Capa do livro: SUJEITOS DO CAMPO EM MOVIMENTO: <br>direitos, resistências e práticas formativas

SUJEITOS DO CAMPO EM MOVIMENTO:
direitos, resistências e práticas formativas

Autores: Domingos Rodrigues da Trindade (Org.)

O livro que temos em mãos, Sujeitos do Campo em movimento: direitos, resistências e práticas formativas é uma produção decorrente do esforço de um coletivo de docentes pesquisadores, estudantes, militantes de movimentos sociais, sindicais e docente da educação básica que tem se lançado a trilhar os caminhos do ensino, da pesquisa e da extensão e lutar em defesa dos diversos sujeitos do campo, principalmente, daqueles que ao longo da história lhes foram negado o direito à terra,  à educação, à saúde, ao lazer, o direito de fala ... Até mesmo, o direito de permanecer no campo.
São dez textos resultados de pesquisas, de análises, de reflexões e de intervenções produzidas por 29 autores/as interessados/as no modo de viver e de ser dos camponeses e das camponesas que sentem na própria pele os efeitos de uma realidade perversa, porém não se conforma com ela, e que, portanto, estão em movimento.
Os capítulos que compõem a obra estão inundados de esperança, de resistências, de empoderamento e do compromisso político dos/das autores/as engajados organicamente na luta contra-hegemônica por uma sociedade melhor.
Nesse sentido, convidamos a tod@s para adentrar a obra e se somar a nós na construção de um mundo mais justo e igualitário.

Domingos Rodrigues da Trindade
Leila Lôbo de Carvalho
Maria Osanette de Medeiros
Priscila Teixeira da Silva

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2295-3
DOI: 10.24824/978854442295.3
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SUJEITOS DO CAMPO EM MOVIMENTO: <br>direitos, resistências e práticas formativas

ARLIETE DA TRINDADE FERREIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) na linha de pesquisa: Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais.

DALCY ALVES DA SILVA
Especialista em Gestão Escolar (Universidade Castelo Branco) e em Língua Portuguesa através da Literatura (UNEB); Pedagoga (UNEB); Técnica em Assuntos Educacionais – IF Baiano, Campus Guanambi; Grupo de Pesquisa: GEPEDI – IF Baiano.

DOMINGOS RODRIGUES DA TRINDADE
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade de Brasília. Professor adjunto do Departamento de Educação, Campus XII/UNEB. É vinculado ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire/NEPE. Linha de pesquisa: Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais (UNEB). Grupo de Pesquisa Educação do Campo: trabalho, contra-hegemonia e emancipação humana (UNEB). Linha de pesquisa: Políticas Públicas de Educação do Campo. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É membro da Câmara de Educação do Campo do Conselho de Desenvolvimento do Território de Identidade Sertão Produtivo. Tem experiência na área de Educação do Campo. Juventude do campo. Formação de educadores e educadoras do campo e Pesquisa em educação.

ELIETE ÁVILA WOLFF
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e mestrado em Psicologia Social – Universidad Nacional Autonoma de Mexico (1995). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do campo, desenvolvimento e aprendizagem, migração, psicologia social. Seu doutorado em Educação foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo bolsista da CAPES. Foi consultora em Educação do Campo pelo PNUd, UNESCO e OEI. Atualmente é professora da Universidade de Brasília – UnB, no campus de Planaltina, no curso de Licenciatura em Educação do Campo.

ELIZANA MONTEIRO DOS SANTOS
Mestra em Educação Ambiental e Educação do Campo pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNB (2017). Atualmente é professora substituta do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Campus da UnB Planaltina (2017). Professora de Ciências da Natureza e Matemática no projeto Projovem Campo Saberes da Terra da SEDF (2015 – 2017). Especialista em Educação do Campo para o ensino Interdisciplinar da Área de Ciências da Natureza e Matemática na Faculdade UNB de Planaltina (2016). Cursando Especialização em Educação Ambiental Campesina na UFMT. Graduação em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade de Brasília (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo. Tem experiência e atua na área da Educação do Campo, atuação na docência por área de conhecimento de Ciências da Natureza e Matemática, Reforma Agrária, Agroecologia, Educação Ambiental e Movimentos Sociais do Campo.

EUGÊNIA DA SILVA PEREIRA
Atualmente Professora Substituta, vinculada ao Colegiado de Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII e dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma-Guanambi, Bahia; Mestra em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB; Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus XII – Guanambi – Bahia (2010); Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Guanambi/BA (2012). Membro do Conselho Municipal de Educação da cidade de Guanambi – Bahia; Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire – NEPE, na linha de pesquisa em Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais. Membro suplente na diretoria do Centro de Agroecologia no Semiárido – CASA, entidade ligada à Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA. Sócia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi e região. Militante da Consulta Popular. Atuação na área de Educação, Educação Ambiental, Convivência com o Semiárido, Educação do/no Campo, Trabalho e Educação.

FÁTIMA SILVA DA COSTA PIMENTEL
ocente da educação básica do campo e aluna especial do mestrado em educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

GILVANDA SANTOS VILAS BOAS
Graduada em Pedagogia pelo Departamento de Educação Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

JACIARA OLIVEIRA LEITE
Graduada em Educação Física pela Universidade de Brasília – UnB (2006). Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, área de concentração Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física, linha de pesquisa Esporte e Lazer em Culturas Contemporâneas. Doutoranda em Educação na Universidade de Brasília – UnB, linha de pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo. Professora Assistente da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás – FEFD/UFG. Membro do Núcleo de Didática e Prática de Ensino – Nudipe/FEFD/UFG. Membro do Laboratório Physis de Pesquisa em Educação Física, Sociedade e Natureza – Labphysis/FEFD/UFG. Membro do Grupo de Pesquisa Análise e intervenção pedagógicas – FE/UnB. Tem experiência nas área de Educação Infantil, Educação Física e Educação do Campo. Ênfase nos temas: Escola, Infância, Educação do Campo, Formação de Professores, Práticas Aquáticas, Extensão Universitária.

JEANE MOURA ROCHA
Formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB- Bom Jesus da Lapa) e possui curso técnico em Meio Ambiente pela Escola Família Agrícola de Riacho de Santana-Bahia.

JULIANO DA SILVA VILAS BOAS
Licenciatura Plena em Pedagogia da Terra pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – Campus XVII – Bom Jesus da Lapa-BA (2010); Comunicador Popular do Centro de Agroecologia no Semiárido (CASA) – Guanambi-BA; Aluno do curso de Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – Campus VI – Caetité-BA.

LEIDJANE FERNANDES BALEEIRO
Mestra em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB (2016). Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Campus de Espinosa (2009). Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2012). Especialista em Democracia Participativa, Republica e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Educadora Popular e Dirigente Sindical, atualmente atua como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Urandi, Coordenadora do Polo Sindical da Região de Guanambi – BA e Secretária do Centro de Agroecologia no Semiárido – CASA.

LEILA LÔBO DE CARVALHO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus XII Guanambi (2016). Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Campus de Vitória da Conquista –BA), na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa em Infância e Educação Infantil (CNPq) e do Núcleo de Estudo Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE - UNEB). Professora da rede pública de Guanambi.

LUÍS GERALDO LEÃO GUIMARÃES
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, possui graduação em Pedagogia, e especialização em Ensino Fundamental e Médio pela mesma universidade. Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Exerceu a função de Coordenador do Colegiado do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – Campus XVII em Bom Jesus da Lapa(BA) no período de 2009 a 2012. Exerce a função de Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPE no DCHT Campus XVII. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política pública, educação ambiental e agricultura familiar.

LUZIMAR ALMEIDA PESSOA SILVA
Graduada em Pedagogia pelo Departamento de Educação Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

KLEONARA SANTOS OLIVEIRA
Mestranda em Educação (Educação e Tecnologia) pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional de Buenos Aires – UBA. Possui graduação Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XII (2008). Especialização: Psicopedagogia Clínica e Institucional (2009); Psicomotricidade Aplicada a Educação (2011); Docência do Ensino Superior (2011); Práticas Pedagógica Interdisciplinares (2015); Coordenação Pedagógica (2015); Gestão Educacional (2016). Professora Subst. da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XII, Guanambi – Bahia. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire – NEPE/UNEB. Coordenadora da Linha de Pesquisa Formação Humana e a Gestão do Cuidado na Educação – UNEB, Campus XII. Coordenadora Projeto de Extensão: Brinquedoteca – UNEB, Campus XII. Vice-coordenadora do Projeto de Extensão: O papel do educador frente aos transtornos da aprendizagem infantil – UNEB, Campus XII. Psicopedagoga Clínica no CECEAP. Tem experiência na área de monitoramento do PAR (Plano de Ações Articuladas) – MEC; Formação para Gestores Escolares (PROGESTÃO); Inclusão Escolar de alunos com necessidades educacionais especiais; Programas do governo Federal, como: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, Escola Ativa (Escolas do Campo); Implantação e Implementação de Conselhos Escolares Municipais; Implantação de Projeto Pedagógico da Escola e Programa Mais Educação.

MARIA EUNICE TEIXEIRA LEAL
Graduanda do curso de Pedagogia do Departamento de Educação Campus XII. Bolsista de Iniciação Científica UNEB/CNPQ.

MARIA OSANETTE DE MEDEIROS
Professora da Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade UnB Planaltina. Doutora em Educação: área: Educação e Ecologia Humana. Linha de pesquisa: Educação Ambiental e Educação do Campo. Mestra em Educação na área de currículo e metodologia de ensino, pela Universidade de Brasília. Licenciada em Pedagogia – Orientação Educacional e Magistério de 2º Grau pela UnB. Atuou como docente da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com atuação na educação infantil, ensino fundamental, magistério de 2º grau e docência no ensino superior. Atua principalmente nas áreas de orientação educacional, educação do campo e educação comunitária. Atua como pesquisadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire da Universidade do Estado da Bahia – Campus XII.

MARTHA DE CÁSSIA NASCIMENTO
Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos/SP – UFSCar, Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília – UnB (2009). Possui graduação em LETRAS Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG (1995), Especialização em Língua Falada e o Ensino de Português – PUC-MG (1998). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – campus Guanambi, atua nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa, Educação Inclusiva, Português Instrumental, Redação Científica.

NEURISÂNGELA MAURICIO DOS SANTOS MIRANDA
Doutoranda em Educação – FACED/UFBA; Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB); Pedagoga (UNEB); Técnica em Assuntos Educacionais – IF Baiano, Campus Guanambi; Grupos de Pesquisa: FEP – UFBA/ GEFEP – UNEB/ GEPEDI – IF Baiano.

OZENICE SILVA DOS SANTOS
Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1992), Mestrado em Geografia Agrária pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e Doutorado em Constituição do Território na Universidade do Porto/ Portugal (2011). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

PHELLIPE HERBERT DIAS DE FRANÇA
Pedagogo. Coordenador Pedagógico da Ciranda Infantil – LEdoC-FUP, Faculdade UnB, Planaltina.

PRISCILA TEIXEIRA DA SILVA
Graduada em Pedagogia: docência e gestão de processos educativos pela Universidade do estado da Bahia – Campus XII (2011), especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras de Candeias, mestra em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na linha de pesquisa: Formação de Professores e Organização do trabalho pedagógico; Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia na linha: Educação, Gestão e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é professora substituta da Universidade do Estado da Bahia Campus XII e pesquisadora no Grupo de Estudo Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) nas Linhas de Pesquisa: -Movimentos Sociais, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos- e Avaliação, Gestão e Políticas Públicas. Atuou como Assessora de Gestão Social do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Território Sertão Produtivo: fortalecendo o semiárido vinculado ao Instituto Federal Baiano em parceria com o CNPQ, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

PRISCILA GOMES DORNELLES
Licenciada em Educação Física pela UFRGS, é especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde, mestra e doutora em Educação pela mesma instituição. É integrante do GEERGE/UFRGS (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero), do GEPEFE/UFRB (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação de Professores e Educação Física) e do Núcleo CAPITU/UFRB (Gênero, Diversidade e Sexualidade). É professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora vinculada ao Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB e, além disso, coordena o subprojeto de Educação Física do PIBID na mesma instituição. Atualmente, é estudante do Curso de Especialização em Estado e Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais (UFBA) e atua no âmbito das discussões/ações sobre formação de professores; Educação Física escolar; gênero, sexualidade, educação, Educação do Campo.

ROMILDO DE SOUZA FERNANDES
Graduando do Curso de Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus XII. Voluntário no projeto de Iniciação Científica.

SÔNIA MARIA ALVES DE OLIVEIRA REIS
raduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1995), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998), mestra (2009) e doutora (2014) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Educação do Campo, Alfabetização e Letramento, organização do trabalho pedagógico e formação de professores.

SILVANA LÚCIA DA SILVA LIMA
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1997), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Atualmente é professor ajunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pesquisador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Agroecologia e Questão Agrária. Território e Desenvolvimento Agrário e, Educação e Práticas Educativas.

TATYANNE GOMES MARQUES
Doutoranda em educação (especificamente em Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas) e Mestra em Educação (mais especificamente em Educação Escolar: Instituições, Sujeitos e Currículos) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2001), especialização no Ensino da Língua Portuguesa através da Literatura; (2002) e também em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; (2007). É Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação DEDC/Campus XII/Guanambi-Bahia. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire – NEPE/UNEB.

THARCIZO AUGUSTHO AMADO PEREIRA ALVES
Graduando do curso de Pedagogia do Departamento de Educação, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia. Bolsista de Iniciação Científica UNEB/CNPQ. Militante do Levante Popular da Juventude Movimento Nacional. Apoiador do MST e Via Campesina na luta pela Reforma Agraria.

VANESSA DIAS DE LIMA
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus XII/UNEB Guanambi, Mestranda em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Estagiária na Universidade do Estado da Bahia pelo Programa Mais Futuro. Atua como representante discente na Câmara de Juventude do Conselho de Desenvolvimento do Sertão Produtivo-CODESP. Atuou como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia entre 2015 e 2017. Capacitada como monitora em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) pela ASAMIL (Associação do Semiárido da microrregião de Livramento). Vinculada à linha de pesquisa de Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE), da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus XII.