Capa do livro: INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE

INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores: Altair Alberto Fávero - Carina Tonieto - Evandro Consaltér (Orgs.)

A interdisciplinaridade pode ser considerada como um complexo e potente campo de conhecimento em construção. Apesar de ser um tema debatido e problematizado a mais de cinco décadas, sua atualidade requer uma permanente vigilância epistemológica para explorar de todas as formas seu potencial crítico e criativo. Dispor-se a tratar da interdisciplinaridade não é tarefa fácil, pois exige a disposição de enfrentar um conceito polissêmico que tem a sua gênese ligada às iniciativas que buscavam propor uma nova forma de compreensão a respeito do conhecimento e sua produção, como alternativa ao trabalho disciplinar. A presente coletânea é resultado parcial dos estudos e investigações que aconteceram junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF) que desenvolveu o projeto de pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais (2016-2018), dos convênios de cooperação entre o PPGEDU/UPF com a Universidad Autônoma del Estado de México (UAEMéx) e com a Universidad Nacional de la Plata (UNLP/Argentina), do Grupo Internacionacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Giepes/Unicamp) e da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Repes/Furg).

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2232-8
DOI: 10.24824/978854442232.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 278
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE

ALTAIR ALBERTO FÁVERO
Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015), Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016) e Epistemologias da Docência Universitária (em co-organização com Carina Tonieto, publicada em 2016 pela CRV). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior –?GIEPES, ligado à Unicamp.

CARINA TONIETO
Doutora em Educação (UPF), Mestre em Educação (UPF/Bolsista Capes), especialista em Gestão Educacional (UFSM), graduada em Filosofia (UPF), pesquisadora e vice-coordenadora no Projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios na Universidade de Passo Fundo. Professora do curso de Filosofia e Área de Ética e Conhecimento na UPF e no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS/Campus de Ibirubá. Dentre suas inúmeras publicações, se destacam pela Editora Mercado de Letras, as obras Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2013) Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Altair Alberto Fávero, lançado em 2011) e Educar o Educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Altair Alberto Fávero, lançado em 2010) e Epistemologias da Docência Universitária (em co-organização com Altair Alberto Fávero, publicada em 2016 pela CRV). É Vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – ?GIEPES, ligado à Unicamp.

EVANDRO CONSÁLTER
Doutorando em Educação (Bolsista CAPES) pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Educação (Bolsista CAPES) pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, na linha Políticas Educacionais (2016), Especialista em Estratégias de Aprendizagem pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação – FABE Marau/RS (2013). Graduado em Letras (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas) pela Universidade de Passo Fundo (2009). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – ?GIEPES, ligado à Unicamp.

ALCEMIRA MARIA FÁVERO
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1998), graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (2004), Especialização em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (2002 e Especialização em Metodologia do Ensino Religioso pela Instituto de Teologia e Pastoral e pela Universidade de Passo Fundo (2003). Atuou como professora e coordenadora pedagógica da Escola Menino Jesus (de 1994 a 2014). Atualmente é professora da Universidade de Passo Fundo onde atua com as disciplinas de Iniciação ao Conhecimento Acadêmico e Ética Geral e das Profissões (em diversos cursos tais como Direito, Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Educação Física, Pedagogia dentre outros) É integrante dos grupos de Pesquisa Políticas para o Ensino de Filosofia e Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais ligados ao PPGEDU da Universidade de Passo Fundo. Também é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Superior (GEPES) cadastrado junto ao CNPq.

ARISTEO SANTOS LÓPEZ
Pos-doutorado pela Universidade de São Paulo (2005), doutorado em Educação pela Unicamp (1997), Mestre em Administração de Empresas (1991) e em Educação Superior (1987) pela Universidad Autónoma del Estado de México (1991), Especialista em Motivação e Direção de Recursos Humanos (UAEMéx), Especialista em Adminsitração e Organização de Instituições Educativas (ISCCEEM/Toluca/México) e licenciado em Psicologia pela Universidad Autónoma del Estado de México (1981). Coordena o convênio entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx).

BIANCA POSSEL
Graduanda em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo. Integrante e bolsista PIBIC/CNPq do projeto Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais da UPF e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

CAMILE GASPARINI
Docente no Ensino Fundamental da rede privada de Ensino. É graduada em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Especialista em Orientação Educacional pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Mestranda em Educação por esta mesma instituição (Taxa Capes). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

CAMILA FÁVERO
Artista graduada em Artes Cênicas pela Universidade do Paraná. Possui formação em teatro. Tem experiência na área de teatro infantil e dramatização, atuando principalmente nos seguintes temas: ator, formação, experiência do jogo e improvisação. Atuou nas peças Pequeno Príncipe, Bita e os Animais e Sopa de Raízes Mortas. Todas as peças pela Cia Regina Vogue, e foram apresentadas no Teatro Regina Vogue no Festival de Teatro de Curitiba de 2016. A peça “O pequeno príncipe” tornou-se uma temporada no Teatro Regina Vogue, de março a julho de 2016.

CARINA COPATTI
Doutoranda em Educação nas Ciências (UNIJUI/RS). Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Geografia pela Uniasselvi/SC. Licenciada em Geografia pela UPF. É professora substituta do Curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Campus Erechim) e atua como docente na rede municipal de ensino de Charrua/RS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil. Atualmente suas pesquisas estão voltadas ao processo de ensino-aprendizagem de Geografia sob a perspectiva estética.

CARMEM LÚCIA ALBRECHT DA SILVEIRA
Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Pedagogia pela UPF. Especialista em Metodologia do Ensino do Primeiro e Segundo Graus e especialista em Supervisão Escolar. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Carazinho e atua no Curso Técnico em Secretária Escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/Centro de Referência de Carazinho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliações externas, IDEB, qualidade da educação pública, politicas da educação pública, formação do professor na educação superior e história da educação brasileira. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

CÉSAR TELLO
É professor em Ciências da Educação (Universidade Nacional de La Plata), graduado em Gestão Educacional (FLACSO-Argentina), mestrado em Política e Administração de Educação (Universidade Nacional de Tres de Febrero) é Doutor em Ciências da Educação (Universidade Nacional de La Plata). É Diretor da Rede Latino-Americana de Estudos Epistemológicos em Política Educacional (ReLePe). Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Conhecimento e Política Educacional (NICPE) e o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação, Cultura e Sociedade (CEIECS-UNSAM). Ele também é membro dos comitês editoriais de revistas especializadas em educação a nível nacional e internacional. Trabalha como Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento na Universidade Nacional de Tres de Febrero e na Universidade Nacional de San Martín. É também pesquisador no campo de Estudos Epistemológicos em Política Educativa e realiza pesquisas em políticas de ensino, produção de conhecimento e tomada de decisão e ensino secundário, temas sobre os quais já publicou diversos artigos em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros e livros em vários países latino-americanos.

DEBORA OLIVEIRA MOREIRA
Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós-graduada em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Arte e Educação pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino (UNIVEST/Lages). Licenciada em Artes pela UPF. Atua como docente e diretora na rede municipal de ensino do município de Carazinho/RS e realiza oficinas de capacitação para professores pelo viés da educação estética. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

ELIAS FOCHESATTO
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2017). Bacharel em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE, 2013). Atuou como docente na rede privada de ensino básico e superior na região de Passo Fundo (2017). Participa do Grupo de Pesquisa “Interdisciplinaridade e Docência Universitária”, vinculado ao PPG-Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF) desde 2016. Atualmente, desenvolve projetos de formação popular cooperativista para o Sistema Cresol Central SC/RS.

FLAIANE RODRIGUES DA COSTA
Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (bolsista pela Universidade de Passo Fundo); Especialista em Educação Física Escolar (UPF 2013); Licenciada em Educação Física (UPF 2011). Professora e coordenadora do curso de Educação de Educação Física do Instituto de Desenvolvimento Educacional de Passo Fundo – Faculdade IDEAU. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

GIONARA TAUCHEN
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Mestra em Educação pela Universidade de Santa Maria (UFSM). Graduada em Pedagogia pela UFSM. Pós-doutora em Ensino-aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na FURG Líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES) e integrante do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013), Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação, junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (2013-atual) da FURG. Publicou um conjunto de capítulos e de livros organizados e inúmeros artigos em periódicos da área da educação. Dentre os livros, destacam-se: Docência e Políticas na Educação Superior; Educação Científica: pesquisas e experiências e Educação em Ciências: epistemologias, princípios e ações educativas; Ensino de Ciências e Investigação-ação educacional, entre outros. Tem experiência docente e gestora na área educacional e investiga os seguintes temas: docência e políticas de Educação Superior, educação comparadal, epistemologia, educação em ciências, formação de professores.

FRANCIELI NUNES DA ROSA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo – UPF; Especialização em Neuroaprendizagem pela Universidade Oeste do Paraná; licenciada em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo – UPF; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

LEANDRO CARLOS ODY
Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor e coordenador do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, Campus Erechim e professor do Mestrado Profissional em Educação – PPGPE – da UFFS, Campus Erechim. Participa do projeto de pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais, direcionando suas pesquisas e produções a partir do falibilismo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

LIDIANE LIMANA PUIATI PAGLIARIN
Doutoranda em Educação na Universidade de Passo Fundo; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Licenciada em Pedagogia pela UFSM. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul e do projeto de pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Políticas Educacionais. Atuou de 2009 a 2015 como professora de rede municipal de ensino e atualmente é professora de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim. Centra seus estudos nas seguintes temáticas: formação de professores, políticas educacionais, aprendizagem da docência, docência na educação superior, coordenação pedagógica em escolas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

LUCILA CÁRDENAS BECERRIL
Possui Doutora em Educação e Pós doutorado em Enfermagem, mestrado em Estudos Latinoamericanos e licenciatura em Enfermagem. É membro do Sistema Nacional de Pesquisadores e docente da Faculdade de Enfermagem e Obstetricia da Universidade Autônoma do Estado do México (UAEMéx) há mais de 30 anos. Suas pesquisas são nas linhas de educação, sociologia e história. Há publicado como autora e coautora 32 livros sobre enfermagem. Forma parte do Núcleo de Pesquisa “Cuidado Profissional de Enfermagem”. É integrante do Comitê Editorial dos seguintes periódicos: Revista Científica del Colegio de Enfermeros del Uruguay, Revista Internacional de Historia y Pensamiento Enfermero Temperamentum, Fundación Index, Granada, España; Horizontes en Salud. Expresión de Enfermería, da Faculdade de Enfermagem e Obstetricia da UAEMéx. Coordenadora da Rede Iberoamericana de Pesquisa em Educa?ão em Enfermagem, região México e Caribe e da Rede Mexicana de História em Enfermagem Lic. María Suárez Vázquez.

MÁRCIO LUÍS MARANGON
Graduado em Filosofia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-FW); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Doutorando em Educação por esta mesma universidade (Bolsista Capes). Participa dos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação e Racionalidade e Formação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.

MARISA FÁTIMA ROMAN
Possui Doutorado em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Autônoma do Estado do México (2012); mestrado en Educação Superior também pela Universidade Autônoma do Estado do México (2001); Graduação em Letras pela Universidade Integrada do Alto Uruguai e Missões (1981). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, Políticas Inclusivas e Cidadania. Participou com apresentaçao de trabalhos em diversos Eventos Internacionais. Possui diversas publicaçoes na área de Educaçao e Políticas Inclusivas. É colaboradora estrangeira do Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridade, Docência Universitária e Politicas Educacionais do PPGEDU da UPF.

MARTA MARQUES
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2010), Especialista em Psicopedagogia Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU) 2010 e Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2013). Atualmente é pesquisadora (colaborador) da Universidade de Passo Fundo em suas pesquisas e projetos da área da educação e doutoranda em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

MÔNICA VASCONCELLOS
Doutora em Educação, Professora de Didática da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Faculdade de Educação/Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação. Tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio do CNPq, CAPES, FAPERJ e FUNDECT referentes aos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização do ensino, autonomia docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência. Coordena o Formar – Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas/CNPq e o Núcleo de Didática e Formação de Professores/CNPq. Integra o Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe) e desde 2014 é tutora do Programa de Educação Tutorial/Interdisciplinar – PET-MEC/SESU.

MUNIR JOSÉ LAUER
Doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Mestre em Educação – Universidade Passo Fundo (UPF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil. Possui graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2006).

MYLENE CRISTINA SANTIAGO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Vice-coordenadora do Laboratorio de Pesquisa, Estudos e Apoio a Participação e a Diversidade em Educação (LaPEADE/UFRJ). Pesquisadora do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE).

RAFAELE RODRIGUES DE ARAÚJO
Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, desde abril de 2014. Foi professora da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA do Campus de Dom Pedrito de maio de 2012 à março de 2014. Atuou como Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Foi Professora Substituta na Universidade Federal do Rio Grande no período de abril de 2010 a dezembro de 2011. Doutora e mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Licenciada em Física pela FURG. Tem como linha de pesquisa o ensino de Física, interdisciplinaridade e a formação de professores.

VÍVIAN NOLASCO
Mestranda em Educação na Universidade de Passo Fundo (Linha de Pesquisa – Políticas Educacionais), Psicanalista pelo Projeto – Associação Científica de Psicanálise de Passo Fundo, Psicóloga graduada pela Universidade de Passo Fundo (1999). Psicóloga e Psicanalista em consultório clínico particular. Membro do Projeto – Associação Científica de Psicanálise; Co-coordenadora do Núcleo de Atenção à Educação do Projeto – Associação Científica de Psicanálise. A experiência profissional se concentra na área da Psicanálise e Psicologia Escolar, grupos de formação docente, formações continuadas de docentes nas redes de ensino particular, municipal e estadual. O trabalho dirige-se aos seguintes temas: psicanálise, clínica psicanalítica, educação, cultura, formação docente, intervenções subjetivantes, medicalização e patologização da infância, adolescência, do ensino, indicadores de risco a constituição psíquica, intervenções subjetivantes precoces, dificuldades de aprendizagem, constituição psíquica, constituição da inteligência e do pensamento. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS/Brasil.