Capa do livro: EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: <br>perspectivas e desafios

EDUCAÇÃO E FILOSOFIA:
perspectivas e desafios

Autores: Eduardo Ferreira Chagas - Danielle Rodrigues de Oliveira - Munique de Souza Freitas - Natália Ayres (Orgs.)

Esta coletânea de textos surgiu no âmbito da disciplina de Correntes Modernas da Filosofia da Ciência, componente curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, que reuniu mestrandos, doutorandos, doutores e professores doutores de diferentes linhas de pesquisa, bem como ouvintes, o que representou uma diversidade de temas e referenciais teóricos. O objetivo pretendido é contribuir com reflexões acerca da Educação e da Filosofia sob diferentes perspectivas e desafios. A primeira parte do livro é formada por artigos que abordam questões sobre a Filosofia das Ciências, Técnica e Educação. A segunda parte do livro reúne capítulos que tomam como eixo de discussão o método dialético. A terceira e última parte do livro traz contribuições diversas no âmbito do conhecimento e da formação. Esperamos que este livro possa provocar profícuas reflexões acerca das diferentes temáticas aqui desenvolvidas.

Impresso
de R$ 69,48 por
R$ 61,08
Digital
de R$ 69,48 por
R$ 48,64

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2300-4
DOI: 10.24824/978854442300.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: <br>perspectivas e desafios

ANDERSON DOS ANJOS PEREIRA PENA
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Campus Formosa.

ANTONIA LIS DE MARIA MARTINS TORRES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC), atuando em projetos de ensino e extensão desde 2009, professora adjunta vinculada ao Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFC com atuação na área de educação a distância e tecnologias digitais.

ANTONIO BRAZ TEIXEIRA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC.

ASSIS DANIEL GOMES
Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em História Contemporânea pela FJN, graduado em História pela URCA e em Filosofia pela Faculdade entre rios do Piauí. Doutorando em História pela Universidade Federal do Ceará e professor do departamento de História da UECE-FECLESC.

CLARICE ZIENTARSKI
Professora Doutora do Departamento de Fundamentos da Educação FACED – UFC

CRISTIANE MARIA OLIVEIRA MENDONÇA
Graduada e Mestre em Administração/UFC.

DANIELLE RODRIGUES DE OLIVEIRA
Doutoranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC, mestra em Educação Brasileira (2017) e graduada em História (2014) pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Pesquisas em Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE/UFC).

EDUARDO FERREIRA CHAGAS
Doutor em Filosofia pela Universität von Kassel. Professor Associado do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Grupo de Estudos Marxistas (GEM – UFC/CNPq) e orientador do Programa Jovens Talentos/CNPQ. Atualmente, é Pesquisador Bolsista Produtividade do CNPq e dedica suas pesquisas ao estudo da filosofia política, da filosofia de Hegel, do idealismo alemão e de seus críticos Feuerbach, Marx, Adorno e Habermas.

ELENILCE GOMES DE OLIVEIRA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

EMMANUEL ALVES CARNEIRO
Graduação em educação física (2006), FIC. Especialista em educação física escolar (2008), FFB. Arte educação e cultura popular brasileira (2011), Darcy Ribeiro. Mestre em ciências da educação (2011), Universidade Americana UA. Mestre em tecnologia e gestão ambiental pelo IFCE. Professor Titular do IFCE. Doutorando em educação pela UFC.

FÁTIMA MARIA NOBRE LOPES
Doutora em Educação (UFC), mestra em Filosofia (UFPB) e graduada em Filosofia (UECE) e em Serviço Social (UECE). Professora de Filosofia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da FACED/UFC e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado Profissional – PRO-FILO) do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC. Líder do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana, certificado pelo CNPq, e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Filosofia (GEPEFI). É ainda membro pesquisador do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR).

FELIPE AZEVEDO DO NASCIMENTO
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Estácio do Ceará.

FRANCISCO JOSÉ AGUIAR COSTA JÚNIOR
outorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará e economista da Universidade Federal do Ceará- UFC.

GISAFRAN NAZARENO MOTA JUCÁ
Pós-Doutor em História Urbana (UFRS). Doutor em História Social (USP). Mestre em História (UFPE).  Graduado em História (UECE). Professor Titular da UECE e Professor Colaborador do PPGE/UFC na Linha de História e Educação Comparada.

HERMESON CLAUDIO MENDONÇA MENEZES
Graduado em História/UFC e Mestrando em Educação/UFC.

JARLES LOPES DE MEDEIROS
Doutorando em Educação (PPGE/UFC). Mestre em Educação (PPGE/UFC). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FALC). Graduado em Pedagogia (UECE) e Licenciado em Língua Portuguesa (FGF). Professor vinculado à Secretaria da Educação (SEDUC/CE).

JOHN KARLEY DE SOUSA AQUINO
Doutorando em Filosofia pelo programa de pós-graduação em filosofia da UFC. Professor EBTT do IFCE/Campus Itapipoca. Membro do GP Marcuse (UECE), Dialética e Teoria Crítica (UECE) e Grupo de Estudos marxistas (GEM-UFC).

JOSÉ AIRTON DE OLIVEIRA FAUSTINO
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), cursando Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor da Educação Básica da Secretaria do Estado do Ceará.

JULIANO CORDEIRO DA COSTA OLIVEIRA
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Doutorado Sanduíche pela Ludwig-Maximilian-Universität (LMU), em Munique, Alemanha. Pós-Doutorando pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Bolsista Capes.  

LARA MENESES SALDANHA NEPOMUCENO
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

MAICON DONIZETE ANDRADE SILVA
Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), formado em Pedagogia pela UFC, em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

MANOEL JARBAS VASCONCELOS CARVALHO
Doutor em Educação com ênfase em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Ética e Filosofia Política e Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará.

MARIA ARTEMIS RIBEIRO MARTINS
Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pedagoga (UECE), Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (UNI7) e colaboradora do Grupo de Estudos Marxistas (GEM – UFC/CNPq).

MILÍNIA STEPHANIE NOGUEIRA BARBOSA FELÍCIO
Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011), possui mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é professora da Educação Básica da Secretaria do Estado do Ceará e membro do Laboratório de Pesquisas Multimeios.

MUNIQUE DE SOUZA FREITAS
Doutoranda em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará - UFC, mestra em Educação Brasileira pela mesma universidade, especialista em Assessoria de Comunicação pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR, graduada em Comunicação Social- Jornalismo pela Faculdade Estácio do Ceará- FIC.

NATÁLIA AYRES
Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

OSTERNE NONATO MAIA FILHO
Licenciado e Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Doutor em Educação pela UFC. Atualmente é professor de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade de Fortaleza. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, linha marxismo e formação do educador, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC, atuando na linha de pesquisa marxismo, educação e luta de classes.

PAULO ÉRICO PONTES CARDOSO
Mestrando em Educação da Linha Trabalho e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

PAULO HENRIQUE RODRIGUES VIANA
Graduado em Educação Física – FATENE. Especialista em fisiologia do Exercício e prescrição de treinamento – FVJ. Mestre em saúde coletiva. Universidade Americana - UA

PERLA ALMEIDA RODRIGUES FREIRE
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC.

RICARDO DINIZ SOUZA E SILVA
raduado em Física (UFC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA-UFC). Doutorando em Educação (UFC). Professor efetivo vinculado à Seduc/CE e à Secretaria Municipal da Educação de Horizonte - CE.

TELMANO RODRIGUES SAMPAIO
Professor da Educação Básica do Município de Fortaleza. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará; Mestrando em Educação pela Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

THIAGO CHAVES SABINO
Graduado em Física e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED-UFC).

UBALDO TONAR TEIXEIRA GÓES
Licenciado em Matemática (UECE). Engenheiro Civil (UFC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA-UFC). Doutorando em Educação (UFC). Professor efetivo de Ciências e Matemática das redes públicas municipal de Fortaleza (desde 2001) e estadual cearense (desde 1993).

VALDÍSIO VIEIRA DA SILVA
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará - UFC.