Autores: Joel Peixoto Filho
A abertura de polos de apoio presencial é o meio pelo qual as Instituições de Ensino ofertam cursos na modalidade EaD, no entanto, a decisão sobre onde abri-los é o primeiro desafio. Alguns critérios relevantes que devem ser considerados neste processo decisório são de conhecimento de muitas instituições e gestores, como dados populacionais, econômicos ou concorrecionais, entretanto, reunir estes critérios (dados e informações) em um único modelo decisório é um segundo desafio. Como Planejar a Abertura de Polos EaD – Um Enfoque Multicritério é o resultado de uma pesquisa inovadora que pretende oferecer uma solução para estes dois desafios. Este estudo apresenta os critérios mais relevantes que devem ser levados em consideração para a prospecção de municípios visando a abertura de novos pólos para a oferta de cursos EaD, no entanto, o sucesso desta metodologia só foi possível a partir da utilização de técnicas de Auxílio Multicritério a Decisão (AMD), mais especificamente o método AHP (Analytic Hierarchy Process). A utilização desta metodologia possibilitou a criação de um modelo consistente e confiável que aponta, dentre um conjunto de opções (municípios), qual é a mais adequada para a abertura de um Polo, e ao mesmo tempo flexível, podendo adaptar-se à realidade de cada Instituição através da inclusão de seus próprios critérios a partir da visão de especialistas em EaD. O novo Marco Regulatório da EaD que ao mesmo tempo flexibilizou e propiciou um ambiente favorável para a expansão da EaD no Brasil, impôs também, desafios inerentes à qualidade, assim, os gestores necessitarão cada vez mais de metodologias eficazes para subsidiar os processos decisórios em EaD. Como Planejar a Abertura de Polos EaD – Um Enfoque Multicritério certamente é uma destas metodologias!
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2306-6
DOI: 10.24824/978854442306.6
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 96
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
JOEL PEIXOTO FILHO
Trabalha no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muria é onde atua como docente no curso de graduação em Administração e no curso técnico em Eletromecânica. Possui experiência na área de Consultoria de Projetos e em Educação à Distância. Na Educação a Distância atuou como Coordenador Adjunto da Rede e-Tec Brasil do IF Sudeste MG - Campus Muriaé entre 2012 e 2014 e Coordenador Financeiro do Cead/Muriaé entre 2014 e 2017. É graduado em Administração (UFJF), Licenciado em Matemática (UNIFRAN), Mestre em Engenharia de Produção (UCAM) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu / UNIRIO. Participante do Núcleo de Pesquisa de Linguagens e Mídia (Educação, Discurso e Mídia).