Capa do livro: EJA:<br>pertinência e perspectivas

EJA:
pertinência e perspectivas

Autores: Maria Fani Scheibel - Silvana Lehenbauer (orgs.)

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Sinopse

Las contribuciones a la obra colectiva que ahora los lectores tienen en sus manos (clarificación conceptual, formación del profesorado, dificultades de aprendizaje, tecnologías de la comunicación, ámbitos disciplinares como generadores de concientización, etc.) implican conocimiento y experiencia sobre el terreno, sabiendo de la importancia de no ceder en la lucha por lograr que a este campo de trabajo social y pedagógico por antonomasia se le conceda por las autoridades toda la trascendencia que tiene en el escenario de las políticas federales, armonizadas con las estatales y locales.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-169-9
DOI: 10.24824/978858042169.9
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 140
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EJA:<br>pertinência e perspectivas

Autores

Ana Jamila Acosta

Pedagoga pela Universidade Católica de Pelotas (RS).

Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Docente de Cursos de Graduação e Pós Graduação.

 

Tales Leandro Costa Martins

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (2004). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - campus Bagé). Tem experiência nas áreas de Educação Química, Química Orgânica e Espectroscopia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação de professores, educação ambiental, temas geradores, síntese orgânica e ressonância magnética nuclear.

 

Cintia Jung Bonenberger

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Luterana do Brasil (2003), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2010). Atualmente é professora de Química no Colégio Imaculada Conceição (Dois Irmãos-RS) e no Colégio Santa Catarina (Novo Hamburgo-RS). Tem experiência na área do Ensino, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de química, temas geradores, educação de jovens e adultos, software no ensino de química e sistema predizer-observar-explicar (POE).

 

Juliana da Silva

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e pós-doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA e colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Mutagênese Ambiental e Monitoramento, atuando principalmente nos seguintes temas: biomonitoramento da genotoxicidade ambiental, mutagênese de produtos naturais e sintéticos e risco ocupacional.

 

Maria Fani Scheibel

Pedagoga, com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação, pesquisando sobre EJA. Experiência como docente na educação básica e superior. Atualmente integrante do Fórum Estadual de EJA do estado do RS (gestão 2009- 2012). SCHEIBEL, Maria Fani; LEHENBAUER, Silvana (Org.). Saberes e Singularidades na Educação de jovens e adultos.  Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.

SCHEIBEL, Maria Fani; LEHENBAUER, Silvana (Org.). Reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Porto Alegre: Pallotti, 2006.

 

Maria Aparecida Ferreira Barbosa Fernandes

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA pela Universidade Estadual da Paraíba (1993), especialização em Docência do Ensino superior pela Universidade Cândido Mendes (2005) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima.

 

Maria Eloisa Farias

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), e doutorado em Educação - Universidad Pontifícia de Salamanca (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de ensino de Biologia, com ênfase em atividades interdisciplinares, atuando nos seguintes temas: educação ambiental, desenvolvimento sustentável, educação, supervisão de estágios nos diferentes graus de ensino,formação de professores, estudo de analogias, oficinas pedagógicas, trilhas e atividades educativas interdisciplinares.

 

Everton Fêrrêr de Oliveira

Possui Licenciatura Plena em Educação Especial (1999) pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestrado em Educação (2001) pela mesma universidade. É Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação (2010) pela Universidade Aberta do Brasil/UFSM. Em 2008 ingressou na Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão desempenhando a Coordenação Acadêmica e Coordenação do Curso de Pedagogia até inicio de 2009, em 2010 foi Coordenador do Curso de Pedagogia e em 2011 atua na Coordenação do Curso da Especialização em EJA em Territórios de Fronteira da Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA - Campus Jaguarão. Atua no Ensino, Pesquisa e Extensão abordando a formação inicial e continuada de professores, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Educação à Distância e Educação de Jovens e Adultos.

 

Eduardo Garralaga Melgar Jr

É Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Jaguarão (2010), adquiriu através da participação de projetos de pesquisas e extensão no âmbito da Universidade, experiência em Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos. Atualmente acadêmico do Curso de Especialização Lato Sensu em Mídias na Educação na modalidade EaD  pelo  Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Pelotas/RS e a partir do 2° Sem./2011 acadêmico do Curso de Especialização Lato Sensu EJA em Territórios de Fronteira da UNIPAMPA – Campus Jaguarão.

 

Jorge Araujo Azambuja

Licenciando de Pedagogia da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão. Integrou projetos e trabalhos na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e Movimentos Sociais.  Atua junto aos Diretórios Acadêmicos do campus e formação do Diretório Central Estudantil da instituição. É representante estudantil no Conselho do Campus e desde o início de 2011 integra o Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia.

 

Leticia Feijó Fagundes Rodrigues

Licencianda de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Iniciou a graduação em 2008 na Universidade Federal do Pampa, atuou no projeto de Pesquisa Investigação na Formação Inicial e Continuada de Professores no Município de Jaguarão, RS (2008-2009), atualmente está vinculada ao Projeto: Pedagógico Brincando com o Alfabeto-IFPA, Projeto: Observando o Meio Ambiente: Aprendendo com o modo de vida dos insetos-IFPA  na Universidade Federal do Pará.

 

Vera Teresinha Curtinaz da Silva

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Jaguarão (2010), atuou como bolsista em projetos pesquisa e extensão na área de Educação Educação de Jovens e Adultos e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Atualmente é acadêmica do Curso de Especialização Lato Sensu em Mídias na Educação na modalidade  EaD pelo  Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) - Pelotas/RS e a partir do 2° Sem./2011 acadêmica do Curso de Especialização Lato Sensu EJA em Territórios de Fronteira da UNIPAMPA – Campus Jaguarão.

 

Miguel Anxo Santos Rego

Nació el 25 de septiembre del año 1955 en Xuño-Porto do Son (A Coruña). En 1978 se licenció en Filosofía y Ciencias de la Educación por la Universidad de Santiago de Compostela, donde se doctoró en el año 1985. Un año después consiguió, por oposición, una plaza de Profesor Titular de Universidad (Departamento de Teoría e Historia de la Educación). En ese mismo Departamento es, desde el año 2002, Catedrático de Universidad, siendo las siguientes sus líneas de investigación: educación y desarrollo de la sociedad civil, educación intercultural, escuela e inmigración, complejidad y teoría de procesos educativos, política e investigación educativa, y  aprendizaje y competencias transversales en la educación superior.

Amplió estudios en la Universidad de Cambridge (R.U.). Ha sido Investigador y Profesor Visitante en la Florida International University (Miami, Fl, USA) así como en University of Illinois at Urbana-Champaign (USA), Johns Hopkins University (Baltimore, Maryland, USA), University of Southern Mississippi (Hattiesburg, MI), y University of Texas at Brownsville (2010). Participó como Conferenciante Invitado en más de 40 Congresos Internacionales. Ha publicado, entre otros, libros sobre Teoría y Práctica de la Educación Intercultural, Política Educativa en Europa después de Maastricht, Análisis Pedagógica de la Emigración en Europa, La Educación en Perspectiva, Interculturalidad y Educación para el Desarrollo, Familia, Educación y Sociedad Civil, Investigación Educativa, Complejidad y Educación, Universidad y Desarrollo, Flujos Migratorios, Inmigración y Acción Educativa, Políticas Educativas y Compromiso Social, o Educación para la Ciudadanía y el Profesorado.

Forma parte del Consejo Editorial de distintas Revistas Científicas españolas y extranjeras. Entre las Revistas Internacionales y Nacionales en las que ha publicado se encuentran: Teaching & Teacher Education (USA), European Journal of Education (Francia), Intercultural Education (Inglaterra & USA), Evaluation and Program Planning (USA), Mediterranean Journal of Education (Malta), Studies in Learning, Evaluation, Innovation and Development (SLEID, Australia), Revista Portuguesa de Educaçao, Innovación Educativa (México, D.F.), Revista Portuguesa de Pedagogia, Forum Crítico da Educaçao (Brasil), Realidades Educativas (Argentina), MAGIS. Revista Internacional de Investigación en Educación (Colombia), Bordón (Sociedad Española de Pedagogía), Revista de Educación (MEC), Revista de Ciencias de la Educación, Revista Española de Pedagogía, Revista de Investigación Educativa, Teoría de la Educación, Revista de Innovación Educativa (ICE-USC), Revista Iberoamericana de Educación, o Revista de Pedagogía Social. En Revistas de este alcance ha publicado más de 100 artículos.

A lo largo de su trayectoria académica ha desempeñado distintos cargos: Director del Centro Asociado de la UNED en A Coruña (1990-1992), Subdirector General de Universidades e Investigación en la Xunta de Galicia (1992-1994), Vicerrector de Profesorado de la Universidad de Santiago de Compostela (1994-1998), o Director del Instituto de Ciencias de la Educación de la Universidad Compostelana (1998-2006). Formó parte del Programa Alfa, de la Unión Europa, para la mejora de las relaciones universitarias entre Europa y América Latina). Ha sido miembro del Consejo Escolar de Galicia durante quince años (1995-2010). En la actualidad es Presidente de la Comisión Gallega de Informes, Evaluación, Certificación y Acreditación (CGIACA).

Además de haber dirigido doce tesis doctorales, con otras siete en realización, ha sido Investigador Principal de 14 Proyectos de Investigación, tanto de ámbito nacional como internacional, en torno a cuestiones diversas, de las que son un ejemplo las siguientes: la reforma educativa en Galicia, las estrategias de aprendizaje, los proyectos educativos en la emigración, la dimensión social y educativa de la emigración en América y Europa, la educación primaria en Galicia, la inmigración y sus desafíos educativos, la investigación educativa en Galicia, el aprendizaje cívico y las competencias transversales en la universidad, evaluación del sistema educativo en Galicia, y las familias inmigrantes: el lado socio-educativo de la integración, el rendimiento académico del alumnado procedente de la inmigración en Galicia, o la gestión socio-educativa de la inmigración en la administración local. Evaluación y optimización. Es evaluador de la Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación (ANECA), de la Agencia Nacional de Evaluación y Prospectiva (ANEP) y de distintas Agencias Autonómicas.

En el año 2008 le fue concedido, junto al Grupo Esculca de la USC, el Primer Premio Nacional de Investigación Educativa. Tiene reconocidos cinco (5) Sexenios de Investigación por la Comisión Nacional de Evaluación de la Actividad Investigadora (CNEAI), dependiente del Ministerio de Ciencia y Tecnología.

 

Vivian Edite Steyer

Pedagoga. Especialista em Educação Pré-Escolar. Mestre em Educação. Doutora em Educação. Pesquisadora da Aquisição da Linguagem Escrita. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Aquisição da Linguagem da Universidade Luterana do Brasil (GIPAL/ULBRA). Co-organizadora dos livros “A criança de 0 a 6 anos e a Educação Infantil: um retrato multifacetado” e “O Ensino Fundamental no século XXI: questões e desafios”, pela Editora da ULBRA. Professora do Curso de Pedagogia desta instituição. Atuou como Diretora da Área de Educação, Ciências e Artes e, atualmente, é Coordenadora de Extensão da ULBRA.

 

Liana Borges

Doutora em educação (2009). Possui graduação em Filosofia (1985), especializção em Alfabetização na perspectiva do socioconstrutivismo (1987) e mestrado em Educação (2001), todos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, com experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos de alfabetização - MOVA, educação popular - planejamento e avaliação, alfabetização e educação de jovens e adultos (EJA). Coordenou a EJA na secretaria municipal de Porto Alegre de 1989 a 1999 e no governo do estado do RS entre os anos de 1999 e 2002.

Atualmente coordena o Fórum Estadual de EJA do estado do RS (2009/2012) e faz parte da direção da Fundação de Recursos Humanos RS através da direção pedagógica da Escola de Governo.

 

Tania Maria Scuro Mendes

Mestre e Doutora em Educação (UFRGS). Pesquisadora e professora na graduação e pós-graduação da Universidade Luterana do Brasil.

 

Karin koenig   

Professora Tutora Virtual do Curso de Pedagogia/EAD Ulbra - Mestranda em Educação do PPGEDU.

 

Silvana Lehenbauer

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação Especial. Professora e Pesquisadora de Psicologia do Desenvolvimento. Consultora em Treinamento e Desenvolvimento Educacional.

SCHEIBEL, Maria Fani; LEHENBAUER, Silvana (Org.). Saberes e Singularidades na Educação de jovens e adultos.  Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.

SCHEIBEL, Maria Fani; LEHENBAUER, Silvana (Org.). Reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Porto Alegre: Pallotti, 2006.

 

Moema Terezinha Pinto Cavalcante

Licenciatura em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS. Mestre em Literaturas da Língua Portuguesa pela UFRGS. Mestre em Literatura Comparada pela Universidade de Limoges, França. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade de Limoges, França.

Livros publicados:

CAVALCANTE, M. Por Mares Muito Antes Navegados. Canoas: ULBRA, 2001.

CAVALCANTE, M. Pré-Emergência da Literatura Brasileira em relação.... (Tese de Doutorado). Canoas: ULBRA, 2002.

Org. CAVALCANTE, M. (Org.) Cem Anos sem Machado. Canoas: ULBRA, 2008.

Vários Capítulos de livros publicados, dentre os quais, obra recentemente publicada na França.