Capa do livro: POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E QUALIDADE: <br>diálogos sobre o Pisa

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E QUALIDADE:
diálogos sobre o Pisa

Autores: Maria Isabel Ramalho Ortigão (Org.)

Não é de hoje que muito se discute sobre os vínculos entre currículo e avaliação. Mas nos tempos atuais, com o incremento mundial dos processos de avaliação em larga escala centrados nos resultados e das propostas centralizadas de currículo com metas para a avaliação, tais vínculos se mostram talvez mais significativos. Torna-se quase senso comum o entendimento de que o currículo deve ser expresso como um conjunto de metas de aprendizagem e descritores de conteúdos que orientem o processo avaliativo centralizado, na suposição de que, caso tais metas sejam cumpridas, é possível garantir a qualidade da educação. Redes políticas são construídas por articulação de demandas em torno das metas de aprendizagem, da busca de resultados educacionais, mas também para a elaboração de livros didáticos e organização de sistemas de formação inicial e continuada de professores, muitas vezes na esfera privada, voltados para a instituição de uma lógica de quase-mercado na educação. Também muito tem sido escrito sobre a falácia de tal interpretação sobre a qualidade, que tanto reduz a educação ao ensino, quanto reduz o currículo a descritores e conteúdos e a avaliação ao exame. Mas muito há para ser feito nesse campo.
Mostra-se, portanto, altamente significativo um livro que teoriza sobre a avaliação na sua relação com a teoria curricular e que apresenta resultados de pesquisa sobre um exame em larga escala tão importante quanto o PISA. Este livro – Políticas de Avaliação Currículo e Qualidade: Diálogos sobre o PISA – é assim uma contribuição fundamental para entendermos o significado do PISA e seus impactos na produção curricular, mas, sobretudo, para a produção de outros discursos capazes de questionar as políticas curriculares atuais.
Alice Casimiro Lopes

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2369-1
DOI: 10.24824/978854442369.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 268
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E QUALIDADE: <br>diálogos sobre o Pisa
MARIA ISABEL RAMALHO ORTIGÃO
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd). Procientista Faperj/Uerj e pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj). É coordenadora do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática, vinculado à linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura (http://www.proped.pro.br/). Suas pesquisas e publicações têm foco na avaliação da educação e na avaliação da aprendizagem em matemática.