Capa do livro: PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO PNE: <br>entre proclamações e desmontes

PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO PNE:
entre proclamações e desmontes

Autores: Camila de Fátima Soares dos Santos - Edite Maria Sudbrack

Este livro destina-se ao estudo das concepções de profissionalização docente expressas no Plano Nacional de Educação (2014-2024). Apresenta análise de uma política de planejamento educacional e das políticas que orientam e definem os processos de formação e valorização - Plano Nacional de Educação (2014-2024) e atos legais sancionados após o PNE: a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 e o Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Partimos do pressuposto de que o PNE representa um marco importante no planejamento da educação brasileira, sobretudo, no campo das políticas educacionais e, dessa forma, recebe influências sociais, econômicas e culturais de ordem nacional e internacional. Ao nos reportarmos às políticas educacionais, estamos nos referindo ao agir e ao fazer, principalmente, com ações governamentais, que são pensadas e implementadas no sistema educacional; expressam a multiplicidade e a diversidade de um dado momento histórico, exercendo uma função específica, tendo certa autonomia para modificar-se e ajustar-se de acordo com o contexto e meio em que se inserem. Esta obra anuncia, ainda, os espaços e conhecimentos das políticas globais de educação na medida em que criam padrões de relacionamentos, posições e sistemas que impactam na reforma do Estado e da educação, com destaque para as influências dos organismos multilaterais (Banco Mundial, UNESCO e CEPAL), na agenda política educacional brasileira. Destaca que o PNE, enquanto política de estado, deveria assumir protagonismo na direção da elaboração de políticas educacionais, com destaque àquelas que abarcam a profissionalização docente: formação inicial e continuada, condições de trabalho, remuneração e carreira.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2197-0
DOI: 10.24824/978854442197.0
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO PNE: <br>entre proclamações e desmontes
CAMILA DE FÁTIMA SOARES DOS SANTOS
Mestra em Educação (2017), Especialista em Docência no Ensino Superior (2015), Licenciada em Pedagogia (2013) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Câmpus de Frederico Westphalen. Trabalha como docente efetiva, nos Anos Iniciais, da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior – NEPPES e do GPE – Grupo de Pesquisa em Educação, desenvolvendo pesquisa na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação, principalmente, nos seguintes temas: políticas públicas, política educacional, formação e valorização docente, gestão da educação e docência universitária.

EDITE MARIA SUDBRACK
Doutora (2002) e Mestre em Educação (1995) pela UFRGS. Possui Graduação em Pedagogia pela UFSM (1975). Realizou estágio pós-doutoral pela UFRGS com o projeto: Assistência Financeira da União aos Estados e Municípios na Educação Básica: política e políticas. Docente na URI/FW; atua no Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação pesquisando principalmente os seguintes temas: educação, formação docente, avaliação em larga escala, gestão da educação, políticas públicas e política educacional. Coordenadora local do DINTER – UNISINOS/URI. Integra a Rede Iberoamericana de pesquisa em políticas e processos na/da educação superior e o Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas/SP. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação – GPE e integra os Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior – NEPPES