Capa do livro: PESQUISAS EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: <br>desafios para enfrentamentos à exclusão

PESQUISAS EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS:
desafios para enfrentamentos à exclusão

Autores: Fauston Negreiros - Marli Lúcia Tonatto Zibetti - Sonia Mari Shima Barroco (Orgs.)

O presente livro, intitulado Pesquisas em psicologia e políticas educacionais: desafios para enfrentamentos à exclusão, é uma produção do Grupo de Trabalho (GT) Psicologia e Políticas Educacionais, vinculado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Nele estão reunidas produções de pesquisadores vinculados a Programas de Pós-Graduação de diferentes universidades e estados: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO – Irati), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Esses pesquisadores investigam a interface entre Psicologia (enquanto área da ciência e campo de atuação profissional) e políticas públicas da Educação em seus diferentes níveis e modalidades, com vistas à identificação e problematização de demandas, bem como à participação e ao acompanhamento em/de proposições para as mesmas.

Ao se tratar aqui de políticas públicas para a educação, e com o propósito de enfrentamento à exclusão de toda ordem, vai-se além do arrolar de diferentes políticas já implementadas, atentando-se para a prática social que as faz serem justificadas, defensáveis, propostas e implementadas. Elas devem ser exaustiva e seriamente avaliadas visto terem impacto direto sobre os rumos daqueles que com elas ou nelas atuam e daqueles que delas passam a depender.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2024-9
DOI: 10.24824/978854442024.9
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 246
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PESQUISAS EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: <br>desafios para enfrentamentos à exclusão

FAUSTON NEGREIROS
Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação pela UFC. Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Piauí/UFPI, no qual é professor-pesquisador dos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) de Psicologia, Ciência Política e de Sociologia. Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia Educacional, Desenvolvimento Humano e Queixa Escolar/ PSIQUED. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar Educacional/ABRAPEE. Membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade. Membro do GT Psicologia e Política Educacional da ANPEPP.

MARLI LÚCIA TONATTO ZIBETTI
Professora da Universidade Federal de Rondônia, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Psicologia. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Coordenadora do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE). Desenvolve pesquisas sobre os processos de escolarização e de formação de professores.

SONIA MARI SHIMA BARROCO
Graduada em Psicologia, fez pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (Instituto de Psicologia – USP), doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara). É mestre e especialista em Educação (UEM). É professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM, no qual atuou/atua como coordenadora (2011-2014) e coordenadora adjunta (2008-2011, 2016-2018). Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Escolar. Pesquisa no âmbito da: psicologia histórico-cultural, aprendizagem e desenvolvimento humano, educação, educação especial e arte. Coordenou cursos de especialização Educação Especial em Contexto de Inclusão e Teoria Histórico-Cultural e o Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae – UEM). É membro do GT de Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia-ANPEPP, e do GT de Psicologia da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

ADRIANA DE FÁTIMA FRANCO
Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru (1996), mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2001) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. É membro da comissão executiva da Revista Psicologia em Estudo. Participa do GT de Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP.

ALAYDE MARIA PINTO DIGIOVANNI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1981), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Programa em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2016). Estágio de Doutorado na Cátedra Vygotski e Universidade de Havana (2015). Líder do grupo de pesquisa Psicologia e Educação na perspectiva Histórico-Cultural. Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Pesquisadora e docente na área de Psicologia Escolar e Educacional com ênfase em psicologia e políticas educacionais no Brasil e na América Latina.

AIMÉE CRUZ SILVA
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Bolsista do Projeto de Extensão “Muito prazer sou autista: venha me conhecer para além do rótulo!” Membro na qualidade de discente do Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa da Universidade Federal de Rondônia/CEPEFOP.

ANA GABRIELA PATRIOTA COUTINHO
Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Bolsista do Projeto de Extensão “Muito prazer sou autista: venha me conhecer para além do rótulo!” Membro na qualidade de discente do Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa da Universidade Federal de Rondônia/CEPEFOP.

APARECIDA BEATRIZ DE OLIVEIRA
Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Psicóloga no Núcleo de Assistência Estudantil em Saúde (NAES) da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Psicóloga clínica na Secretaria Municipal de Sáude de Uberaba – MG.

DAIANE DE OLIVEIRA NEVES
Graduação em Psicologia na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DENISE TRENTO REBELLO DE SOUZA
Psicóloga e mestre em Psicologia Escolar, Doutora em Educação pela Universidade de Londres. Docente da Faculdade de Educação da USP desde 1989 onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão junto aos cursos de Graduação e Pós-graduação. Dedica-se à pesquisa sobre a escola e os processos de escolarização.

DINORÁ DE GODOY ELIAS
Pedagoga (Unioeste).  Especialista em Educação Especial (FAG). Mestre em Educação (Unioeste). Professora Pedagoga (SEED/PR).

IRACEMA NENO CECILIO TADA
Professora-associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Líder do Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa da Universidade Federal de Rondônia/CEPEFOP. Coordenadora do Projeto de Extensão “Muito prazer sou autista: venha me conhecer para além do rótulo!” Membro do GT da ANPEPP “Psicologia e Políticas Públicas Educacionais.

LAYANE BASTOS DOS SANTOS
Psicóloga, Professora e Pesquisadora. Bacharel e Licenciada em Psicologia. Tecnóloga em Publicidade e Propaganda. Especialista em Gestão de Pessoas, em Gestão Educacional e Escolar e em Psicologia e Saúde, além de possuir MBA em Marketing e Recursos Humanos. Atualmente, Trabalha como Psicóloga com vinculo efetivo no Instituto Federal do Tocantins – IFTO, mas em exercício provisório no Instituto Federal do Piauí – IFPI. Atua como professora na Universidade Estadual do Maranhão e como professora colaboradora do Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação-INESPO.

LETÍCIA CAVALIERI BEISER DE MELO
Psicóloga, Mestre e doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá – UEM. 

LUCIANA PEREIRA DE LIMA
Professora Adjunta no Instituto de Psicologia da UFU. Possui Doutorado e Mestrado em Psicologia pela USP (2008 e 2012, respectivamente) e Graduação em Psicologia pela UFU (2004). Atualmente realiza pós-doutoramento na UNIR/USP. É membro da ABRAPEE e integrante do GT Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP.

MARIA JÚLIA LEMES
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, USP (2005). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, UEL (1997). É psicóloga e pedagoga desde 1981. Desenvolve atividades como professora do Departamento de Psicologia (DPI) da Universidade Estadual de Maringá desde 1983. Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão e Supervisora de Estágios na área de Psicologia Escolar e Educacional. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI) da Universidade Estadual de Maringá, UEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. Realiza pesquisas na área de Educação e Psicologia Escolar/Educacional, principalmente nos temas: Análise do Comportamento; Educação Especial; Exclusão e Inclusão; Habilidades Sociais; Processos Educativos e Práticas Sociais.

MARIA LIDIA SICA SZYMANSKI
Psicóloga e Pedagoga. Mestre e Doutora em Psicologia (IP/USP). Pós-Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação (Departamento de Psicologia/FE/UNICAMP). Docente do Mestrado em Educação e dos Cursos de Graduação em Pedagogia e Letras (UNIOESTE). Líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente (GPAAD).

MARILENE PROENÇA REBELLO DE SOUZA
Professora Titular da Universidade de São Paulo (2015). Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1997-atual) e Coordenadora do Programa de 2006 a 2014. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE e é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica. Professora do Curso de Graduação em Psicologia da USP. Editora Chefe da Revista Psicologia Ciência e Profissão (2002-2004 e 2011-2013, Avaliação Qualis Periódicos A2). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2006-2008) e Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2009-atual, Avaliação Qualis Periódicos – A2). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-atual) e Presidente atual. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2011 a 2013) e do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2005-2007 e 2008 a 2010). Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP (2014-2016). Diretora do Instituto de Psicologia da USP (2016-2020). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Realizou Estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002) e participou como Professora Visitante em 2007 (bolsa do Consulado Canadense). É Bolsista Produtividade do CNPq, nível 1C. Pesquisadora e docente da área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: políticas públicas em educação, formação e atuação de psicólogos, formação de professores, escolarização, direitos da criança e do adolescente; psicologia, sociedade e educação na América Latina.

MARLENE APARECIDA WISCHRAL SIMIONATO
Graduada em Psicologia, Mestre em Ciências da Saúde e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM; docente do Departamento de Psicologia da UEM, onde leciona as disciplinas Psicologia Social e Ética Profissional no Curso de Psicologia, e as disciplinas Psicologia da Arte e Ensino do Teatro e Inclusão Social no Curso de Artes Cênicas; dedica-se a projetos acadêmicos voltados às áreas da Educação Especial e Família. Atua nos concursos vestibulares da UEM, preparando e coordenando o grupo de fiscais especiais que trabalha junto aos candidatos com deficiência.

MARILDA GONÇALVES DIAS FACCI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1998); doutorado em Educação Escolar pela faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP (2003), Pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP e Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM por três gestões. Atualmente tem Bolsa de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Foi coordenadora do GT de Psicologia da Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPEd no período de 2010-2013, é Editora Geral da Revista Psicologia em Estudo, Editora Assistente da Revista Psicologia Escolar e Educacional, membro do Grupo de Trabalho de Psicologia Educacional da ULAPSI e Presidente Anterior da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional-ABRAPEE. Coordena o GT de Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, educação, psicologia escolar.

NEIDE DA SILVEIRA DUARTE DE MATOS
É pedagoga, mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE/Unioeste (2011) e doutoranda em Psicologia – Programa de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá – PPI/UEM. Integra do grupo de pesquisa HISTEDOPR e membro do GT de Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia-ANPEPP. Atua como docente da UNIOESTE – Cascavel, e foi coordenadora responsável pela Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel (PR). Tem experiência na área de Educação; Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental; coordenação pedagógica escolar e também direção escolar. Durante os anos de 2008, 2009 e 2010 atuou no processo de formação de professores da Educação Especial e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Cascavel.

NILZA SANCHES TESSARO LEONARDO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Atualmente é professora associada do departamento de Psicologia da UEM e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM e coordenadora deste Programa. Pesquisa sobre queixa escolar, educação medicalizada e a Teoria Histórico-Cultural. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar.

PAULINO JOSÉ ORSO
Doutor em História e Filosofia da Educação pela Unicamp, professor dos cursos de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, líder do Grupo de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR.

SILVANA CALVO TULESKI
Psicóloga, com formação acadêmica e atuação profissional na área de Psicologia Escolar e Educacional, Especialista em Psicologia da Educação, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR e doutora em Educação Escolar pela UNESP- Campus de Araraquara/SP. É professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/PR. Participa dos Diretórios de Pesquisa/CNPq intitulados: Estudos Marxistas em Educação, Psicologia Histórico-Cultural e Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em educação Infantil. Possui diversos artigos publicados em revistas científicas na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural. É membro do corpo docente do Programa de mestrado e doutorado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e orienta trabalhos ligados aos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, Neuropsicologia luriana e problemas de escolarização na abordagem da Escola de Vigotski. Coordenadora do LAPSIHC (Laboratório de Psicologia Histórico Cultural) da Universidade Estadual de Maringá.

SILVIA MARIA CINTRA DA SILVA
Psicóloga, Doutora em Educação, Pós-doutorado em Psicologia Escolar. Docente Associado IV da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Presidente da ABRAPEE (gestão 2014-2016). Editora da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Membro do GT 55 da ANPEPP.

SOLANGE PEREIRA MARQUES ROSSATO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Especialização em Educação Políticas Sociais e Atendimento a Família.  Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Assis (2016). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UEM). Experiência com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional; atuação com: educação, educação especial, infância, adolescência e formação de professores. Experiência como docente da Educação básica e Superior. Pesquisa sobre a Educação Especial e Psicologia Histórico-Cultural; sobre a Queixa Escolar no processo de escolarização e alternativas de trabalho do professor.

ZÁIRA FÁTIMA DE REZENDE GONZALEZ LEAL
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e supervisora de estágio em psicologia escolar.