Capa do livro: DIREITOS HUMANOS EM PERSPECTIVA

DIREITOS HUMANOS EM PERSPECTIVA

Autores: Jaci de Fátima Souza Candiotto - Mirian Célia Castellain Guebert - Valquiria Elita Renk (Orgs.)

Em 2018 a Declaração Universal de Direitos Humanos completa 70 anos. Tornou-se um marco inigualável da história da humanidade na garantia de direitos, na luta pelo reconhecimento e na universalização da dignidade humana.

Desde 2012 no Brasil estão em vigência as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, inserindo a temática como um componente curricular nos diferentes níveis de ensino. Assim, a educação é reconhecida como um Direito Humano e a Educação em Direitos Humanos é parte fundamental do conjunto desses direitos, inclusive do próprio direito à educação.

Este livro está organizado em 8 capítulos, em um diálogo teórico entre Direitos Humanos, Educação e Ciências Humanas, que apresenta ao leitor os resultados de diferentes abordagens, metodologias e fontes de pesquisa.

Os autores são renomados professores, pesquisadores e mestrandos que investigam os direitos humanos em perspectiva multidisciplinar. Os capítulos abordam a educação como um direito, os direitos humanos como saberes e componentes curriculares, a implementação da educação em direitos humanos, as experiências educacionais em direitos humanos, o processo e os desafios na formação de professores em direitos humanos, as aproximações entre bioética e direitos humanos, a diversidade cultural e religiosa e o eurocentrismo na formação do pensamento social brasileiro.

Convidamos os leitores a conhecer este livro e suas pesquisas e reflexões inéditas em Educação e em Direitos Humanos. 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2078-2
DOI: 10.24824/978854442078.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DIREITOS HUMANOS EM PERSPECTIVA

MARIA ROSA DA SILVA MIRANDA
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994). Mestra em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora da Fundação Instituto Tecnológico Industrial. Tem experiência e atua na área de Ciências Humanas em Filosofia, Sociologia e Espanhol. Por 5 anos foi professora de Filosofia e Sociologia em J. Augusto Saldivar no Paraguay; Se dedicou como professora de Espanhol no cursinho popular pré-vestibular – Xaxim, Curitiba-Pr. Desde 2001 é militante nas atividades da Economia Solidária e Popular e se dedica como facilitadora da língua espanhola nas oficinas do Centro Comunitário – Cecopam – Xaxim, Curitiba-PR. E também neste mesmo período assume como professora de Filosofia, Sociologia e Espanhol no Colégio Técnico Industrial, Fundação Instituto Tecnológico Industrial (Fundacen) em Araucária-PR.

JACI DE FÁTIMA DE SOUZA CANDIOTTO
Professora do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PUCPR) e do curso de Teologia da PUCPR. Pós-doutorado no Institut Catholique de Paris, França (2014-2015). Doutorado em Teologia (2012) e Mestrado em Teologia (2008) pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002), Bacharelado em Teologia pelo Studium Theologicum (1995), Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991). Tem experiência na área de Teologia sistemática, Antropologia cristã, Cultura Religiosa e Direitos Humanos. Atua principalmente nos seguintes temas: Antropologia cristã, Relações de gênero. Suas últimas publicações estão concentradas nas relações entre Teologia e Gênero, Antropologia Teológica, História da teologia das mulheres na América Latina.

GLEYDS SILVA DOMINGUES
Possui graduação em Educação Cristã – Seminário Teológico Batista Nacional (1995), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1987) e graduação em Teologia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2015). Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutorado em Teologia pela Faculdades EST. Pós-Doutorado em Educação e Religião pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Professora das Faculdades Batista do Paraná. Tem experiência na área de Educação e Teologia, com ênfase em formação de professores e educação cristã, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo e conhecimento escolar; trabalho e formação de professores; investigação-ação; didática; políticas educacionais e gestão; cosmovisão e ensino bíblico e missiologia.

ANA CAROLINA SILVA DOMINGUES
Mestranda em Direitos Humanos e Democracia, junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Pós-graduada em Direito Público (2013) e Processo Civil (2015). Possui graduação em Tecnologia em Processos Ambientais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010) e graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2012).

VALQUIRIA ELITA RENK
Geógrafa, Mestre em Educação pela PUCPR e Doutora em Educação pela UFPR. Atualmente faz pós Doutorado em Educação na UFPR. Professora Titula dar PUCPR, é docente no curso de Graduação de Ciências Sociais, no Programa de Pós Graduação em Bioética e no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas, na PUCPR. É líder do Grupo de Pesquisa Bioética e Educação. Pesquisa na área de Educação, nas interfaces com Bioética, Direitos Humanos, História da Educação e Saúde. Tem experiência na área de Educação, Consultorias Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Bioética, Imigrações e Geografia. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Sociedade Brasileira de Bioética – Seção Paraná – Coordenadora da Comissão Científica. Integra o NUHFOPE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas. Tem publicações na área de Bioética e Educação.

CRISTOPH ENNS
Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000); Especialização em Psicomotricidade, Universidade Positivo – Curitiba-PR (2004); Mestrando em Bioética, PUC-PR (2016 - 2017). Atualmente é fisioterapeuta – Fisioterapeuta autônomo e professor de Fisiologia e Anatomia em Cursos Técnicos da área da Saúde na cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. Tem experiência na área de Fisioterapia e Educação, com ênfase em Fisioterapia Domiciliar e Educação de Cursos Técnicos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, bioética, psicomotricidade, prevenção em saúde, tratamento em ortopedia e neurologia, conhecimentos do corpo humano, responsabilidade social e relacional. Mestrando em Bioética pela PUCPR. Pesquisador do grupo de Pesquisa /CNPQ Bioética e Educação.

MIRIAN CÉLIA CASTELLAIN GUEBERT
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1994), Especialização em Educação Especial ênfase em Condutas Típicas pela Universidade Tuiuti do Paraná(1996), Especialização em Educação Especial com ênfase em Política Públicas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul(1998), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente professora do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação Especial, Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, processo de ensino aprendizagem, competências profissionais, inclusão escolar, formação de professores, politicas públicas direitos humanos e ação docente.

CEZAR BUENO DE LIMA
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1996), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professor do curso de graduação em Ciências Sociais da PUCPR, do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas/PUCPR e membro pesquisador do Núcleo de Direitos Humanos da mesma instituição. Desenvolve estudos e projetos de pesquisa PIBIC na área de Sociologia urbana com ênfase nos seguintes temas: Juventude, violência, Direitos Humanos e Novas Formas de solução de Conflitos.

RAIMUNDA CALDAS BARBOSA
Mestranda em Políticas Públicas e Direitos Humanos – PUCPR, Especialista em Psicologia Conjugal e Familiar pela Faculdade Ruy Barbosa e Gestão e Desenvolvimento de Pessoas pela Faculdade Visconde de Cairu, Salvador-BA. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador UCSAL. Graduanda em Pedagogia pela UNIASSELVI. Área de pesquisa: Políticas Públicas e Educação em Direitos Humanos.

EDILE MARIA FRACARO RODRIGUES
Doutoranda em Teologia pela PUC-PR. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). Graduação em Pedagogia (Formação de Professores) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). É professora assistente da PUC-PR e também Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba, onde atua como coordenadora pedagógica. Pesquisadora do GPER? PUCPR, tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino religioso, formação de professores, educação, ensino-aprendizagem e afetividade.

SERGIO LUIS DO NASCIMENTO
Doutor em Educação pela UFPR na linha de Políticas Educacionais. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professor - Secretaria Estadual de Educação do Paraná e professor de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: discursos racistas e relações raciais, relações raciais, livros didáticos, educação e currículo.

ALINE VICENTIM
Atualmente é Coordenadora de Projetos do Centro de Defesa da Infância em Curitiba (PR). Professora convidada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) onde ministra a disciplina de Direitos Humanos. Também é membro do Grupo de Pesquisa em Teopatodiceia: Espiritualidades, Culturas e Práxis, registrado no CNPq, na linha Antropologia Teológica e Direitos Humanos. Professora convidada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), onde ministrou o Curso de Extensão em Direitos Humanos e Diálogo Inter-religioso. Foi consultora do Alto Comissariado de Direitos Humanos na Organização das NaçÕes Unidas (ONU), especificamente nos Comitês CEDAW e CRPD. Atuou como Gestora de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura Municipal de São Paulo e como consultora de direitos humanos e políticas públicas do GAVVIS, projeto de extensão da Universidade de Taubaté. Mestre em Direito Internacional com foco em Direitos Humanos pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais, IHEID, de Genebra, Suiça. Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e Especialização em Direito Internacional (2010) na mesma instituição. Tem experiência na área de Direitos Humanos, Relações Internacionais, Diplomacia,Ciência Política, com ênfase em Política Internacional e Direito Internacional Público.