Capa do livro: RELATO DE EXPERIÊNCIA: <br>roteiros para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos de licenciatura

RELATO DE EXPERIÊNCIA:
roteiros para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos de licenciatura

Autores: Adroaldo Cezar Araújo Gaya - Anelise Reis Gaya

Nas licenciatura exige-se para a conclusão dos cursos 400 horas de estágio curricular (CNE Resolução nº 2, de 10 de julho de 2015) e, como requisito parcial, a apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC). Presume-se, que este TCC deva estar associado as atividades docentes no ambiente escolar e que esteja circunscrito à forma de um trabalho científico. Os autores deste ensaio, são professores de metodologia da pesquisa e orientadores de estágio curricular e tal experiência docente os deixa convictos de que é um excelente exercício científico e pedagógico descrever a experiência do estágio curricular na forma de um projeto de pesquisa que possa constituir-se no TCC de licenciatura. São os seguintes os objetivos deste livro: Sugerir o Relato de Experiência de Estudo de Caso como método alternativo de produção do conhecimento científico para a Educação Escolar e; propor caminhos (métodos) para a concepção de projetos de Relato de Experiência de Estudo de Caso no ambiente escolar ou pedagógico de forma a atender as exigências científicas e pedagógicas de um TCC de licenciatura.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2269-4
DOI: 10.24824/978854442269.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 108
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

RELATO DE EXPERIÊNCIA: <br>roteiros para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos de licenciatura
ADROALDO GAYA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Doutor em Educação física e Livre Docente em Treinamento Desportivo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985) e doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de epistemologia e metodologia da pesquisa em educação física e ciências do esporte em cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência e realiza pesquisas na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, aptidão física relacionada à saúde e ao rendimento esportivo, esporte educacional e de rendimento. É criador e coordenador do Projeto Esporte Brasil. Músico (flauta transversal) e autor de livros sobre educação física, esportes e metodologia da pesquisa


ANELISE REIS GAYA
Professora Adjunta da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Possui graduação em Educação Física/Licenciatura Plena, pelo Centro Universitário Metodista IPA (2000); Mestre em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2004) e Doutora em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2010). Realizou estágio de Pós-doutoramento na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Professora Visitante da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) durante o ano de 2013. Além disso é membro da Equipe de Investigação da Faculdade de Desporto Universidade do Porto e Coordenadora Científica da Equipe de Pesquisa do Projeto Esporte Brasil. Atua principalmente nas subárea de educação física escolar, atividade física, aptidão física e saúde, obesidade e doenças cardiovasculares com ênfase na população infanto-juvenil. Ministrou aulas no Pós-Graduação de Promoção da Saúde da Universidade Santa Cruz do Sul nas disciplinas de Bioestatística, Metodologia da Pesquisa e Epidemiologia e na Graduação e Licenciatura - Supervisão de Estágios e Trabalho de Conclusão.