Capa do livro: CULTURA E SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: <br>estudos contemporâneos

CULTURA E SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA:
estudos contemporâneos

Autores: Teresa Cristina Rego (Org.)

Este livro oferece uma boa oportunidade para o conhecimento das perspectivas adotadas por um grupo de dez pesquisadores contemporâneos, que têm ajudado a renovar o debate acerca da infância nas últimas décadas. O volume tem o propósito de difundir – para o público acadêmico, para profissionais ligados direta ou indiretamente à educação e para interessados em geral – aquilo que de melhor vem sendo produzido nas universidades e centros de pesquisa de diversas regiões do mundo.
    Os ensaios reunidos nesta obra foram elaborados por alguns dos principais especialistas nacionais (a maior parte docentes de destacadas universidades do país) nos estudos da infância e que se dispuseram a escrever textos densos e, ao mesmo tempo, acessíveis a leitores de diversos perfis.

Impresso
de R$ 52,33 por
R$ 40,25
Digital
de R$ 51,48 por
R$ 30,19

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2409-4
DOI: 10.24824/978854442409.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CULTURA E SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: <br>estudos contemporâneos

ADRIANA ALVES SILVA
Doutoranda do Gepedisc Culturas Infantis - Grupo de Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural, da Faculdade de Educação da Unicamp, ex-professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Campinas. De Janeiro a dezembro de 2012 realiza o estágio de doutorado sanduiche CNPq/Capes na Università degli Studi Milano Bicocca, na Itália.

ANA CRISTINA COLL DELGADO
Professora da graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da UFPEL (RS) e coordena o grupo de pesquisa Crianças, infâncias e culturas (CIC). Organizou com Maria Carmen Barbosa o livro: A Infância no Ensino Fundamental de Nove Anos (Penso, 2012). É autora de outros capítulos de livros e artigos sobre estudos da infância e pesquisas com crianças.

ANA LÚCIA GOULART DE FARIA
Professora doutora na Faculdade de Educação da Unicamp, coordenadora do GEPEDISC Culturas Infantis – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural, membro do corpo docente da Università degli Studi di Milano Bicocca, Itália.

ANA MARIA ALMEIDA CARVALHO
Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Co-organizou, entre outras obras, Brincadeira e Cultura: Viajando pelo Brasil que Brinca (Casa do Psicólogo, 2003) e Infância e Educação Infantil (Psicologia USP, 2009).

ANETE ABRAMOWICZ
ocióloga, doutora em Educação, professora da Universidade Federal de São Carlos. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris Descartes, em 2009/2010 sob a supervisão de Régine Sirota. Bolsista Produtividade do CNPq. É autora e coautora de livros, entre outros: Afirmando Diferenças: Montando o Quebra-Cabeça da Diversidade na Escola (Papirus, 2005), A Reconfiguração da Escola: entre a Negação e a Afirmação de Direitos (Papirus, 2009).

ANGELA MEYER BORBA
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora associada da Faculdade de Educação da UFF, atuando principalmente na área da Sociologia da Infância e da Educação Infantil. Escreveu, entre outras obras, “Une Cour de l´École au Brésil: Lieu de l´Imaginaire Enfantin” (Autrement, 2009) e “A Participação Social das Crianças nos Grupos de Brincadeiras: Elementos para a Compreensão das Culturas da Infância (Educação em Foco, 2009).

FERNANDA MÜLLER
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Organizou a coletânea Infância em Perspectiva: Políticas, Pesquisas e Instituições (Cortez, 2010) e publicou recentemente “Infância e Cidade: Porto Alegre através das Lentes das Crianças” (Educação & Realidade, 2012).

FLÁVIA SCHILLING
Doutora em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e livre-docente pela Faculdade de Educação. É professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Escreveu, entre outras obras, Educação e Direitos Humanos: Outras Palavras, Outras Práticas (Cortez, 2011) e “Educação em Direitos Humanos: Reflexões sobre o Poder, a Violência e a Autoridade na Escola” (Universitas Psychologica, 2008).

JADER JANER MOREIRA LOPES
Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e fez pós-doutorado na Siegen Universität, Alemanha. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Escreveu, entre outras obras, O Ser e Estar no Mundo: a Criança e sua Experiência Espacial (Rovelle, 2009) e “Geografia da Infância: Territorialidades Infantis” (Currículo sem Fronteiras, 2006).

MARIA CLOTILDE ROSSETTI FERREIRA
Professora Emérita do Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto) e membro do Cindedi (Centro de Investigação sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP.

MARIA LETÍCIA BARROS PEDROSO NASCIMENTO
Professora da graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). É pedagoga, mestre e doutora em Educação pela USP. Coordena o Grupo de Estudos sobre Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI).

TATIANA NORONHA DE SOUZA
Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Jaboticabal) e membro do Cindedi (Centro de Investigação sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP.

TERESA CRISTINA REGO
Professora Livre Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP, Doutora em Educação pela USP, pós-Doutora pela Universidad Autónoma de Madrid, e pela Sorbonne- Université Paris Descartes. É também bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPQ (desde 2009). É autora e organizadora de várias publicações, dentre elas, Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação (Vozes, 2014, 25a. edição), Memórias de escola: cultura escolar e constituição de singularidades (Vozes, 2003), Psicologia, Educação e as temáticas da vida cotidiana (Moderna, 2008, 3a. edição), Coleção Pedagogia Contemporânea (Vozes e Segmento, 2011), da Série Educadores Brasileiros (Segmento 2011) e da Coleção História da Pedagogia (2012).

TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO
Professora titular da Faculdade de Educação da USP. Também é pós-doutora em Educação pela Universidade Paris 13. Escreveu, entre outras obras, Jogos Infantis (Vozes, 2012) e Jogo, Brinquedo, Brincadeira e Educação (Cortez, 2011).

WALTER OMAR KOHAN
Professor titular de filosofia da educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e investigador do CNPq e da Faperj. Escreveu Sócrates e a Educação (Autêntica, 2011) e Filosofía y Educación. La Infancia y la Política como Pretextos (Fundarte, 2011), entre outros livros.