Capa do livro: CUIDADO EDUCATIVO:<br>relações e possibilidades de uma práxis transformadora no ensino superior

CUIDADO EDUCATIVO:
relações e possibilidades de uma práxis transformadora no ensino superior

Autores: Rosalia Figueiró Borges - Leda Lisia Franciosi Portal

A obra representa uma Tese de Doutorado vinculada à linha de pesquisa Pessoa e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui como objetivo conhecer a relação entre o processo de cuidar e o processo educativo na prática docente do Ensino Superior nas áreas humanas e exatas, visando alertar para um referencial de Educação mais holístico e humano. A pesquisa abrangeu a proposição de entender a relação existente entre o processo de cuidar, prática docente, processo de ensino e Ensino Superior nas áreas humanas e exatas na perspectiva do docente universitário. Surgiram as quatro categorias deste estudo: 1) cuidado e ensino: uma questão de entendimento; 2) formação e autoformação: o cuidado como fundamento; 3) sala de aula: o cuidado em ação; 4) cuidado como fundamento no ensino universitário. O núcleo central da prática educativa não se restringe a uma sala de aula, mas ao ambiente de cuidado que pode ser propiciado de forma que os alunos se aventurem no conhecimento. O professor utiliza uma combinação de múltiplos saberes entre o ensinar, a realidade e o cuidar. O “Educador Cuidador” pode ser um símbolo de transformação, de ações efetivas e de possibilidades de um processo que deve ser permanente: o de integração de si mesmo e de responsabilidade com o outro e com a sociedade. A oportunidade de experienciar a arte de cuidar no Ensino Superior pode ser geradora de um ofício e de uma prática docente mais fortalecida de possibilidades e de significados enriquecidos entre o “ser”, o “fazer” e o “senti. A tese estabeleceu a relação entre o cuidado humano, prática docente e o Ensino Superior, na qual revelou-se que o cuidar está intrinsicamente associado ao saber docente subjetivado e de um saber fazer singular que pode propiciar um contexto do ensino holístico. Há uma preocupação, um zelo que corresponderia a um cuidado educativo, com ações diretas de reconhecimento do aluno. 3. um com 04 linhas exatamente para ser inserido em nosso catálogo.

Impresso
de R$ 93,44 por
R$ 71,88
Digital
de R$ 82,68 por
R$ 53,91

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1983-0
DOI: 10.24824/978854441983.0
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CUIDADO EDUCATIVO:<br>relações e possibilidades de uma práxis transformadora no ensino superior
ROSALIA BORGES
Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Administração Hospitalar, Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil com ênfase em serviços de saúde e Doutorado em Educação pela PUCRS, linha de pesquisa Pessoa e Educação. É docente do curso Graduação em Enfermagem da Unisinos/RS , Docente do Curso de Especialização em Enfermagem Hospitalista e da Especialização em Enfermagem Obstétrica. Docente do Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos/Rs na linha de Pesquisa do Cuidado em Enfermagem. Coordenadora dos Cursosde Especialização em Transplante de Órgãos e Tecidos: integralidade do cuidado e multidisciplinaridade da Unisinos/RS e do Curso de Especialização em Serviços Cirúrgicos da Unisinos/RS, Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Graduação em Enfermagem da UNISINOS/RS. Membro do comitê de saúde da AMCHAM( American Chamber of Commerce). Possui experiência na Enfermagem nas áreas: Gestão em Saúde, Gestão do Serviço de enfermagem, Enfermagem na Saúde do Adulto e Tecnologia e Inovação em Saúde. Pesquisadora do Cuidado Humano

LEDA LISIA
Graduação em Letras (1976),Mestrado (1985) e Doutorado em Educação (1992) pela PUCRS. Atuou por 25 anos na Rede Estadual de Ensino/RS  e ingressou na PUCRS em 1980, nela permanecendo até 2016, como pesquisadora e  professora titular do Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Integrou, por várias gestões, as Comissões Coordenadora do  Programa de Pós,  de Seleção para Mestrado e Doutorado e de  Bolsas de Estudo. Pertencente à Linha de Pesquisa Pessoa e Educação do Programa teve como foco de seus estudos, o tema  Inteireza do Ser Pessoa, dando especial destaque à Dimensão Espiritual na Formação Continuada do Ser Professor.Criou e coordenou o Grupo de Pesquisa “ Educação para a Inteireza: um (re) descobrir-se”, credenciado na CAPES, com pesquisas apresentadas  em Eventos Científicos Nacionais e Internacionais com respectivas publicações em  Revistas e Periódicos da Área de Educação. Orientou a primeira Dissertação de Mestrado (2003) e a primeira Tese de Doutorado do referido Programa (2005), abordando essa temática, dentre inúmeras outras defendidas. Encerrou suas atividades na PUC/RS em março de 2016,com 36 anos, sendo-lhe outorgado, por unanimidade de seu Conselho Universitário, o Título de Professor Emérito,  homenagem de reconhecimento conferida  a professores que se distinguiram, no exercício da atividade acadêmica por sua relevante contribuição à ciência e seu inestimável serviço ao Ensino Superior Brasileiro e à Instituição,tendo  seu nome  incluído  na Galeria de Honra dessa Universidade.