Capa do livro: A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM CRECHE: <br>narrativas autobiográficas

A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM CRECHE:
narrativas autobiográficas

Autores: Héllen Thaís dos Santos

Esta investigação recolhe, valoriza e interpreta diferentes vozes de educadoras de creche. Nela se fundem/entrecruzam as narrativas destas educadoras e as narrativas da investigadora tendo em vista a compreensão dos aspectos contextuais, específicos e complexos dos processos educativos e dos seus comportamentos e decisões. Estas narrativas permitem aceder ao seu conhecimento professional e atribuir sentido às suas experiências através da análise das suas próprias palavras.
Trata-se de uma investigação que valoriza e explora as dimensões pessoais das educadoras, ou seja, os seus afetos, sentimentos e percursos de vida, permitindo aceder à complexidade das interpretações que estas fazem das suas vivências, das suas ações, dos seus sucessos e insucessos e dos problemas, desafios e dilemas com os quais são confrontadas durante o exercício da sua profissão.
Através da leitura e análise destas narrativas os leitores têm oportunidade de refletir sobre os processos de aprendizagem, os impactos de determinadas experiências educativas, os problemas e as dificuldades que as educadoras enfrentam ao longo da sua carreira, as estratégias que utilizam na tentativa de os superar e as suas perspectivas sobre a educação de infância.
Acredito que as narrativas destes educadores experientes constituem uma fonte poderosa de inspiração e conhecimento, estimulando os educadores-leitores a refletirem profundamente sobre as suas vidas e a sua profissão. A utilização criteriosa destas narrativas em contextos de formação inicial e contínua poderá ser extremamente eficaz na discussão e no reexame das suas perspectivas acerca da educação.
Parabéns à Héllen Thaís dos Santos por este trabalho tão interessante!

Pedro Reis
Instituto der Educação da Universidade de Lisboa

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1869-7
DOI: 10.24824/978854441869.7
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM CRECHE: <br>narrativas autobiográficas
HÉLLEN THAÍS DOS SANTOS
Doutoranda (início em 2014) e Mestre (2013) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP-FCT, Câmpus de Presidente Prudente. Especialista em Educação Infantil (2010) pela UNESP-FCT. Graduada em Pedagogia (2006) pela UNESP-FCT. Possui, também, Habilitação no Magistério para Educação Infantil (2007) pela UNESP-FCT. Graduada em Letras (2004) pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Habilitada no Magistério em Nível Médio – CEFAM (2002). Atuou como professora de Educação Infantil na Rede Privada de Ensino (2003-2008) e, também, na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente (2009-2011). Atuou como vice-diretora de escola (2009); como professora titular de cargo efetivo, PEB I, pelo Governo do Estado de São Paulo (2005-2015). Atuou como Professora Coordenadora de Apoio à Gestão Pedagógica – PCAGP (2014) pelo Governo do Estado de São Paulo. Foi bolsista Capes-Doutorado.  Atualmente atua como Diretor de Escola – titular de cargo efetivo pelo Município de Presidente Prudente - SP. Participa do grupo de pesquisa FOPREI – UNESP/FCT.