Capa do livro: ENSINO SUPERIOR “EM MOVIMENTO”: <br>aproximações da inclusão pelos princípios da educação popular <br>Coleção Ensino Superior e inclusão <br>Volume 1

ENSINO SUPERIOR “EM MOVIMENTO”:
aproximações da inclusão pelos princípios da educação popular
Coleção Ensino Superior e inclusão
Volume 1

Autores: Adriana Salete Loss - Alexandre Luís Fassina - Cecília Maria Ghedini - Katia Aparecida Seganfredo - Lísia Regina Ferreira - Solange Todero Von Onçay (Orgs.)

Este livro é resultado de estudos e investigações realizadas pelo Grupo de Educação Popular na Universidade – GRUPEPU – e, principalmente da aprovação do projeto de pesquisa no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, do EDITAL SECADI/CAPES Nº 02/2014.
Assim, a coleção  “Ensino Superior e inclusão”, estruturada em três obras, tem em seu volume I a obra intitulada “Ensino Superior ”em movimento”: aproximações da inclusão pelos princípios da Educação Popular”, em que  apresenta os aspectos históricos, políticos, sociais e pedagógicos da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS -,  IES que nasce dos movimentos populares.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2243-4
DOI: 10.24824/978854442243.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 292
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO SUPERIOR “EM MOVIMENTO”: <br>aproximações da inclusão pelos princípios da educação popular <br>Coleção Ensino Superior e inclusão <br>Volume 1

ADRIANA REGINA SANCEVERINO
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGPE) da Universidade Federal Fronteira Sul/UFFS, Campus Erechim/RS. Doutora em Educação pela UNISINOS/RS (2012); Pós-doutora na UFSC/SC (2017); Mestre em Educação e Cultura/UDESC (2004); Licenciada em Pedagogia/UDESC (1992). Vice-Líder de Grupo de Pesquisa: Educação Formação Docente e Processos Educativos/UFFS; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (EPEJA) /UFSC e Grupo de Pesquisa: Didática e Formação Docente/UDESC. Pesquisa temas relacionados à: Mediação Pedagógica, Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Educação Popular. Autora, entre outros: Mediação na Formação dos Profissionais da Educação (Mercado de Letras); Uma Experiência de Universidade Pública que se Projeta como Popular (Ogs e Co-autoria/ ed. Outras Expressões); Campo, Educação e Trabalho (Ogs e Co-autoria/Copiart/UFFS) e, autora do livro, no prelo: Os Sentidos da Mediação na Prática Pedagógica da EJA (Mercado de Letras).

ADRIANA SALETE LOSS
Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim. Coordenadora do Grupo de Estudo da Cátedra do Oprimido da Universitas Paulo Freire na UFFS. Coordenadora do grupo de Pesquisa “Educação Popular na Universidade” – GRUPEPU, certificado pelo CNPq desde 2012. Coordenadora do grupo de pesquisa “Educação Emocional” – GRUPEE, certificado pelo CNPq a partir de 2016.

ALEXANDRE LUIS FASSINA
Técnico em Assuntos Educacionais lotado na Diretoria de Organização Pedagógica da PROGRAD da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Especialista em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar. Licenciado em História. Vinculado ao Grupo de Pesquisa “Educação Popular na Universidade – GRUPEPU”, instituído na UFFS e registrado no CNPq enquanto membro técnico.

CECÍLIA MARIA GHEDINI
Graduada Pedagogia - Supervisão/Orientação pela UNIJUÍ (1997), mestre em Educação pela UFPR (2007), doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ (2015). Atualmente é professora na UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão – PR. Participa do Grupo de Pesquisa Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares – GEFHEMP/ UNIOESTE, na Linha de Pesquisa Estado, Movimentos Sociais Populares e Educação do Campo e do grupo de pesquisa Educação Popular na Universidade – GRUPEPU/UFFS, na linha de pesquisa “Educação Superior e Movimentos Socais”. Tem experiência na área de Movimentos Sociais, Educação Popular, Sistematização de Práticas Populares  e Escola Pública do Campo.

EVERTON VIEIRA MARTINS
Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Psicólogo da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Tem experiência na área de Psicologia Aplicada à Educação, Saúde e Assistência Social. Sua produção está relacionada aos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Tem desenvolvido trabalho e pesquisa principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento aplicada, psicologia infantil, psicologia escolar, capacitação de pais, uso de instrumentos informatizados, reforço diferencial de comportamentos alternativos, necessidades educativas especiais e análise experimental do comportamento.

FRANCIELE KAROLINE LENSCHUKO
Técnica em assuntos educacionais na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS campus Laranjeiras do Sul e professora de Física da Educação Básica do Estado do Paraná. Graduada em Física, Licenciatura Plena,  pela Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro e especialista em Metodologia do Ensino de Física e Matemática pela UNINTER.

KATIA APARECIDA SEGANFREDO
raduada em Pedagogia (2004) pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Mestre em Educação (2008) pela Universidade Estadual de Londrina/UEL. Doutora em Educação (2014) pela Universidade Tuiuti do Paraná. É professora na Universidade Federal da Fronteira Sul. Faz parte do coletivo da Articulação Paranaense por uma Educação do Campo. Integrante do NUPECAMP- Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas e do GRUPEPU – Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade. Possui experiência na área de Educação, com lócus de pesquisa nos seguintes temas: política educacional, práticas pedagógicas e educação do campo.

LILIAM FARIA PORTO BORGES
Bacharel e licenciada em História pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCamp e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Docente e pesquisadora associada B da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, lotada no Centro de Educação, Comunicação e Artes – CECA. Possui experiência na área de Educação com ênfase em Políticas Sociais; Políticas Educacionais; Trabalho, Estado e Educação; Educação e Movimentos Sociais; Educação do Campo. Foi pró-reitora de graduação da Unioeste entre os anos de 2012 e 2016. Atualmente realiza estágio pós doutoral na Unicamp, vinculada ao grupo de pesquisa HISTEDBR.

LÍSIA REGINA FERREIRA
Doutora em Psicologia da Educação (PUC-SP). Atuação profissional: professora da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Atua no ensino de graduação e pós-graduação stricto sensu; diretora do campus Chapecó da UFFS (gestão 2015-2019). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano, Cultura e Educação.

NAIRA ESTELA ROESLER MOHR
Professora dos Cursos de Pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Fronteira Sul/UFFS, Campus Erechim/RS. Mestre em Educação pela UFSC, Doutoranda em Educação pela UPF/RS; Grupos de Pesquisa: Movimentos Sociais Populares, Estado e Políticas Públicas/UPF; Educação, Formação Docente e Processos Educativos/UFFS; Educação e desenvolvimento social do campo/UFFS; Pesquisa temas relacionados à: Educação do Campo; Educação e Movimentos Sociais; Processos Educativos não formais.

SANDRA SIMONE HÖPNER PIEROZAN
Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Assistente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Membro dos Grupos de Pesquisa: Educação Formação Docente e Processos Educativos/UFFS e História. Política e Gestão da Escola Básica/Unisinos. Atua nas áreas de Gestão e Política Educacional e Formação de Professores.

SOLANGE TODERO VON ONÇAY
Doutoranda em Antropologia Social pela Universid Nacional de Misiones (UNAM)/AR. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Possui especialização Pedagogia Social e Educação Popular e Movimentos Sociais e graduação em Pedagogia (UPF/RS). Atualmente é Diretora de Extensão da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Professora do Magistério Superior, com dedicação exclusiva nessa Universidade. Participa do grupo de pesquisa “Educação Popular na Universidade”: GRUPEPU, na linha de pesquisa “Educação Superior e Movimentos Socais” da UFFS e do Grupo de Pesquisa “Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares” (GEFHEMP) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – (UNIOESTE), na Linha de Pesquisa Estado, Movimentos Sociais Populares e Educação do Campo.

THIAGO INGRASSIA PEREIRA
Pós-Doutorando em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sociólogo. Professor Adjunto da área de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Membro do GRUPEPU/UFFS/CNPq e do LAVIECS/UFRGS/CNPq. Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

VANICE SCOSSLER SBARDELOTTO
Doutoranda em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Linha de Pesquisa de Educação e Ensino de Geografia, pela UNIOESTE, Campus Francisco Beltrão. Mestre em Educação, Especialista em Fundamentos da Educação e Licenciada em Pedagogia pela Unioeste, Campus Cascavel. Atualmente é professora Assistente do Curso de Pedagogia da Unioeste, Campus Francisco Beltrão, pesquisadora a extensionista dos grupos de pesquisa RETLEE – Grupo de Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas, GESTE – Grupo de Pesquisa em Sociedade, Trabalho e Educação e GESFORT – Grupo de Pesquisa de Educação Superior, Formação e Trabalho Docente. Atua nas áreas de formação e trabalho docente, políticas de formação de professores, educação superior.

WILIAN PRZYBYSZ
Mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Campus de Toledo – PR, graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO e especialista em Gestão de Centros de Socioeducação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Atualmente trabalha como Assistente Social na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS / Campus de Laranjeiras do Sul.