Capa do livro: PEDAGOGIA SURDA:<br>cultura, diferença e construção de identidades

PEDAGOGIA SURDA:
cultura, diferença e construção de identidades

Autores: Lucas Romário

As reflexões presentes no livro “Pedagogia Surda: cultura, diferença e construção de identidades” baseiam-se no princípio de que, por meio do trabalho pedagógico de professoras surdas e professores surdos, os processos educacionais são mais eficazes, ao valorizarem a cultura surda, numa relação direta entre pessoa surda-pessoa surda. Ancorado no campo dos Estudos Culturais, dos Estudos Surdos e em uma incursão empírica, o autor, Lucas Romário, defende o argumento de que diante da realidade da maioria das crianças surdas que não possui contato com a cultura surda por conviver praticamente apenas com ouvintes, o ideal é que elas mergulhem nessa cultura desde a mais tenra idade, sendo a relação com professoras surdas e professores surdos uma via possível e necessária. Nesse sentido, a luta pela viabilização da Pedagogia Surda – pedagogia que tem a diferença surda e o trabalho pedagógico de professoras surdas e professores surdos como sustentáculos dos processos educacionais – é uma forma de buscar a valorização e o respeito à cultura surda no espaço escolar. O autor afirma que a Pedagogia Surda transcende o aspecto comunicacional, permitindo a existência de outras trocas culturais entre pares surdos. Professoras surdas e professores surdos podem, assim, ser referência positiva para as crianças surdas, como pessoas que possuem uma vida produtiva, favorecendo a construção de suas identidades de forma mais robusta, por estar baseada na cultura surda.

Impresso
de R$ 51,83 por
R$ 39,87
Digital
de R$ 49,08 por
R$ 29,90

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2314-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-4483-2
DOI: 10.24824/978854442314.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PEDAGOGIA SURDA:<br>cultura, diferença e construção de identidades
LUCAS ROMÁRIO
Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialista em Educação em Direitos Humanos (UFPB); Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Graduado em Pedagogia com aprofundamento em Educação Especial (UFPB); Graduado em Serviço Social (Anhanguera-Uniderp). Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: Estudos Culturais da Educação, Estudos Surdos com foco na Pedagogia Surda, Formação Docente, Inclusão/Exclusão.