Autores: Luciana Benevides Müller
Esta obra aborda as questões do uso do computador nas escolas com o objetivo de articulá-lo com questões e preocupações pedagógicas. Inicia mostrando a origem da utilização ampla dos computadores nas esferas sociais, analisando e caracterizando o seu uso, mais especificamente, no âmbito educacional; delineia a dinâmica e os processos de formação/construção do conhecimento a partir da tecnologia educacional e aponta limites e possibilidades oferecidos pela mesma. Em seguida, discute criticamente as contribuições que se costumam derivar dos estudos de informática para as questões educacionais: focaliza a dicotômica relação técnica x pedagógica, problematizando e propondo uma “técnica pedagógica”, em que haja um trabalho voltado para o uso da técnica a fim de atingir objetivos pedagógicos. Conclui com algumas reflexões acerca dos processos de implementação e efetivação da Informática Educativa nas escolas, tais como ocorrem em algumas escolas brasileiras, de modo a possibilitar o desenvolvimento do educando em seus múltiplos aspectos, despertando nele o prazer de aprender e de socializar conhecimentos.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1856-7
DOI: 10.24824/978854441856.7
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 118
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
LUCIANA BENEVIDES MÜLLER
Mestre em Educação pela Universidade Americana de Assunção (UA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá e especialização em Administração e Supervisão escolar, Docência do Ensino Superior e Psicopedagogia. Atualmente é professora dos Anos Iniciais do Colégio Brigadeiro Newton Braga. Trabalhou com Informática Educativa na Escola Modelar Cambaúba. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Informática Educacional, Avaliação, Práticas Educativas e Transtornos de Aprendizagem, se dedicando atualmente aos estudos sobre Mídias Educacionais.