Capa do livro: GUIA DIDÁTICO<br>ORIGEM, FORMAÇÃO E EROSÃO DO SOLO:<br>uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem

GUIA DIDÁTICO
ORIGEM, FORMAÇÃO E EROSÃO DO SOLO:
uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem

Autores: Juvenal Severino Botelho - Jean Dalmo de Oliveira Marques - Lucilene da Silva Paes

Intitulado ORIGEM, FORMAÇÃO E EROSÃO DO SOLO: uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem, este GUIA DIDÁTICO é um guia prático destinado a alunos e professores para que possam desenvolver atividades práticas de campo. Foi elaborado como produto da dissertação intitulada: “PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOLO NA DISCIPLINA GEOGRAFIA”, a partir da utilização de aulas expositivas, dialogadas, atividades práticas de campo e experimentos em laboratório.
Este guia não se fecha em si mesmo. É um recurso didático aliado a sua criatividade, interesse, disposição, iniciativa, reflexão, dedicação e, principalmente, ao compromisso em disponibilizar um recurso regional relacionado ao ensino de geografia física, usando-o integralmente ou adaptando-o, levando em consideração os professores e alunos no contexto da sua realidade local e/ou regional.
Por isso, faz-se necessário repensar a prática pedagógica no sentido de problematizar o ensino de solo, alinhada a uma proposta investigativa,
superando o seu ensino fragmentado dentro da Geografia Física, conscientizando os sujeitos desse processo de sua importância, desenvolvendo mudanças atitudinais e relacionando o conhecimento teórico com o prático.
Assim, esperamos que este GUIA possa ser utilizado para a melhoria das aulas de campo, proporcionando um melhor significado nas atividades realizadas, melhoria no processo de ensino e aprendizagem, mais conhecimento, respeito ao meio ambiente e consciência ambiental.

Impresso
de R$ 55,08 por
R$ 47,88
Digital
de R$ 55,08 por
R$ 38,56

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2164-2
DOI: 10.24824/978854442164.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 68
Formato do Livro: 21x28 cm
Número da edição:1

GUIA DIDÁTICO<br>ORIGEM, FORMAÇÃO E EROSÃO DO SOLO:<br>uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem

JUVENAL SEVERINO BOTELHO
Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (1989), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Norte (UNINORTE) (2005) e Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) (2017). Atualmente é professor do IFAM/CMC, desenvolvendo pesquisas voltados para atividades didáticas de solo no ensino de geografia.

JEAN DALMO DE OLIVEIRA MARQUES
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (1996), MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós-Graduação – IPOG (2013), Mestre em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP) (2000) e Doutor em Biologia Tropical e Recursos Naturais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) (2009). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), atuando em cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas e pós-graduação. Tem experiência nas áreas de Agronomia e Recursos Naturais, desenvolvendo pesquisas relacionadas ao Manejo dos Recursos Naturais e Educação em solos e ecológica.

LUCILENE DA SILVA PAES
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2001), Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) (2004) e Doutora em Agronomia Tropical pela UFAM (2011). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) atuando em cursos tecnológicos e licenciaturas. Tem experiência na área de Biologia desenvolvendo pesquisas relacionadas à botânica e micologia.