Capa do livro: ENTRE LUGARES: <br>ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade <br>Volume 1

ENTRE LUGARES:
ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade
Volume 1

Autores: Inaiá Brandão Pereira - Kátia Soane Santos Araújo - Tarsis de Carvalho Santos (Orgs).

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Sinopse

Esta obra, intitulada de “Entre lugares: ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade”, anuncia experiências e reflexões construídas por pesquisadores e educadores da Rede Pública de Ensino, à luz das potencialidades das geotecnologias e valorização dinâmicas socioespaciais materializadas no Lugar, à constituição de processos formativos instituintes. Além disto, configura-se como marco da imersão e engajamento ao longo de 10 (dez) anos de existência do grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC na Educação Básica e da composição de uma rede de pesquisadores na Bahia e no Brasil.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1798-0
DOI: 10.24824/978854441798.0
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 346
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

ENTRE LUGARES: <br>ensaios sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade <br>Volume 1

Autores

INAIÁ BRANDÃO PEREIRA
Mestre em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil. Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Rede Pública de Ensino do Estado da Bahia / SEC-BA. Desenvolve pesquisa nas áreas de Geotecnologias, Tecnologias da Informação e Comunicação, Jogos Digitais, Educação Geográfica e Cartográfica.

KÁTIA SOANE SANTOS ARAÚJO
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC/UNEB. Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental vinculada à Secretaria Municipal de Ensino da cidade de Salvador/BA – SMED/SSA. Pesquisadora nas áreas de Educação com ênfase em novas tecnologias, gestão e educação inclusiva.

TARSIS DE CARVALHO SANTOS
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Especialista em Currículo de Formação Científica, Tecnológica e Cultural – UNEB. Graduado em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE. Pesquisador nas áreas de Práticas Pedagógicas, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologia, História e Memória.

ADELSON SILVA DA COSTA
Formação em Filosofia/Licenciatura, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) (2015-2017). Professor do COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, regente das disciplinas de História, Geografia e Cidadania, membro grupo de pesquisa Geotecnologias Aplicadas a Educação (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

ANDERSON GOMES DA EPIFANIA
Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduado com Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Pesquisador nas áreas de Ensino da Geografia, Geografia Cultural, Geografia urbano/regional e turismo.

ANDRÉ LUIZ ANDRADE REZENDE
Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Mestre em Modelagem Computacional pelo Centro de Pós Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu – CEPPEV. Graduado em Tecnologia em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa. Pesquisador na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com ênfase em Educação.

ANDRÉ LUIZ SOUZA DA SILVA
Professor Adjunto B da Universidade do Estado da Bahia no curso de Design. Professor Permanente do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação – GESTEC-UNEB (2012). Coordenador da área II do GESTEC (2016-2017). Coordenador do NDE – Núcleo Docente Estruturante do cursos de Design (2015-2017). Coordenador do Laboratório de História em Quadrinhos, Ilustrações – LabHQ-UNEB (2009). Coordenador do curso de Design-UNEB (2017). Possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Especialista em Metodologia de Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2010). Pesquisador na área de Comunicação e Cultura, com ênfase nos aspectos narrativos das histórias em quadrinhos. Atua como pesquisador nos seguintes temas: Games, Histórias em Quadrinhos, Narrativas Visuais (Fotografia e Quadrinhos), Narrativas Transmidiáticas, Texto/Imagem, Sintaxe Visual, Mangá, Tipicidade do Herói e Mito.

ANTONIO CARLOS FONTES ATTA
Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Pesquisador das áreas de Programação de Computadores, Redes de Computadores, Geotecnologias, Gestão de Projetos, Tecnologia e Educação, Inovação e Práticas Pedagógicas Inovadoras.

CARLOS HENRIQUE DE CARVALHO
Graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), doutorado em História pela Universidade de São Paulo (2003) e estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa (2008). É professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). É Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, gestão 2017-2020. Membro dos Conselhos Editoriais das Revista Cadernos de História da Educação (da Faculdade de Educação, UFU); História & Perspectivas (do Instituto de História, UFU); Conselho Editorial Nacional da Revista Acta Scientiarum Education (da Universidade Estadual de Maringá) e integrante do Conselho Científico da Revista Educação em Foco (Universidade Federal de Juiz de Fora) e da Revista Educação em Questão (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). É consultor ad-hoc de periódicos especializados, editoras e agências de fomento. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, nos biênios 2009-2011 e 2011-2013. Foi membro da Câmara de Ciências Humanas Sociais e Educação (CHE) da FAPEMIG entre 2012 a 2016, sendo seu coordenador no biênio 2015/2016 . Foi Diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberândia (FACED/UFU), em 2016. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira; educação e imprensa; igreja católica e educação, no Brasil e em Portugal. É pesquisador da FAPEMIG (no Programa Pesquisador Mineiro) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente é Secretário da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), biênio 2015-2017.

CLAUDIA CAVALCANTE CEDRAZ
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA). Especialista em Fundamentos do Ensino da Arte (FAP/PR). Licenciada em Artes Visuais pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA) e Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA). Pesquisadora nas áreas de Arte-Educação, Leitura de Imagem, História em Quadrinhos.

CLAUDIA MOREIRA DE SOUSA PIRES
Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professora Assistente – Estágio Supervisionado na UNEB – CAMPUS V.

CLEBER DE JESUS FIGUEIREDO
Especialista em Metodologia da Educação Física e Esporte pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB. Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL. Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBaiano.

COSME JORGE PATRÍCIO QUEIROZ
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (UNEB-BA). Especialista em Educação – Currículo e Prática Educativa (PUC-RJ). Licenciado em Geografia (UCSAL/BA). Pesquisador nas áreas de cartografia, geotecnologias, educação.

EDUARDO JOSÉ FERNANDES NUNES
Doutorado em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona. Mestrado em Ciências Sociais – UFBA. Graduado em Ciências Sociais – UFBA. Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – UNEB. Atua na área de Sociologia e Análise Geográfica Regional, com ênfase em Sociologia e Geografia da Educação, Educação e Território, Desenvolvimento Local Sustentável, Sociologia Urbana e Educação Ambiental. Coordenador do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território do Sisal – UNEB/CAPES.

ELAINE RODRIGUES
Doutorado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Graduação em Pedagogia pela UEM. Professora Associada do departamento de Fundamentos da Educação da UEM. Associada a Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE. Membro do Comitê Científico da Editora da Universidade Estadual de Maringá – EDUEM. Pesquisadora das áreas História e Historiografia da Educação, atuando principalmente nos temas: História da Educação Brasileira, Educação Paranaense, Campo Disciplinar da História da Educação, suas relações com o ensino e a pesquisa; a Cultura Escolar e o ensino de história da educação, a Imprensa especializada em educação e ensino como fonte, tema e objeto para a História da Educação e História da Infância.

ESIEL PEREIRA SANTOS
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação Científica e Popularização das Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano – Campus Catu/Ba). Graduado em Pedagogia Pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador nas áreas de Educação Científica, Educação a Distância, Tecnologias Aplicadas a Educação, Análise Cognitiva, Educação em Equidade Socio-cognitiva e Étnico-racial.

FABIANA DOS SANTOS NASCIMENTO
Mestre em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Graduação em Pedagogia pela UNEB. Professora do Ensino Fundamental vinculada à Secretaria Municipal de Ensino da cidade de Salvador/Ba – SMED/SSA. Pesquisadora nas áreas de educação cartográfica, geotecnologias, jogos digitais, metodologias de ensino.

FABIANE DA SILVA ANDRADE
Mestre em cultura, memória e desenvolvimento regional pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em História Regional pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Graduada em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora nas áreas de História Cultural, Festas, e Ensino de História.

FERNANDO ANTONIO DA SILVA SESTELO
Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Metodologia de Ensino na Educação Profissional ambos pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Graduado em História pela Universidade Católica do Salvador – UCSAl. Professor da Rede Básica de Ensino vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC/BA. Pesquisador nas áreas de Práticas Pedagógicas, Tecnologia da Informação e da Comunicação Geotecnologia, História e Memória.

FRANCISCO JORGE DE OLIVEIRA BRITO
Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB/BA). Mestre em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA). Especialista em Geoprocessamento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA). Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL/BA). Pesquisador nas áreas de cartografia, geoprocessamento, geotecnologias, educação.

ICILMA NICOLAU PAZOS DOURADO
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB-BA). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (UNEB-BA). Bacharel em Administração (FACULDADE CASTRO ALVES/BA). Pesquisadora Geotec.

IMAIRA SANTA RITA REGIS
Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Formação Continuada em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Pesquisadora do Grupo de Geotecnologias em Educação e Contemporaneidade-GEOTEC da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

IURY BARRETO DA SILVA (K-LAB)
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (GESTEC / UNEB). Bacharel em Análise de Sistemas também pela UNEB. Analista de Sistemas e Universitário na UNEB. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas.

JOSÉ ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO
Professor e pesquisador efetivo na Graduação e Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), lotado no Departamento de Ciências Humanas (DCH I), na Pós-Graduação do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB) e no Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR/UNEB). Graduação de Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1988) e mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Joaquim Nabuco (2005). Doutorado em Educação pela UFBA (2011). Atua com os seguintes temas: Memória, Educação e diversidade cultural, Gestão e políticas públicas, QVT e linguagens geotecnológicas.

JOSEMEIRE MACHADO DIAS
Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Mestre em Redes de Computadores. Especialista em Marketing. Bacharel em Ciência da Computação e Licenciada em Educação Artística com ênfase em Artes Plásticas. Professora da UNEB, Departamento de Ciências Exatas e da Terra e do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação – GESTEC. Pesquisadora da Agência de Inovação da UNEB e do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC.

KATIUSCIA DA SILVA SANTOS
Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Especialista em Linguística pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e Educação do Campo pelo Instituto Federal Baiano – IFBaiano. Graduada em Letras pela UNEB/BA. Professora da Rede Básica de Ensino Araci/Ba. Pesquisadora nas áreas de Educação de Jovens e Adultos (no Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território do Sisal – UNEB/CAPES), Formação de Professores e Tecnologia na Educação.

LEANDRO PESSOA VIEIRA
Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador nas áreas Geografia, Infância, Natureza, Fenomenologia.

LUCIANA BEATRIZ BAR DE CARVALHO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez Estágio de Doutorado Sanduíche na área de História da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (UL). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: formação docente para a Educação Básica – Mestrado Profissional (PPGEB). É Coordenadora do Curso de Pedagogia Semipresencial da UNIUBE e também coordena o Programa de Iniciação à Docência da CAPES/PIBID/UNIUBE. Professora dos cursos de: Pedagogia, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Medicina Veterinária da UNIUBE. Coordenou o projeto OBEDUC/PROLER/CAPES. É avaliadora do INEP/MEC, autoriza e reconhece cursos na área de educação. Participou como avaliadora in loco do Prêmio Inovação de Educação em Gestão Educacional de 2011 do INEP/MEC. Teve projeto de pesquisa, selecionado para a mostra de Ciência Inovação e Tecnologia da FAPEMIG e a Secretaria, Tecnologia e Ensino Superior – SECTES no ano de 2015. É filiada à Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

MARIA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO MARQUES
Licenciatura em Ciências Sociais – Universidade Federal da Bahia-UFBA, Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação – Universidade do Estado da Bahia-UNEB (1999). Especialização em Metodologia e Didática do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana – Fac Educ Montenegro (2008). Licenciatura em Pedagogia – Universidade Norte do Paraná-UNOPAR (2009). Professora de Sociologia do Ensino Médio e Filosofia do Ensino Fundamental da Rede Estadual da Bahia. Professora de História, em Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Salvador. Participante do Grupo de Pesquisa em Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/GESTEC/UNEB. Grupo de Pesquisa A rádio da escola na escola da rádio – GEOTEC/UNEB. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação – GESTEC.

MARIOLINDA SANTANA DE OLIVEIRA SERVILHO
Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professora de Educação Física no Centro Estadual de Referência do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica – CEMITEC vinculada a Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC/BA. Pesquisadora das áreas Educação Física com Educação Especial, Libras, Educação Infantil e Educação Básica.

NINA FLORA MIRANDA LUCAS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (2002). Possui Especialização em Psicopedagogia pela Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação – UCSal (2005). Docente vinculada à Secretaria Municipal de Ensino da cidade de Salvador/Ba – SMED/SSA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil ao Fundamental I.

PATRÍCIA ALMEIDA MOURA
Mestre em Educação do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicada a Educação da Universidade do Estado da Bahia- GESTEC. Membro do grupo de pesquisa em Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC /UNEB. Especialista em Ensino pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Supervisão Escola pelo Instituto Múltiplo e em Políticas Públicas de Gênero e Raça pela UFPI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal d o Piauí (2004).Atualmente atuo como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Salvador, com lotação na Escola Municipal Gov. Roberto Santos-GRE Cabula.

PAULO JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS
Mestrando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Pós-Graduado em Psicopedagogia – FINOM. Pós-Graduado em Educação do Campo – IFbaiano. Graduado em Pedagogia – UNEB. Graduando em História – UNEB. Professor da Educação Básica da Rede Básica da cidade de São Francisco do Conde/Ba. Pesquisador nas áreas de Família e em Educação de Jovens e Adultos (no Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território do Sisal – UNEB/CAPES).

PRISCILA LOPES NASCIMENTO
Especialista em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora na área de Tecnologias aplicadas à Educação. Membro do Grupo de Geotecnologias em Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

RAIMUNDO ALOÍSIO CHAVES SARAIVA
Graduado em Música pela Universidade Católica do Salvador (2015) e graduação em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (2014). Produtor fonográfico com registro na ABRAMUS (Associação Brasileira de Música e Artes ), e membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC.

ROSANGELA PATRÍCIA DE SOUSA MOREIRA
Mestre em Educação pelo Programa de Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC / UNEB. Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA / Campus Valença. Pesquisadora na área de Educação, Lugar e Educação Geográfica.

ROSELI MARIA ROSA DE ALMEIDA
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Graduada em Pedagogia pela UFMS. Especialista em Educação Infantil pela UFMS. Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora nas áreas de História das práticas de leitura, Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade (educação básica), História das bibliotecas escolares (Leitura e Leitores), Letramento em meios populares, Literatura e infância.

SILVIA LETICIA COSTA PEREIRA CORREIA
Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC/UNEB. Especialista em Educação Básica de Jovens e Adultos – UNEB. Especialista em Psicopedagogia – UCSAL. Graduada em Pedagogia – UFBA. Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Coordenadora Pedagógica e Gestora Escolar vinculada a Secretaria Municipal de Ensino da cidade de Salvador/Ba – SMED/SSA. Possui experiência na área de Educação com ênfase nos Processos Tecnológicos e de Aprendizagem; Docência no Ensino Fundamental I; Estratégias e Práticas Pedagógicas; Planejamento Pedagógico; Representações Socioespaciais, Cotidiano, Currículo e Formação Continuada de Professores.

TÂNIA MARIA HETKOWSKI
Pós-doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA), Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI/RS), Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Graduada em Pedagogia (Séries Iniciais) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC/SC). Professora DE da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA), pró-reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da UNEB e atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/uneb). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC). Pesquisadora nas áreas de Práticas Pedagógicas, Educação Cartográfica, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Geotecnologia e Jogos Digitais.