Capa do livro: CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO COTIDIANO DAS RELAÇÕES: <br>uma proposta metodológica

CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO COTIDIANO DAS RELAÇÕES:
uma proposta metodológica

Autores: Maria Osanette de Medeiros - Norma Lucia Neris de Queiroz - Maria de Lourdes Fioravante (Orgs.)

As ideias trazidas para esta obra tiveram origem na pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Essa investigação deu-se pela busca de um referencial teórico-metodológico que possibilitasse a construção/reconstrução do currículo. O principal ponto dessa investigação foi a articulação do quê e do como da educação, a partir da teia, envolvendo as relações pessoais, sociais e ambientais que se tecem no cotidiano escolar. O processo dessa construção abriu caminhos para o redimensionamento das relações em âmbito interno da escola, criando uma estrutura organizacional condizente que possibilitou a participação de todos os envolvidos em um projeto coletivo, no qual o currículo tornou-se o núcleo. Ressaltamos que o desejo de querer mudar presente no discurso do grupo da escola não foi suficiente para a realização de todas as mudanças almejadas naquele momento, visto que suas práticas pedagógicas estavam permeadas pelo discurso hegemônico da ideologia dominante. Entretanto, o desafio foi lançado e o grupo iniciou o processo de mudanças como, por exemplo: o espaço da coordenação pedagógica abriu-se para momentos estudos e da própria pesquisa com planejamento das ações da escola coletivamente; alguns professores retomaram seus projetos pedagógicos com mais interesse e ao mesmo tempo inflenciaram a participação de outros colegas; os estudantes conquistaram espaços com mais vozes e com direito de se manifestarem e interferirem no redimensionamento do currículo; os estudantes se diziam mais felizes com nova proposta e passaram a se interessar mais pelo processo de aprendizagem formal; presenciamos uma maior aproximação das(os) mães/pais da escola; os servidores se envolverem mais com a escola  e sentindo-se pertencente a ela.

Impresso
de R$ 37,08 por
R$ 32,28
Digital
de R$ 37,08 por
R$ 25,96

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2363-9
DOI: 10.24824/978854442363.9
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 92
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NO COTIDIANO DAS RELAÇÕES: <br>uma proposta metodológica
NORMA LUCIA NERIS DE QUEIROZ
Doutora em Psicologia (IP - UnB). Mestre em Educação (FE- UnB). Graduada em Pedagogia (FE) e Letras (IL), ambas realizadas na Universidade de Brasília. Orientadora Educacional e Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Docente no curso de graduação de Pedagogia a distância (UAB/UnB) e da Coordenadora do Curso de Educação Infantil (CEAM/NEAL/CForm-UnB/MEC/SEEDF). Pesquisadora nas áreas de alfabetização/letramento infantil, formação de leitores e escritores no ensino fundamental e da Rede de pesquisadores sobre professores (REDECENTRO) junto com sete universidades da região Centro Oeste.

MARIA DE LOURDES FIORAVANTE
Mestra em Educação pela Fundação Getúlio Vargas. Graduada em Pedagogia pela UFMG. Professora aposentada da educação básica da rede pública de Minas Gerais. Professora na educação superior. Atualmente desenvolve experiências com crianças que apresentam dificuldade de leitura e escrita, utilizando os recursos do Yoga Integral de Sri Aurobindo, por meio do Projeto MELP Método Livre Progresso.