Capa do livro: EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:<br>metodologias e experiências

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
metodologias e experiências

Autores: Rose Marie Inojosa (Org.)

Parabenizo a todos os envolvidos neste esforço fantástico. Esforço o qual mais do que simplesmente reunir experiências de trabalho em diversos âmbitos da educação para o desenvolvimento sustentável, gera reflexão, aprendizagem e esperança. Esta obra – Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Metodologias e Experiências - traz iniciativas e processos gerados por indivíduos que acreditam no papel crucial da educação como um motor de transformação social e na urgente necessidade de contar com diversas alternativas e modelos metodológicos, e que se atrevem a dar um novo olhar para a experiência de educação-aprendizagem. Não existe uma só receita para realizar a educação para a sustentabilidade e é na diversidade de abordagens que demonstramos a capacidade infinita do ser humano de inovar e reinventar os processos que geram a aprendizagem. Precisamos contar experiências, precisamos conhecer experiências: elas estimulam outras iniciativas e provocam nossa imaginação, capacidade de criar e fazer acontecer. Aproveitem!

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2209-0
DOI: 10.24824/978854442209.0
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:<br>metodologias e experiências

ADRIANO GALHARDO PEDROSO
Pedagogo, Pós-Graduado em Psicopedagogia , Gestão de Pessoas , Terapia Comunitária , Especialista em Ecologia, Arte e Sustentabilidade , Transdisciplinaridade em Educação. Agente Sócio-Ambiental Urbano, pela UMAPAZ SP. É focalizador de Jogos Cooperativos e em Danças Circulares Sagradas desde 2004. Coordenador de Projetos na UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, de São Paulo. Idealizador da Rede do Cuidado.

CINTIA OKAMURA
Socióloga, mestre e doutora em psicologia socioambiental. Atualmente desenvolve ações de apoio às Agências Ambientais da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), é responsável pela análise e elaboração de procedimentos e metodologia de acompanhamento para o meio antrópico (licenciamento ambiental, processos participativos, educação ambiental) e coordena o projeto e grupo de trabalho sobre comunicação e cultura de risco.

DÉBORA PONTALTI MARCONDES
Turismóloga e Bióloga. Educadora Ambiental do CEA Ibirapuera até 2005 e da equipe docente da UMAPAZ desde 2006. Coordenadora e facilitadora do Programa Carta da Terra em Ação, da UMAPAZ, e seus desdobramentos. Diretora de Formação da UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, desde 2017.

DÉBORA ROCHA FARIA JORGE (DÉBORA ROCHA)
Arquiteta urbanista pela PUC/PR. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com foco no desenvolvimento local. Cursou o master de segundo nível internacional “Ecopolis: políticas territoriais e ambientais para a sustentabilidade e o desenvolvimento local” na Universidade de Ferrara, Itália (2010-2011). É professora de ensino superior e facilitadora gráfica. Associada do Instituto Nhandecy (Curitiba, PR) desde 2012 e componente da atual gestão.
 

EDUARDO TATIT VITALE
Graduado em Comunicação Social e Gestão de Pesquisa pela UAM. Especialista em liderança participativa e vivências de conexão com a Natureza – Sharing Nature Worldwide.Facilita mapas de decisões (Innovation Decision Mapping), desenha e conduz processos colaborativos de aprendizagem e sustentabilidade.Sócio-fundador da empresa IANDÊ – desenvolvimento humano e inovação organizacional. Colabora com a Iniciativa Intergeracional Wiser Together Café.

GIOVANA BARBOSA DE SOUZA
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas.  Mestrado em Educação e Mestrado internacional em Direitos Humanos.  Foi Coordenadora de projetos do Fundação Orsa e da Aliança pela Infância, onde instituiu, a partir de 2006, a Semana do Brincar. É Coordenadora de Projetos de Educação Ambiental na UMAPAZ?SP.

ISABELA MARIA GOMES DE MENEZES
Arquiteta e Urbanista, cursou Educação Gaia. Atua com o desenvolvimento de projetos de educação para sustentabilidade, regeneração de sistemas sociais, responsabilidade social e desenvolvimento comunitário pela Oficina da Sustentabilidade. É ativista do Movimento Mundial do Transition Towns (Disponível em: .), Trustee And Kepper of the global Perspective no Board do Transition Network , articuladora e facilitadora do HUB Nacional do Transition Towns no Brasil e uma das iniciadoras do Movimento do Transition Towns na Granja Viana. Conselheira consultora do Projeto Âncora.

LARA CRISTINA BATISTA FREITAS
Arquiteta e Urbanista (UNESP). Mestre em Gestão Urbana (PUCPR), Especialista em Reabilitação Urbanística e Arquitetônica Ambiental Sustentável (UnB), Permacultora. Cofundadora do Programa Permanente Ecobairro, desde 2004 e membro do Ecobairro Brasil. É Conselheira Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES da Prefeitura Regional Vila Mariana e faz parte do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável

LIA SALOMÃO LOPES
Graduada em Geografia pela USP. Faz parte da equipe docente da UMAPAZ?SP, onde é Coordenadora de Projetos. Cocoordena e facilita o Programa Carta da Terra em Ação, da UMAPAZ, e seus desdobramentos.

LINA MARIA ARVELOS DO NASCIMENTO (LINA NASCIMENTO)
Educadora de infância, com 30 anos de experiência profissional. Trabalhou em diversos ambientes socioculturais, com diferentes modelos pedagógicos e em diversas entidades. Atualmente desenvolve função docente no Agrupamento de Escolas da Vila do Bispo no Jardim-de-Infância da rede pública, na sede de concelho da Vila do Bispo, Portugal.

MARIA EDITE FERNANDES FAGANELLO (EDITE FAGANELLO)
Pedagoga, ecoeducadora para prosperidade sustentável e cultura de paz. Designer social. Tem formação em Direitos Humanos e Resolução de Conflitos, na metodologia Dragon Dreaming. Pós-graduação em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz. Facilitadora de Jogos Cooperativos, processos participativos e circulares. Cofundadora e, atualmente, gestora do Instituto Nhandecy, com sede em Curitiba (PR)

PAULLO CESAR SANTOS
Contador, Publicitário, Designer em Sustentabilidade pelo Gaia Education. Cofundador do Conselho Parlamentar de Cultura de Paz da ALESP. Cofundador e membro do Programa Permanente Ecobairro Brasil, Coordenador do Ecobairro em Feira de Santana. Ex-diretor da UMAPAZ SP. Consultor em Desenvolvimento Sustentável e membro da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade.

PRISCILA COL DEL NERO
Graduada em Ciências Biológicas. Especialista em Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis (ESALQ/USP); Educação, Transdisciplinaridade em Educação, Saúde, Cultura de Paz e Liderança (UNIPAZ); Consultoria Ambiental (Universidad de León) e em Ecologia e Biologia Animal (Universidad de Vigo). É Agente Socioambiental pelo programa Carta da Terra em Ação pela UMAPAZ. Atuou como educadora ambiental em projetos voltados à conservação da biodiversidade e de recursos em áreas protegidas no Brasil e na Espanha. Facilitou oficinas de práticas sustentáveis, ecologia profunda e dos Princípios da Carta da Terra na Sala Verde Beija-flor da Unipaz SP. É Coordenadora de Projetos na UMAPAZ, SP. 

REGINA STELLA QUINTAS FITTIPALDI (REGINA FITTIPALDI)
Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Brasília e Pós-Graduada em Gestão Ambiental em Cidades. Diretora da Fittipaldi Arquitetura Ltda, em Brasília- DF desde 1978.Pró Reitora de Meio Ambiente da UNIPAZ – Unidade–DF, Produtora e Apresentadora do Programa de Rádio “Ecos da Natureza” FM-89,9 MHZ. Coordenadora Editorial e Âncora de Programas de TV Supren – União Planetária. Conselheira do Conselho de Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal – GDF. Membro do CIRAT – Centro de Estudos Transdisciplinares da Água. Membro do Comitê da Reserva da Biosfera do Cerrado. Autora de livros de literatura infantil e de peças de teatro infantil e musicais infantis.

ROSE MARIE INOJOSA
Integra, desde 2015, a equipe de produção e tutoria do Programa Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, composto de cursos a distância para países de língua portuguesa, gerenciado pelo Centro Carta da Terra para Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a U-Peace. Participou da concepção e dirigiu, por sete anos (2006, 2008-2012, 2017), a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz de Sâo Paulo. Tem produção sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável Intersetorialidade, Redes, Planejamento, Cultura de Paz. É graduada e mestre em Comunicação e Doutora pela USP/SP.

SANDRA INES BARAGLIO GRANJA
Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), tese defendida na área de jogos, planejamento, negociação e mediação de conflitos. Foi consultora da UNESCO; pesquisadora na USP-SP, professora em cursos de Pós-Graduação e MBAs nos temas de negociação, mediação, jogos, planejamento estratégico, elaboração e gestão de projetos. Ministrou recentemente curso na África pelas Nações Unidas/(ONU), conhecido formalmente como Escritório dos Fundos e Programas das Nações Unidas em Cabo Verde.

SILVIA MARIA BARROS DA ROCHA
Graduada e mestre em Comunicação Social – Jornalismo (ECA-USP). Pratica o haikai – micropoemas de origem japonesa, inspirados na natureza desde 1984. Publicou a segunda edição de Estação Haikai e Gestação Haikai, em 2015. Publicou, editou, agenciou, prefaciou, traduziu do inglês e revisou inúmeras obras e textos. Escreve matérias, artigos e crônicas para veículos impressos e virtuais e conduz a oficina Haikai: universo em três versos em grupos, individualmente, presencialmente e à distância. Participa do movimento Transition Granja Viana desde a sua fundação, em 2009