Capa do livro: PESQUISANDO A INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS:<br>um trajeto

PESQUISANDO A INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS:
um trajeto

Autores: Hildete Pereira dos Anjos (org.)

livro impresso
de R$ 57,66 por
livro digital
de R$ 57,66 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro enfoca a questão da inclusão escolar das pessoas em situação de deficiência, a partir da produção acadêmica do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial (GEP/NEES), da Universidade Federal do Pará, Campus de Marabá. Envolvendo graduandos, professores da rede pública, pesquisadores de diversas áreas, alunos do ensino médio, a atuação do grupo pretende articular ensino, pesquisa e extensão na tarefa de produzir conhecimento por dentro da ação pedagógica (seja no ensino médio, seja no ensino superior) que tem relação com as questões da inclusão.. Os textos trazem a problemática gerada pela inserção dos alunos em situação de deficiência na escola comum (da educação inicial á Universidade), enfocando expectativas, angústias, processos formativos, construção de ferramentas pedagógicas para a ampliação do acesso e permanência, questionamentos ao suporte legal do processo inclusivo, aspectos discursivos, entre outras. A maioria dos textos evidencia estudos e intervenções realizados no âmbito local, mas o livro traz também textos de pesquisadoras mais experientes que têm dado suporte á experiência local, evidenciando o diálogo com a produção regional e nacional na construção e reconstrução das leituras acerca da inclusão escolar. Privilegiando, do ponto de vista metodológico, o olhar e o discurso de professores e gestores acerca da inclusão escolar, os textos trazem ainda as percepções do próprio alunado em situação de deficiência, em seu empenho de superar as barreiras que os separam do ensino superior, em ações que envolvem atores diversos do processo educativo e que propiciam novos elementos ao debate.. Ao trazer essas muitas vozes para o diálogo, coloca-se de novos ângulos questões já muito debatidas mas pouco resolvidas, propiciando novas possibilidades de compreensão e de intervenção nas situações educativas (ocorram elas na escola básica ou na Universidade, no ensino sistemático ou  nas relações cotidianas).

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-185-9
DOI: 10.24824/978858042185.9
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PESQUISANDO A INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS:<br>um trajeto

Autores

Beneilde de Fátima Chagas Teixeira

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto de Educação em Ciências e Matemática (IEMCI)/UFPA.


Emmanuele Pereira de Andrade

Graduada em Pedagogia, bolsista do Programa de Auxilio à Instalação do Professor Recém-Doutor (PARD/UFPA), nos anos de 2007 e 2008.


Enicéia Gonçalves Mendes

Doutora em Psicologia pelo IP-USP. Pós-doutora por Paris V – Sorbonne. Coordenadora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (UFSCAR).

 

Eráclito de Souza Argôlo

Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Líder do Grupo de Estudos em Automação de Negócios – GEAN - Faculdade de Computação Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

Francisco Pinheiro de Carvalho

Graduando em Sistemas de Informação. Bolsista do Grupo de Estudos em Automação de Negócios – GEAN - Faculdade de Computação Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

Greicy Kelly Maciel da Silva

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará Bolsista do Programa de Extensão do Núcleo de Educação Especial e Núcleo de Acessibilidade da UFPA/Marabá (2008).

 

Hildete Pereira dos Anjos

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Docente da Faculdade de Educação do Campus de Marabá, Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial (GEP/NEES).

 

Ingrid Fernandes Gomes Pereira

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará.Voluntária no Pré-vestibular popular para alunos surdos (NEES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial (GEP/NEES).


Ivanilde Apoluceno de Oliveira

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Coordenadora da Rede Educação Inclusiva na Amazônia Paraense.

 

Kátia Regina da Silva

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília, professora da Faculdade de Matemática do Campus de Marabá (FAMAT), Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial (GEP/NEES).

 

Louriana Sayma Souza Santos

Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Pará. Bolsista do Programa de Extensão do Núcleo de Educação Especial e Núcleo de Acessibilidade da UFPA/Marabá (2008).


Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, pedagoga. . Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial (GEP/NEES).

 

Luciana Barbosa de Melo

Graduada em Pedagogia e Especialista em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual do Pará. Professora da Faculdade de Educação/Campus de Marabá, da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial (GEP/NEES).

 

Marcelo Almeida Araújo

Mestrando em Educação, professor da rede privada. Voluntário no Programa de Extensão do Núcleo de Educação Especial e de Acessibilidade. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial (GEP/NEES).

 

Mirian Rosa Pereira

Graduada em Pedagogia, bolsista do Programa de Auxilio à Instalação do Professor Recém-Doutor (PARD/UFPA), nos anos de 2007 e 2008. . Responsável pelo Núcleo de Educação Inclusiva da Universidade Estadual do Pará, Campus de Marabá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial (GEP/NEES).

 

Patrícia Silva das Chagas

Bolsista do Programa de Extensão do Núcleo de Educação Especial e Núcleo de Acessibilidade do Campus de Marabá, da Universidade Federal do Pará.


Rejane Cleide Medeiros de Almeida

Mestra em Educação pela Universidade Católica de Goiás e professora da Universidade Federal do Tocantins.


Tadeu Oliver Gonçalves

Doutor em Educação Matemática, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação em Ciências e Matemática (IEMCI) da Universidade Federal do Pará.


Werventon dos Santos Miranda

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação em Ciências e Matemática (IEMCI) da Universidade Federal do Pará.