Capa do livro: TRABALHO E EDUCAÇÃO: <br>os dilemas do ensino público no Brasil

TRABALHO E EDUCAÇÃO:
os dilemas do ensino público no Brasil

Autores: Renan Araújo (Org.) - Dorcely Isabel B. Garcia - Amanda C. Ribeiro - Jakeline P. Marcon - Helen C. de Oliveira - Teone Maria R. de S. R. Assunção - Lilian F. A. Iwasse Emerson P. Branco - Neide de A. L. G. Favaro - Priscila Semzezem - Wesley S. Bandeira

Em nossa contemporaneidade, o processo de acumulação e de expansão do capital recrudesce formas perversas de extração de mais valia absoluta e relativa atestadas pelo aumento da jornada de trabalho não remunerada, do rebaixamento salarial, da eliminação de direitos sociais elementares, com destaque para os impactos perversos sobre a condição de trabalho e salário dos professores da educação básica. No terreno político/econômico, reordena-se a capacidade de intervenção do Estado e faz emergir uma nova hegemonia do capital fundada na tríade do mundo das finanças, petróleo e indústria armamentista. Estes, sobrepondo-se de forma contundente aos Estados nacionais, fundam um novo imperialismo calcado na acumulação por espoliação. É, pois, no bojo do recrudescimento da ofensiva do capital na sua fase de crise estrutural que se inserem as reformas da educação básica no Brasil. A reforma do Ensino Médio, mais especificamente, relaciona-se ao processo de reestruturação do mundo do trabalho e a emergência do novo corolário flexível que necessita utilizar o estoque da força de trabalho disponível nas escolas públicas, rebaixar o salário médio dos trabalhadores e incrementar taxas de lucro.  Em consonância com esse processo social, temos que o novo Ensino Médio, ao recuperar concepções educacionais focadas prioritariamente na profissionalização para o mundo do trabalho precário, confere à educação caráter eminentemente regressivo, uma volta ao passado. A desconstrução do carácter formativo da educação pública e a prevalência do Ensino Médio focado na “qualificação”, como tendência, lançará um contingente expressivo de jovens na nova barbárie social sob os mais diferentes aspectos e dimensões da sua vida de trabalho e pessoal. É por isso que as reflexões desenvolvidas no livro devem ser apreendidas como um esforço teórico em defesa da escola pública na era da infâmia do Capital.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2366-0
DOI: 10.24824/978854442366.0
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TRABALHO E EDUCAÇÃO: <br>os dilemas do ensino público no Brasil

AMANDA CRISTINA RIBEIRO
Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná. Possui Graduação em História, pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (2011). Docente da Rede Pública de Ensino do Paraná. Membro do grupo de pesquisa: Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional (UNESPAR, Paranavaí). Tem experiência na área de Ensino, com ênfase nos seguintes temas: Mudanças no mundo do trabalho, Políticas Públicas da Educação e Formação de Professores. 

DORCELY ISABEL BELLANDA GARCIA
Psicóloga. Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Núcleo de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (NESPI) e líder do Grupo de pesquisa em Educação Especial Inclusiva (GEPEEIN/CNPQ), nesta instituição.

HELEN CRISTINA DE OLIVEIRA
Mestre em Ensino pelo Programa Interdisciplinar em Formação Docente – UNESPAR/Paranavaí. Aluna do Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, PR - UEM. Professora Pedagoga da Rede Estadual de Educação do Paraná. Integrante do grupo de pesquisa CNPq: “Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional” - UNESPAR/Paranavaí.

RENAN ARAÚJO
Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Formação Docente da Universidade Estadual do Paraná - Unespar. E-mail: renanbandeirante@gmail.com. Líder do grupo de pesquisa CNPq: Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional. Membro da Rede de Estudos do Trabalho – RET. Autor do livro O novo perfil do metalúrgico do ABC: Um estudo sobre o trabalho e o modo de vida just-in-time do metalúrgico jovem-adulto flexível (1992-2008). Campo Mourão: Fecilcam, 2012.

TEONE MARIA RIOS DE SOUZA RODRIGUES ASSUNÇÃO
Doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, professora adjunto do Curso de Serviço Social da UNESPAR – Campus de Paranavaí, Membro do grupo de pesquisa CNPq Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional da UNESPAR – Campus de Paranavaí. Professora colaboradora no Projeto de Pesquisa As Expressões da Invisibilidade do Orçamento Público e do Fundo Público nos Espaços de Decisão e Controle Social – Universidade Estadual de Londrina – UEL.

WESLEY SILVA BANDEIRA
Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo; mestre em Ciências da Religião pela mesma Universidade; possui graduação em História pela UNESPAR-Campus Paranavaí; é membro do grupo de pesquisa “Religião e vida cotidiana”; autor do livro Ética neopentecostal e o mundo do trabalho, publicado pela Fonte Editorial, 2015.

NEIDE DE A. L. G. FAVARO
Pedagoga, doutora em Educação (UFSC), Professora Adjunta na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Paranavaí. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPTESC (Unespar/CNPQ), integrante do GECATE (UFSC/CNPQ). Autora do livro Pedagogia histórico-crítica e a sua estratégia política: fundamentos e limites (Florianópolis: Em Debate/UFSC, 2015; Maceió: Coletivo Veredas, 2017).

PRISCILA SEMZEZEM
Assistente Social, Mestre em Serviço Social e Política Social (UEL), Professora Assistente na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Paranavaí. Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPTESC (Unespar/CNPQ).

LILIAN FÁVARO ALEGRÂNCIO IWASSE
Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranavaí. Professora do município de Nova Esperança e da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR).

EMERSON PEREIRA BRANCO
Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Professor de Matemática da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR).

JAKELINE PLÁCIDO MARCON
Mestre em Ensino pelo Programa Interdisciplinar em Formação Docente – UNESPAR/Paranavaí. Especialista em Gestão Escolar - Faculdade Dom Bosco, Psicopedagogia - Faculdade Dom Bosco e Educação Especial – FIVALE. Graduada em PEDAGOGIA – UEM. Integrante do grupo de pesquisa CNPq: “Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional” - UNESPAR/Paranavaí.