Capa do livro: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: <br>a visão dos formadores para além da prática pedagógica escolar

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
a visão dos formadores para além da prática pedagógica escolar

Autores: Isabela Toscan Mitterer Berkembrock, Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Quem são e qual a visão das formadoras do Pibid sobre o Programa dentro das universidades? Este é um livro dedicado à discutir políticas educacionais, na intersecção entre Políticas de Educação Superior e Políticas de Formação de Professores, na qual se insere o Pibid. Discute a sua inserção histórica no meio político e econômico e a visão dos participantes sobre a política.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2237-3
DOI: 10.24824/978854442237.3
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: <br>a visão dos formadores para além da prática pedagógica escolar
ISABELA TOSCAN MITTERER BERKEMBROCK
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina — Unoesc (2012). Pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade do Oeste de Santa Catarina — Unoesc (2015). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina — Unoesc (2016). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação Superior (GEPPES-Unoesc/Sul), da Rede Iberoamericana de Pesquisa em Políticas e Processos em Educação e do Laboratório de Estudos Gramscianos. Atualmente é Psicóloga no Município de Luzerna e na rede privada de prestação de serviços. Foi docente nos cursos de Psicologia e Direito da Unoesc Joaçaba e atuou como Diretora de Saúde e de Assistência Social, entre outras funções públicas. Tem experiência na área da educação, com ênfase em políticas educacionais, atuando principalmente nos temas: políticas de educação superior, políticas de formação de professores, universidades comunitárias. Também tem experiência com Coaching e cursos e treinamentos na área de gestão de equipes e na gestão de negócios.


MARIA DE LOURDES PINTO DE ALMEIDA
Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em História pela Faculdade de  Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós-doutorado em Políticas Educacionais pela USP e em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES — Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC — SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Pesquisadora Colaboradora do PPGEd da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões — URI — do Rio Grande do Sul, campus de Frederico Westphalen, na função de Coordenadora de Produção Científica. Diretora da Rede Iberoamericana de  Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior — RIEPPES, sediada na UNOESC, que tem parceria com o GIEPES da UNICAMP. Coordenadora Adjunta do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior — GIEPES — UNICAMP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da região Sul — GEPPES — Sul, vinculado ao GIEPES UNICAMP. Possui vários livros publicados, organizadora de inúmeros livros na modalidade integral e coletânea. Autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais. Membro de vários conselhos editoriais. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de educação superior; Políticas educacionais; Gestão escolar; História das instituições escolares no/do Brasil; Políticas públicas de formação e profissionalização docente.