Capa do livro: SABERES EM AÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: <br>temas contemporâneos para docência <br>Volume 35

SABERES EM AÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA:
temas contemporâneos para docência
Volume 35

Autores: Maria Eleni Henrique da Silva - Raphaell Moreira Martins - José Ribamar Ferreira Júnior (Orgs.)

O livro “Saberes em Ação na Educação Física: temas contemporâneos para a docência” busca dialogar de forma amorosa, humilde e engajada politicamente com os leitores acerca de temáticas que surgem na trajetória formativa dos professores de Educação Física da escola e que, de forma contextualizada, necessitam ser enfrentadas. As questões abordadas nos capítulos versam sobre: a importância da formação continuada progressista na trajetória dos professores de Educação Física; a dificuldade de relacionar a teoria com a prática no ensino da Educação Física, apresentando possibilidades de articular o saber sobre o fazer e o saber fazer amparado em evidências; a Educação em valores e a Educação Física, à luz da teoria de Don Hellison; os impactos do livro didático nas aulas de Educação Física, reconhecendo a necessidade de aprofundar essa discussão; aspectos relevantes de como os estudantes se relacionam com o saber no Ensino Médio, por meio do programa do NTPPS da Rede Estadual de Ensino do Ceará; os dilemas da Educação Física no Ensino Médio Integrado, percebendo a complexidade e a atualidade dessa temática para o contexto escolar; como pensar possibilidades pedagógicas para contextos não institucionalizado de ensino, tais como, os projetos sociais, utilizando a experiência do ensino do surfe para abordar uma educação social. Por fim, comenta sobre a educação Ética-Moral de alunos do Ensino Médio, amparado na teoria de Kolhberg, se apropriando dos jogos cooperativos como mediação pedagógica.

Impresso
de R$ 43,08 por
R$ 35,88
Digital
de R$ 43,08 por
R$ 30,16

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2309-7
DOI: 10.24824/978854442309.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SABERES EM AÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: <br>temas contemporâneos para docência <br>Volume 35

ALISON NASCIMENTO FARIAS
Professor da Prefeitura Municipal de Maracanaú/CE. Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Estácio do Ceará (2009). Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Ceará (2012). Mestrando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-RIO CLARO). Membro do grupo de pesquisa em Educação Física escolar – SABERES EM AÇÃO, vinculado ao instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC. Membro do LABORATÓRIO DE ESTUDOS E TRABALHOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LETPEF/UNESP).

ÂNGELA MARIA BESSA LINHARES
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará, assessora pedagógica da Associação de Corais Infantis Um Canto Em Cada Canto; participante como dramaturga do Grupo Formosura de Teatro e do Vidança Cia. de Dança do Ceará; participa como docente do Mestrado em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFC e é membro da Articulação Nacional de Educação Popular Em Saúde e do conselho consultivo do Instituto Terramar. Sua experiência na área de Educação possui ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, educação popular e escola (eixo ao qual se vincula no Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação da UFC); educação espírita; saúde e educação; arte e educação e ciências ambientais.

DIRLENE ALMEIDA FERREIRA
Mestranda em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus Rio Claro. Licenciada em Educação Física pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Professora da Prefeitura Municipal de Maracanaú – CE e do Governo do Estado do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar – Saberes em Ação, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar e Formação de Professores

FERNANDO JAIME GONZÁLEZ
Professor de Educación Física pelo Instituto del Profesorado en Educación Física (1990) Córdoba, Argentina, mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), doutor na mesma área pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (2010). Desde 1998 é professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, onde atualmente se desempenha como vice-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão e professor permanente do PPG em Educação nas Ciências. É professor colaborador do PPG em Desenvolvimento Humano e Tecnologia da UNESP Rio Claro. Pesquisa nas áreas de Educação Física Escolar, Educação e Tecnologias, e Sociologia das Práticas Corporais. Entre outras produções bibliográficas, é autor do Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (2009), organizador do Dicionário Crítico de Educação Física (Editora Unijuí: 2005, 2010, 2014) e um dos autores dos livros de Educação Física da coleção Entre Nos da Editorial Edelbra (2012). No ano 2011, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte lhe outorgou o Prêmio CBCE de Literatura Científica pela sua tese de doutorado sobre as Bases Sociais das Práticas Corporais. Participou da Comissão de Especialistas para a Elaboração da Proposta da Base Nacional Comum Curricular, Ministério da Educação e é diretor acadêmico do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional sobre Atividades Físico-Esportivas do Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento. Membro da Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar - REIIPEFE - e dos Grupos de Pesquisa Paidotribas e Mongaba da Unijuí.

FERNANDA MORETO IMPOLCETTO
Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Física da Unesp de Rio claro, responsável pelas disciplinas de Educação Física escolar I, II e III. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP de Rio Claro (2000), mestrado em Ciências da Motricidade pela UNESP de Rio Claro (2005) e doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela mesma universidade (2012). Membro do grupo de estudos LETPEF (Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física Escolar) desenvolve pesquisas principalmente na área de organização curricular dos conteúdos da Educação Física escolar, análise de documentos legais e das propostas curriculares estaduais da Educação Física escolar no Ensino Fundamental e Médio.

HALISSON MOTA CUNHA
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa: Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola (MOSEP). Graduação em Educação Física – Licenciatura e Bacharelado pela UFC. Graduando em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor de Educação Física escolar na rede municipal de ensino da cidade de Fortaleza – CE. Pesquisador do grupo de pesquisa Saberes em Ação. Atualmente desenvolve estudos na área de educação, com ênfase na Educação Física escolar, Psicologia Social e Vulnerabilidades Sociais atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, Valores Humanos, Processos Psicossociais e Ensino Médio.

JOSÉ PEREIRA DE MELO
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985), especialização em Educação Física Escolar (UFRN-1988), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Departamento de Educação Física. É professor permanente dos programas de pós-graduação em Educação e em Educação Física, ambos da UFRN. Tem experiência na área de Educação Física escolar, na pedagogia do esporte e na formação de professores, tendo sua produção intelectual centrada na publicação de artigos, livros e capítulos de livros que versam sobre a educação física escolar, corpo e aprendizagem, formação de professores e projetos sociais na escola. Coordenador do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento – Gepec e Coordenador do PIBID de Educação Física – DEF/UFRN.

JOSÉ RIBAMAR FERREIRA JÚNIOR
Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Pós-Graduação a nível de especialização em Educação Física Escolar pela Faculdade Farias Brito (2008) e Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e graduação em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (2005). Professor da Rede Pública Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar - SABERES EM AÇÃO, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará IEFES/UFC. Membro do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC), vinculado ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DEF/UFRN. Linhas de estudo: Educação Física Escolar; Currículo da Educação Física Escolar e Formação de Professores de Educação Física Escolar.

KLERTIANNY TEIXEIRA DO CARMO
Mestranda do programa de pós-graduação em Educação Brasileira (2015) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Licenciada em Educação Física (2010-2013), pelo Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisa Saberes em ação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Educação Intercultural, Educação e Cultura Popular (GEAD) da Universidade Federal do Ceará. Área de estudo: Educação Física Escolar e ensino-aprendizagem no Ensino Médio.

LIANA LIMA ROCHA
Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Licenciatura em Educação Física pela mesma instituição. Professora de Educação Física da Educação Básica da rede estadual do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa Saberes em Ação. Desenvolve estudos e pesquisa na área da Educação/Educação Física com ênfase na linha de movimentos sociais, educação popular e escola, trabalhando com os eixos de juventude, formação de professores e prática corporais de aventura.

MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
Professora adjunta do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFES-UFC). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo Saberes em Ação. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas da Educação Física – LEPPEF, do Instituto de Educação Física e Esportes. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve estudos, pesquisa, ensino e extensão na área da Educação Física Escolar, com ênfase nos temas: metodologias e processos de ensino, organização curricular, didática, avaliação e formação continuada de professores.

NAIARA PINTO MESQUITA
Professora de Educação Física da Rede Pública de Ensino da Educação Básica do Município de Caucaia. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É bolsista do Programa de Iniciação à Pesquisa – PIBIC/UFC, do Projeto: Formação Continuada de Professores de Educação Física: limites e possibilidades para elaboração e implementação de proposta curricular para o município de Maracanaú, vinculado ao Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas em Educação Física (LEPPEF). É professora pesquisadora do Grupo Saberes em Ação da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve estudos e pesquisa na área da Educação Física escolar, com ênfase nos temas: formação continuada e prática pedagógica dos professores.

RAPHAELL MOREIRA MARTINS
Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA). Especialização em Educação Física escolar pela DeVry Fanor. Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pesquisador do grupo Saberes em Ação do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (IEFES-UFC). Desenvolve estudos (pesquisa, ensino e extensão) na área de Educação Física escolar, com ênfase em Metodologias de Ensino da Educação Física, Organização Curricular e Formação Continuada de professores.

SURAYA CRISTINA DARIDO
Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui graduação em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF) do departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Desenvolve estudos (pesquisa, ensino e extensão) na área de Educação Física escolar, com ênfase em Produção e Avaliação de Materiais Didáticos, Temas Transversais, Esporte Educacional, Organização Curricular, Conteúdos (lutas, danças e práticas corporais de aventura) e Avaliação.