Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: <br>pesquisas e reflexões pertinentes

FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
pesquisas e reflexões pertinentes

Autores: Adriana Salete Loss (Org.)

Pensar e reconstruir o cenário da formação de professores, principalmente para o contexto brasileiro, pressupõe uma proposta de inversão do pensamento ocidental que preconiza a tríade teoria-prática-teoria, para a dinâmica da práxis freireana da prática-teoria-prática (leitura de mundo – construção da teoria – reconstrução e recriação da prática). Nesse sentido, o currículo formativo da profissão docente necessita ultrapassar o campo da disciplinaridade, do pragmático, do etnocêntrico e do antipolítico para uma proposta de formação com ênfase na dimensão inter e transdisciplinar, na dialética entre teoria e prática, no respeito pela interculturalidade, no ato político da educação, do ensinar e aprender, no compromisso ético com às questões sociais e ambientais e na presença da tecnologia para aproximar saberes e fazeres.
A obra “Formação de professores: pesquisas e reflexões pertinentes”  propõe-se à reflexão acerca dos desafios da formação inicial e continuada de professores no que tange ao religamento entre Universidade-Profissão-Escola e à diversificação  de propostas e das práticas de formação.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2399-8
DOI: 10.24824/978854442399.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: <br>pesquisas e reflexões pertinentes

ADRIANA SALETE LOSS
Pós-Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim. Coordenadora do Grupo de Estudo da Cátedra do Oprimido da Universitas Paulo Freire na UFFS. Coordenadora do grupo de Pesquisa “Educação Popular na Universidade” – GRUPEPU, certificado pelo CNPq desde 2012. Coordenadora do grupo de pesquisa “Educação Emocional” – GRUPEE, certificado pelo CNPq a partir de 2016.

CAMILA CHIODI AGOSTINI
Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Erechim/RS. Bacharel em Direito, Especialista em Direito Público, Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, Passo Fundo/RS. Servidora Pública Federal da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo/RS.

CARMEN CAVACO
Doutorada em Ciências da Educação/Formação de Adultos, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Professora e investigadora na Universidade de Lisboa desde 1999, na área da formação de adultos. Tem investigação nos domínios da formação experiencial, da educação não formal, das políticas públicas de educação e formação de adultos pouco escolarizados e de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais. Temáticas em que tem livros e artigos publicados em Portugal e no estrangeiro.

DALILA LINO
Doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. É especialista em Pedagogia e Supervisão em Educação de Infância. Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. É Vice Presidente do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) e é membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

EDINA DAYANE DE LARA BUENO
Doutoranda e Mestre em Educação pela PUCPR, na linha de pesquisa de história e política de educação. Participa do grupo de pesquisa Políticas, Formação de professor e Representações Sociais (POFORS), coordenado pela professora doutora Romilda Teodora Ens, vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Socais e Subjetividade e Educação (CIERS – ed) da Fundação Carlos Chaga/FCC e a Cátedra da UNESCO sobre Profissionalização Docente. Participa do grupo de pesquisa Bioética e educação, na linha de pesquisa Bioética ciência e sociedade. Graduada em Pedagogia na PUCPR em 2015, ao longo dos 4 anos de graduação realizou pesquisas de iniciação científica como bolsista do CNPQ em 2013 e 2014. Atua como Orientadora Educacional na UNINTER.

FABIANE LOPES DE OLIVEIRA
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR em cursos de Licenciatura e Pedagogia. Professora na mesma Instituição de cursos de Pós-Graduação-Especialização. Professora Substituta da Universidade Federal do Paraná – UFPR no curso de Pedagogia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Paradigmas e Formação de Professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

FLÁVIA BURDZINSKI DE SOUZA
Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Erechim. Pedagoga, Especialista em Ensino pela Pesquisa e Aprendizagem por projetos, Mestra em Educação nas Ciências. Orientadora e supervisora de estágios.

JACQUES DE LIMA FERREIRA
Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor da Universidade Positivo na Graduação e Pós-Graduação (UP). Integrante do Grupo de Pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

JAQUELINE SALANEK DE OLIVEIRA NAGEL
Doutoranda e Mestre em Educação pela PUCPR, na linha História e Políticas da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas/FCC e à Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente coordenado pela professora doutora Romilda Teodora Ens. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Especialista em Educação infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e em Gestão e Educação Ambiental pela SPEI (2012). Atualmente é Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, atuando no Departamento de Ensino Fundamental, DEF, na gerência de Gestão Escolar.

LIDIANNE LAIZI RADOMSKI
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim. Integrante do Grupo de Estudos em Alfabetização do Município de Erechim (GEAME).

MARIA CRISTINA CRISTO PARENTE
Licenciada em Psicologia, especialista em Psicopedagogia e doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Professora auxiliar no Instituto de Educação na Universidade do Minho e diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

MARIA DE FÁTIMA CERQUEIRA MARTINS VIEIRA
Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e doutorada em Estudos da Criança, área de especialização em Metodologia e Supervisão em Educação de Infância pela Universidade do Minho. É Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão do Instituto de Educação da Universidade do Minho. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

MARILDA APARECIDA BEHRENS
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

MARTA MATEUS DE ALMEIDA
Doutora em Educação na área de especialização de Formação de Professores, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde desenvolve a sua atividade como docente. Tem realizado investigação na área do desenvolvimento profissional docente e no desenvolvimento organizacional, nomeadamente no ensino superior. É consultora no âmbito de programas do Ministério da Educação e formadora ao nível da formação contínua de professores.

ROMILDA TEODORA ENS
Doutora em Educação pela PUC-SP. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas. Lidera o grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) na PUCPR, que integra a Cádetra da UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, Subjetividade e Educação da Fundação Carlos Chagas). Atua e desenvolve pesquisas em políticas educacionais, formação de professores, profissionalização docente e representações sociais.