Capa do livro: EDUCAÇÃO: <br>dilemas e perspectivas

EDUCAÇÃO:
dilemas e perspectivas

Autores: Francisco Ari de Andrade - Rita de Fátima Muniz - Erbenia Maria Girão Ricarte (Orgs.)

As produções científicas ajudam a universidade a cumprir sua função social. O livro Educação: dilemas e perspectivas apresenta uma coletânea de textos resultantes de pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação que, em seu conjunto, tem como eixo central temáticas na área da educação. O livro apresentado ilustra bem esta afirmativa. Temos textos que abordam Psicanálise, História da Educação, Educação de Jovens e Adultos, Avaliação, Educação Especial, Didática e formação docente, Didática e ensino superior, políticas nacionais, ou seja, objetos de estudo diferenciados e diversos que apontam para “mudança de paradigmas”, ampliação do conceito de fontes e apropriação de métodos de áreas afins.  O contexto desta produção tem demandado dos Programas de Pós-Graduação a publicização das pesquisas em andamento ou concluídas. Isso tem gerado reações distintas: por um lado uma crítica ao produtivismo exigido pelas agências de fomento, por outro a concordância com a necessidade de fazer esse conhecimento sair dos muros das universidades, uma vez que em diversos casos essa é uma produção endógena que fica ilhada nos programas. As publicações permitem ao pesquisador divulgar os resultados obtidos junto à comunidade, de modo que esta possa utilizá-los ou avaliá-los. Isso tem consentido um aumento da produção científica no Brasil.

Profª Drª Keila Andrade Haiashida

Impresso
de R$ 65,88 por
R$ 57,48
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 46,12

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2240-3
DOI: 10.24824/978854442240.3
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 288
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO: <br>dilemas e perspectivas

FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Professor Associado da Faculdade de Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal do Ceará. Doutor e Pós-Doutor em Educação. Pesquisador da área de História da Educação.

RITA DE FÁTIMA MUNIZ
Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC – Rio.  Licenciada com habilitação em Português e Inglês – UVA

ERBÊNIA MARIA GIRÃO RICARTE
Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú Ceará. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Ceará. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará, na linha História e Memória da Educação.

ADRIANA EUFRÁSIO BRAGA
Doutora em Educação/UFC; Mestre em Educação/UFC. Especialista em Avaliação à Distância/UNESCO/UnB. Graduada em Engenharia Civil/UFC. Professora Adjunta I da UFC.

ADRIANA SOUZA COLARES SANTOS
Pedagoga, especialista em Gestão Educacional e graduada em Letras e Inglês. Professora efetiva da rede pública municipal há 16 anos, com experiência desde o Infantil ao Ensino Médio. Trabalha na Escola de Ensino Fundamental Senador Carlos Jereissati.

ALINE DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO ALEXANDRE
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Colaborou no Grupo de Estudo do Pensamento Pedagógico – GEPED- UFC-FACED. É Docente da educação básica.

ANA PAULA DE MEDEIROS RIBEIRO
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática do Ensino – FACED – UFC. Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular – Prograd- UFC.

ANTÔNIA EDIVANEIDE DE SOUSA GONZAGA
Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) – Linha de Avaliação Educacional. Professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

ALBANO OLIVEIRA NUNES
Dr. em Eng. de Teleinformática (UFC). Prof. do Est. do CE/EEEP Elsa M. P. C. Lima; Prof. da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Tem desenvolvido pesquisas em Ensino Ciências e de Física; Educação Ambiental; CTSA; EaD; e Educametria.

ALBERTO FILHO MACIEL MAIA
Doutorando em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Linha Avaliação Educacional. Mestrado em Educação (UFC). Graduado em Licenciatura em Pedagogia (UECE). Exerce a função de Pedagogo na UFC.

ALBINO OLIVEIRA NUNES
Dr. em Química/Ensino de Química (UFRN). Prof. do IFRN/Mossoró. Tem desenvolvido pesquisas em Ensino de Química; Química Ambiental; Educação Científica, com ênfase em nas relações CTSA.

ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM
Professora da Faculdade Cearense – FaC (2014 – atual). Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Cearense. Professora da Faculdade do Maciço de Baturité – FMB. Colaboradora do mestrado profissional em Ciências da Educação e multidisciplinaridade. Doutorando em Educação pelo PPGE-UFC.

ARTEMÍZIA RIBEIRO LIMA COSTA
Mestranda em Educação/UFC. Especialista em Ensino da Matemática/FVJ. Licenciada em Pedagogia/UECE. Secretaria de Educação de Aracati – SEDUCA. Professora da FVJ. Coordenadora de área da Pedagogia no Pibid/FVJ/Capes.

BALDOINO SONILDO DA NÓBREGA
Mestrando em Inovação e Desenvolvimento pelo Centro Universitário dos Guararapes, Especialização em Matemática Pura e Aplicada pela UEPB (2011). Professor do Instituto Federal da Paraíba.

CAETANO ROBERTO SOUSA DE FREITAS
Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela Universidade Candido Mendes (UCAM), Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Matemática da Escola Estadual de Educação Profis­sional Salaberga Torquato Gomes de Matos.

CARLOS BONFIM
Pedagogo e professor da UECE. Doutorando em Educação – Linha: História e Educação Comparada – do Programa de Pós-Graduação da UFC.

CLAUDIANA MELO
Pedagoga e professora da UFC. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará.

CLAUDIONOR MACIEL CAVALCANTE DO NASCIMENTO
Graduado em Licenciatura em Letras-Português pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Professor da rede pública estadual e da rede particular de Fortaleza – CE.

DEAN DIAS DE ALMEIDA
Esp. Em Ensino de Física (UFC). Licenciado em Física (UFC) Prof. do Est. do CE. Tem desenvolvido pesquisas em Ensino de Física.

DENIZE DE MELO SILVA
Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira (UFC). Psicopedagoga (UECE). Pedagoga (UFC). Pesquisadora (CAPES/PPGE/UFC).

DIJANE MARIA ROCHA VÍCTOR
Professora Adjunta do Curso Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará-UFC. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da UFC-FACED. Pesquisadora do NHIME- Núcleo de História e Memória da FACED.

ERBENIA MARIA GIRÃO RICARTE
Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú Ceará (2007). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Ceará (2009). Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará na linha História e Memória da Educação Brasileira.

ERINELDA DA COSTA PAIXÃO
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Foi Bolsista do Programa de Iniciação Científica – PIBIC no período de 2014 a 1017. Desenvolve atividade de contação de história infantil…

ERYCK DIEB SOUZA
Mestrando em Educação Brasileira – Eixo: Tecnologias digitais na Educação (UFC). Pesquisador Bolsista (CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa LER.

EVELINE VALÉRIO ALVES
Mestranda em Educação Brasileira/UFC, na Linha de Pesquisa em Avaliação Educacional. Graduada em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Integrante do Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas e Linguagens – GPeL.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE
Professor Associado da Faculdade de Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal do Ceará. Doutor e Pós-Doutor em Educação. Pesquisador da área de História da Educação.

GETULIANA SOUSA COLARES
Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, especialista em Educação do Campo pela UFC e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

GLORIA MARIA VERISSIMO LOPES PISANDELLI
Pedagoga, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, especialista em Neuropsicopedagogia, formadora de professores, diretora pedagógica do IPACE – Instituto de Pedagogia Aplicada do Ceará.

JEAN MITCHELL ROCHA AQUINO
Graduando de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará.

JEFFERSON FALCÃO SALES
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Filósofo (UECE). Professor da Educação Básica (SEDUC-CE) e Superior (Faculdades Cearenses).

JERRY GLEISON SALGUEIRO FIDANZA VASCONCELOS
Professor dos cursos integrado de Edificações e Mecânica do Instituto Federal do Ceará – IFCE (Campus Itapipoca). Mestre em Matemática (UFA).   

LUÍS TÁVORA FURTADO RIBEIRO
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará-UFC, com Pós doutorado pela Ecole de Hautes Études en Sciences Sociales/França. Professor Associado IV da UFC. Trabalha nas áreas de Currículo, Formação Docente, História da Educação, Sociologia da Educação, Ética e Ciência Política.

MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA
PhD em Gestão e Avaliação (UFRN). Doutor em Educação Brasileira (UFC). Mestrado em Economia (UECE). Professor associado da Universidade Federal do Ceará (PPGE/FACED/UFC).

MARIA CASSIANA PEREIRA GONÇALVES
Graduanda do Curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista do Programa de Iniciação Científica do Instituto Federal da Paraíba (PIBICT).

MARIA EUZIMAR NUNES RODRIGUES
Pedagoga, especialista em Educação Especial, e em LIBRAS Educação de Surdos, mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Coordenadora Pedagógica na prefeitura Municipal de Fortaleza, professora da Faculdade Plus Dragão do Mar.

MARIA GLEICE RODRIGUES
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisa no eixo Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Docência nas disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Física no IFCE campus Sobral.

MARIA NERICE DOS SANTOS PINHEIRO
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Unichristus. Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

MARIA NORANEIDE RODRIGUES DO NASCIMENTO
Mestre em Educação com linha de pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas da Pós- Graduação/UFPI. Professora efetiva da UFPI com dedicação exclusiva. Doutoranda em Educação na linha de Pesquisa em Avaliação Educacional/UFC.

MARIA ROSILANE DA COSTA
Mestranda em Educação Brasileira – Eixo: Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança (UFC). Pesquisadora Bolsista (FUNCAP).

MARTA CAVALCANTE BENEVIDES LOUREIRO
Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Avaliação Psicológica pela UFC. Professora Adjunta do Departamento de Letras-Libras e Estudos Surdos da UFC.

NICOLINO TROMPIERI FILHO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Associado II e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Também é orientador de mestrado e doutorado.

OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO
Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor Substituto da Universidade Regional do Cariri (URCA).

PAULO SÉRGIO BESSA SALGADO
Licenciado em Letras. Bacharel em Administração Pública. Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pesquisador ligado ao Núcleo de Avaliação Educacional – NAVE. Professor da Rede Pública Estadual-CE.

RAIMUNDO HÉLIO LEITE
Mestrado em Mestrado de Estatística – Florida State University (1970). Doutor em Educação e Livre Docente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor voluntário da UFC e orientador de mestrado e doutorado.

RAIMUNDA PEREIRA DE MACEDO OLIVEIRA
Pedagoga, Especialista em Gestão Escolar. Técnica da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC/CE.

RITA DE CASSIA MARQUES COSTA
Mestre em Educação Brasileira – Universidade Federal do Ceará – UFC (2008). Especialista em Docência na saúde no Ensino Superior – UFRGS/EDUCASAUDE (2015). Pedagoga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú– UVA (2004).

RITA DE FÁTIMA MUNIZ
Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC – Rio. Licenciada com habilitação em Português e Inglês – UVA.

ROBÉRIO FERREIRA NOBRE
Mestrando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Pedagogo. Professor da Educação Básica na rede municipal de ensino em Campos Sales-CE e Salitre- CE.

RUI RODRIGUES AGUIAR
Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto do Departamento de Estudos Especializados, da Faculdade de Educação (FACED – UFC).

SARA FAÇANHA BESSA
Pedagoga. Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduanda em Gestão Pedagógica da Escola Básica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Formadora de professores. Professora universitária.

SHEILA MARIA MUNIZ
Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Anhanguera-Uniderp.

SUMARA FROTA DO NASCIMENTO
Mestranda em Educação Brasileira (UFC). Especialista em Orientação e Mobilidade (IFCE). Especialista em Políticas Públicas e Seguridade social (FaC). Serviço social (FaC). Pesquisadora (CAPES/PPGE/UFC).

TALITA ALMEIDA RODRIGUES
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pedagoga, também pela UFC. Possui interesse por pesquisas que se relacionam com a temática Formação de Professores, desenvolvendo estudos nessa área.

TANIA VICENTE VIANA
Psicóloga. Mestre e Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal do Ceará- UFC. Pesquisadora ligada ao Núcleo de Avaliação Educacional – NAVE. Professora da Faced – UFC.

WENDEL MELO ANDRADE
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2017) e licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2003). É professor da rede estadual de ensino do Ceará.