Autores: Luis Carlos Marques Sousa
O texto “Cultura Organizacional e Educação” visa contribuir para que seja desvelada uma das fundamentes dimensões que permeiam a estruturação, o funcionamento, o desenvolvimento, enfim, a vida da organização escolar, o seja, a cultura que, cotidianamente, é construída no âmbito deste mesmo espaço educativo, a saber, a cultura escolar.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2198-7
DOI: 10.24824/978854442198.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
LUIS CARLOS MARQUES SOUSA
licenciado em Pedagogia (1977), mestre e doutor em Educação (2002 e 2006). Em paralelo à formação acadêmica percorreu uma trajetória de inserção na educação pública ao longo do período de 1980 a 1996, na rede estadual de ensino de Pernambuco, exercendo funções de supervisão educacional e gestão escolar, na cidade de Camaragibe-PE. Por largos anos, na condição de membro da Congregação SCJ, também desenvolveu atividades pastorais junto às comunidades eclesiais de São Pio X e da Vila da Fábrica (também em Camaragibe), com destaque para a realização de um trabalho de formação sociopolítica junto à juventude local. Em 1988 foi agraciado com o título de Cidadão Camaragibense. Também neste ano ingressou no mundo editorial com a publicação do texto (auto natalino) intitulado “O Amor teima em nascer”, pelas Edições Paulinas.
No período de outubro de 1996 a outubro de 2009, foi professor efetivo da Universidade de Pernambuco-UPE/Campus de Nazaré da Mata. Nesse novo espaço formativo, também coordenou cursos de Especialização em Psicopedagogia. Ao longo do biênio 2008-2009 foi Coordenador Setorial de Pesquisa da FFPNM-UPE.
Desde novembro de 2009 integra o quadro docente da Universidade Federal de Pernambuco/Campus Recife, DAEPE-Centro de Educação e vem ministrando as disciplinas Política Educacional Brasileira, Fundamentos da Gestão Educacional, Prática Pedagógica VIII (Estágio em Gestão Escolar) e Cultura Organizacional e Educação.
Resultante de sua tese doutoral, no ano de 2012, pela Editora CRV, publicou o livro “Autonomia da Escola: um instigante e complexo princípio educacional.