auxiliar do Grupo de Pesquisa em Avaliação Educacional (GPAGE)  – UFC/CNPq. Pesquisadora/Bolsista (CAPES/PPGE/UFC).

ANTONIA DE ABREU SOUSA
Doutora em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará; Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR/UFC) e do Núcleo de Pesquisas em Educação Profissional (NUPEP/IFCE); Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

AURILENE ALVES DA FRANÇA
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – PPGEB/UFC, na linha de pesquisa Trabalho e Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Gestão Educacional – GEPPGE/UFC. Professora formadora do projeto Ação Escola da Terra – Formação de Professores de escolas multisseriadas do campo e quilombolas.

BIATRIZ DE SOUZA MONTEIRO
Licenciada em Pedagogia (FaC). Professora do Programa Mais Educação no município de Pacatuba-CE.

CLARICE ZIENTARSKI
Doutora em Educação e professora efetiva, do PPGE-UFC. Doutora em Educação pela UFSM. Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará atuando nos cursos de graduação com a disciplina de Estrutura, Gestão e Política Educacional; professora e pesquisadora da Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Linha de Pesquisa Trabalho e Educação. Orientadora de doutorado e mestrado acadêmico.

CRISTIANE CARVALHO HOLANDA
Pedagoga. Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Assistente VIII da UVA. Mediadora e facilitadora de práticas restaurativas. Atualmente é gestora da Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria do Ceará.

DANIEL VALÉRIO MARTINS
Professor. Doutor em Estudos Latino-americanos pela Universidade de Salamanca, coordenador académico do Máster interuniversitário de Antropologia de Iberoamérica (MAI) da Universidade de Salamanca e presidente da Associação da Comunidade Brasileira em Salamanca (ABS), Mestre em Antropologia de Iberoamérica 2011-2012 e Mestre em Cooperação Internacional 2013-2014.

DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA
Professora Adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutora em Educação (PPGE/UFC). Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE).

DLANE LIMA FROTA
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha Educação, Currículo e Ensino (LECE). Especialista em Psicopedagogia (Unifor) e Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da rede pública municipal de ensino de Fortaleza-CE.

EDSON SILVA SOARES
Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Mestre em Saúde Pública (Uece). Professor efetivo- Classe Assistente Nível I da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Curso de Educação Física do IEFES/UFC.

ELIZABETH MARIA DA SILVA
Doutoranda em Educação pela Universidad de Salamanca- USAL/ Espanha, Mestrado em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco – CAA (2014). Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Globalização e Multiculturalismo – Universidade Federal de Pernambuco (2009). Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade (2004) e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2010).

ERCÍLIA BRAGA DE OLINDA
Doutora em Educação Brasileira com pós-doutorado em Ciência da Religião. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas.

FABIANA MENDONÇA LIMA
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da FACED, vinculada à linha de pesquisa: Linguagem, Desenvolvimento e Educação da Criança. Especialista em Alfabetização de Crianças pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Educação Infantil no Município de Maracanaú. 

FRANCISCA MAURILENE DO CARMO
Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação (PPGE/UFC). Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE).

FRANCISCO HELION PEREIRA OLIVEIRA
Professor da rede Municipal de São Gonçalo do Amarante – CE. Licenciado em Pedagogia (UVA/CE). Licenciado em Letras Português (UFC). Especialista em Psicopedagogia Institucional (UVS). Especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE (FAPSS). Especialista em Orientação e Mobilidade (IFCE).

FRANCISCO ROBERTO BRITO CUNHA
Psicólogo. Mestre em Educação em Saúde. Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professor de Psicologia da Educação da Universidade Regional do Cariri. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas.

GABRIELA LOPES DE SOUSA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Tecnologias e Educação a Distância e Mestranda em Educação Brasileira na mesma universidade. Professora da Rede Pública Municipal de Maracanaú-CE.

HELENA DE ARAÚJO FRERES
Professora Assistente da Faculdade de Educação de Crateús, unidade da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Doutora em Educação (PPGEB/UFC). Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE).

HENRIQUE ANTUNES CUNHA JÚNIOR
Doutor em Engenharia Elétrica pelo Instituto Politécnico de Lorraine, Mestre em História pela Universidade de Nancy. Professor Livre Docente da USP e Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. É membro do Programa de Pós-graduação da FACED (UFC), na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola no Eixo Temático Sociopoética, Cultura e Relações Étnico-Raciais. 

HERMENEGILDO DE OLIVEIRA ARAÚJO
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – PPGEB/UFC, na linha de pesquisa Trabalho e Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Gestão Educacional – GEPPGE/UFC. Professor efetivo de Sociologia da Rede Básica de Educação do Estado do Ceará.

ÍTALA ALMEIDA TIMÓTEO
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Criciúma. É Professora da Educação Básica no município de Maracanaú-CE.

JANAÍNA LUIZA MOREIRA DE CASTRO
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Participa do grupo de estudos LER (Linguagem Escrita Revisitada) e é bolsista CAPES do grupo de pesquisa ARCA (Alfabetização com Recursos abertos de Comunicação Alternativa).

JÉSSICA ARAÚJO DA SILVA
Advogada. Pós-graduanda em Direito Público ESTÁCIO-CE. Mediadora e facilitadora de práticas restaurativas. Pesquisadora do NUDIJUS-UFC, COVIO-UECE e LINCOS-ESTÁCIO. Atualmente é Assessora Técnica na Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria do Ceará.

JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Técnica em Educação na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, Psicopedagogia Clinica e Institucional e Educação Infantil.

JOSÉ ROGÉRIO SANTANA
Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba, na linha de Pesquisa História da Educação. Mestre acadêmico e doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. É professor associado I da Universidade Federal do Ceará no Instituto UFC Virtual. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC (FACED/UFC) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC).

JOSEFA JACKLINE RABELO
Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação (PPGE/UFC). Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE).

JULIANA DE BRITO CYSNE
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da FACED, vinculada à linha de pesquisa: Linguagem, Desenvolvimento e Educação da Criança. Graduação em Psicologia e em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará. Possui Formação em Gestalt-terapia. Possui experiência nas áreas de Psicologia Escolar (Educação Infantil) e Psicologia Clínica

KARISSE RICARTE DE CASTRO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC); Bolsista CAPES; Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO/UECE.

LUÍS TÁVORA FURTADO RIBEIRO
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará-UFC, com Pós-doutorado pela Ecole de Hautes Études en Sciences Sociales/França. Professor Associado IV da UFC. Trabalha nas áreas de Currículo, Formação Docente; História da Educação; Sociologia da Educação; Ética e Ciência Política

LUIZ BOTELHO ALBUQUERQUE
Graduado em Música Composição e Regência pela Universidade de Brasília (1971). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), e Doutor em Sociologia da Educação – University of Iowa (1990). Atualmente é Professor Associado II lotado no Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

MAICONS DONIZETE ANDRADE SILVA
Mestrando em Educação e formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialização em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Member of the Project Management Institute – PMI, Pensilvânia, EUA. Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Professor Associado na Universidade Federal do Ceará.

MARIA ADELLANE LOPES MATIAS 
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR/UFC) e do Núcleo de Pesquisas em Educação Profissional (NUPEP/IFCE). Assistente Social do Instituto Federal do Ceará – Campus Umirim.

MARIA DA CONCEIÇÃO DE CARVALHO VAREJÃO FILHA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Educação Infantil pela Universidade da Cidade de São Paulo, Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco, Pesquisadora em Relações Étnico-Raciais e Questões de Gênero. Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Professora de Educação de Jovens e Adultos e Educação Infantil.

MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA
Professora Assistente I da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eixo Ensino de Ciências. Coordenadora de Área de Biologia junto ao Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Biologia/CAPES/UFAL). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Desenvolvimento, Espaço e Meio Ambiente pela Faculdade ATENEU e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

MARIA DO SOCORRO PIMENTEL DA SILVA
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE),FACED da Universidade Federal do Ceará(UFC), vinculada à linha de pesquisa : Movimentos Sociais, Educação Popular  e Escola no Eixo Temático: Sociopoética, Cultura e Relações Ético-Raciais.Mestre e Especialista em Educação pelo Centro de Educação da UFPB e Psicóloga Escolar/Educacional pelo CCHLA/UFPB.

MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coorde¬nadora do Subprojeto de Educação Física do PIBID na UFC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Saberes em Ação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE-UFC), na Linha de Pesquisa Movimentos So¬ciais, Educação Popular e Escola. Professora Adjunta do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC).

MARIANA CRISTINA ALVES DE ABREU
Graduada em Pedagogia (UECE). Especialista em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Padre Dourado - FACPED. Mestranda em Educação Brasileira na Linha de Avaliação Educacional/UFC. Professora da Rede Municipal de Fortaleza–CE.

MARÍLIA DUARTE GUIMARÃES
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC), na linha Educação, Currículo e Ensino (LECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professora da educação básica.

MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Fe¬deral do Ceará (PPGE-UFC), com bolsa de estudos CNPq. Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

OSTERNE NONATO MAIA FILHO
Licenciado e Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Doutor em Educação pela UFC. Atualmente é professor de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade de Fortaleza. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, linha marxismo e formação do educador, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC.

RACQUEL VALÉRIO MARTINS
Doutora em Educação – Universidad de Salamanca. Doutora em Educação pela USAL – Universidad de Salamanca. Mestre em Antropologia de Iberoamérica pela USAL – Universidad de Salamanca. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (1999); Pós-Graduação na Área Administrativa – Curso de Formação de Profissionais da Área de Gás pela Universidade de Fortaleza (2000). Contabilista (1991). Membro da ABS – Associação da Comunidade Brasileira de Salamanca desde 2013. Professora Conteudista da Faculdade ATENEU, Fortaleza-CE. Membro do IBDH (Instituto Brasileiro de Direitos Humanos) e do IIDH (Instituto Interamericano de Direitos Humanos).

RAIMUNDA ELIANA CORDEIRO BARROSO
Psicóloga. Mestra em Saúde Pública. Doutora e Pós-doutoranda em Educação Brasileira na UFC. Professora do Curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas e vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Memória.

RAQUEL CROSARA MAIA LEITE
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora adjunto 4 da Universidade Federal do Ceará. É uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA).

RENATO ALVES VIEIRA DE MELO
Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade de Salamanca e Doutorando em Educação pela Universidade de Burgos. Mestre em Antropologia pela Universidade de Salamanca (2015). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceara (1985); Pós-graduação latu-sensu pela Fundação Getúlio Vargas-RJ e Unifor na área Contábil. Atualmente é professor de contabilidade da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, pesquisador do Grupo de Investigação de Antropologia e Turismo da UFS/CNPQ.

ROBÉRIO FERREIRA NOBRE
Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC/Eixo: Formação de Professores, Psicopedagogo, Especialista em Gestão Escolar, Práticas Pedagógicas e Educação Infantil. Pedagogo. Professor da Educação Básica na rede municipal de ensino em Campos Sales-CE e Salitre-CE.

SILVIA ELISABETH MORAES
Licenciada em Letras Anglo-Germânicas (UFC), Mestre em Speech Communication (Universidade de Illinois, EUA), Doutora em Educação (UNICAMP), com pós-doutorado na USP (1999-2001). Realizou Estágio Sênior/Capes no Instituto de Educação, Universidade de Londres (2013-2014) com pesquisa sobre cidadania global. Atualmente é Professora da pós-graduação da FACED/UFC e estuda o tema cidadania planetária sob a ótica da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade.

SUMARA FROTA DO NASCIMENTO
Mestranda em Educação Brasileira (UFC). Especialista em Orientação e Mobilidade (IFCE). Especialista em Políticas Públicas e Seguridade social (FaC). Graduada em Serviço Social (FaC). Pesquisadora/Bolsista (CAPES/PPGE/UFC).

THIAGO CESAR MARTINS DO NASCIMENTO
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integra a mesa diretora do Instituto Social para o Desenvolvimento de Potencialidades (IDEP Social).

TULIO CÍCERO CRUZ
Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade 7 de Setembro (2010). Atualmente é professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú e da Faculdade Ateneu.

VALDEMARIN COELHO GOMES
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Graduado em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Departamento de Fundamentos da Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação). Pesquisador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO/UECE

VANESSA PINTO RODRIGUES FARIAS
Mestre em Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa História e Educação Comparada, no Eixo de Instituições, Ciências e Práticas Educativas. Bolsista Funcap. Graduada em Letras Português/Espanhol na mesma universidade.