Capa do livro: MOSAICO DISCURSIVO: <br>diferentes materialidades e sentidos <br>Coleção Educação, discurso e ensino – Volume 2

MOSAICO DISCURSIVO:
diferentes materialidades e sentidos
Coleção Educação, discurso e ensino – Volume 2

Autores: Filomena Elaine Paiva Assolini - Leny André Pimenta - Camila Carrari Dornelas (Orgs.)

livro impresso
de R$ 57,90 por
livro digital
de R$ 57,90 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro, que dá sequência ao Volume 1 (constituído pelos Eixos 1 e 2), compõe-se por capítulos que destacam as contribuições da Análise de Discurso de Matriz Francesa (Pecheuxtiana) para discussões teóricas a respeito das áreas de Saúde e Ciências Jurídicas. Acreditamos que os leitores interessados em entender a Análise de Discurso de Matriz Francesa (Pecheuxtiana) encontrarão nesses capítulos alguns pontos de apoio para sua compreensão e algumas respostas às suas indagações. Temos, também, importantes questões relacionadas ao ensino, à leitura, à língua, à linguagem, às práticas pedagógicas escolares, ao mal-estar docente, aos saberes e fazeres docentes, pensadas tanto a partir da perspectiva discursiva quanto com base no arcabouço teórico da Psicanálise Freudo-Lacaniana, das Ciências da Educação, em especial, nas contribuições da área de Formação de Professores e nos estudos atinentes às Tecnologias de Informação e Comunicação.
Não por acaso o nome “mosaico discursivo”, portanto. O subtítulo “diferentes materialidades discursivas” ressalta os diferentes corpora sobre os quais se debruçam os pesquisadores envolvidos neste trabalho, que se destina a estudantes de pós-graduação, professores e estudiosos que se interessam pelos estudos do discurso

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2186-4
DOI: 10.24824/978854442186.4
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 264
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

MOSAICO DISCURSIVO: <br>diferentes materialidades e sentidos <br>Coleção Educação, discurso e ensino – Volume 2

Autores

CAMILA CARRARI DORNELAS
Possui graduação em Psicologia e Pedagogia. Especialização em Psicologia e Educação. Mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP-USP. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, GEPALLE-USP. Atua nas interfaces psicanálise-Educação e Análise do Discurso- psicanálise, trabalhando com feminino, subjetividade docente e formação de professores. 

FERNANDA ALEIXO CHUFFI
Possui graduação em Pedagogia. Mestra em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-FFCLRP-USP. Coordenadora Pedagógica da Maple Bear – Ribeirão Preto. Docente na pós-graduação Unifafibe. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, GEPALLE. Atua na interface Linguística-Educação, trabalhando com alfabetização, letramento, identidade(s) e formação de professores.

CASSIARA BOENO BORGES DE OLIVEIRA
Possui graduação em Enfermagem. Doutora e Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-EERP-USP, e especialista em Enfermagem na Atenção Básica com ênfase no gerenciamento pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-FAMERP. Atua nas linhas de pesquisa “Práticas, Saberes e Políticas de Saúde” e “Análise de Discurso”, trabalhando com temáticas relacionadas às pesquisas epidemiológico-operacionais com destaque à abordagem qualitativa, aos estudos discursivos, à avaliação de serviços de saúde que assistem pessoas acometidas por tuberculose e pessoas vivendo com HIV.

ALINE APARECIDA MONROE
Possui graduação em Enfermagem. Pós-doutora pela Faculdade de Medicina-FMUSP e doutora (Doutorado Direto) em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-EERP-USP. Professora Doutora, Nível 2, do Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da EERP-USP, ministrando aulas nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordena o Grupo de Estudos Epidemiológicos em HIV/Aids, GEOHAids. Atua na área de Enfermagem junto à linha de pesquisa “Práticas, Saberes e Políticas de Saúde”, com ênfase em condições crônicas: HIV/aids, tuberculose, Programa de Controle de Tuberculose e Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids.

PEDRO FREDEMIR PALHA
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia. Pós-doutor pela Universidade de Alberta (Canadá), Doutor pela Escola de Enfermagem-EE-USP e Mestre pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-EERP-USP. Pesquisador Nível II – bolsa produtividade. Professor Titular do Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da EERP-USP, ministrando aulas nos cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de saúde, organização dos sistemas de saúde, saúde da família, tuberculose, promoção da saúde, enfermagem em saúde coletiva, atenção primária à saúde e gestão em saúde. Atua na linha de pesquisa “Práticas, Saberes e Políticas de Saúde”.

DIONÉIA MOTTA MONTE SERRAT
Pesquisadora Colaboradora do IEL-UNICAMP, Professora Assistente Especialista da Universidade de Ribeirão Preto, Doutora (Doutorado Direto) em Psicologia pela FFCLRP-USP. Doutorado Sanduíche (CAPES-BEX 4394/10-0) na Université Sorbonne-Nouvelle, Paris 3 (set/dez. 2010). Estágio (FAPESP 09/54417-4) na EHESS, Paris (fev. 2012). Graduação em Letras e Direito. Membro dos grupos de pesquisas AD-Interfaces (coordenado pela Profa. Dra. Leda Verdiani Tfouni) e Neurolinguística Discursiva: afasia e infância (coordenado pela Profa. Dra. Maria Irma Hadler Coudry), ambos cadastrados no CNPq.

FILOMENA ELAINE P. ASSOLINI
Possui graduação em Pedagogia, Letras e Linguística. Doutora e Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-FFCLRP-USP. É docente nessa Universidade, ministrando aulas em cursos de graduação e pós-graduação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, GEPALLE. Atua na interface Linguística-Educação, trabalhando com leitura, escrita, alfabetização, letramento e formação de professores.
EMERSON RODRIGO CAMARGO
Licenciado em Filosofia e História pela Faculdade de Educação São Luís (Jaboticabal/SP). Mestre em a Educação pela FFCLRP-USP. Professor de Filosofia e História do Colégio Maria – Pueri Domus em Jaboticabal e de Filosofia da Faculdade de Educação São Luís (FESL) de Jaboticabal. Pesquisador do GEPALLE (Grupo de Estudos e pesquisas em Alfabetização, Leitura e Letramento) vinculado à USP/RP. Pesquisa, à luz da Análise de Discurso francesa, as relações construídas no contexto escolar.

ENIO JOSÉ PORFIRIO SOARES
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da FFCLRP – USP. especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP/UNIVESP. Graduado em Letras. Professor de Língua Portuguesa e Produção Textual nos Colégios Monteiro Lobato COC em Franca-SP e Maria Pueri Domus em Jaboticabal-SP. Pesquisador do GEPALLE (Grupo de Estudos e pesquisas em Alfabetização, Leitura e Letramento) vinculado à USP/RP. Pesquisa, à luz da Análise de Discurso francesa, as relações construídas no contexto escolar. 

JOSIANE A. DE PAULA BARTHOLOMEU
Mestranda no programa de pós-graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Pesquisadora do GEPALLE/ USP – Grupo de Estudos e pesquisas em Alfabetização, Leitura e Letramento. Pós-graduada e Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Barão de Mauá e em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís de Jaboticabal. Licenciada em Pedagogia Pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Coordenadora Pedagógica na Prefeitura Municipal de Brodowski/SP.

JULIANA AUGUSTA SOARES
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto-UNAERP. Mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-FCLAr-UNESP. É docente na Universidade de Ribeirão Preto-UNAERP, ministrando aulas e supervisionando alunos no curso de graduação em Psicologia. É membro fundador de Lalíngua-Espaço de Interlocução em Psicanálise, em Ribeirão Preto-SP. Coordena em parceria com Silvia de Carvalho Machione Trindade o Seminário de Lalíngua “Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise”. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, GEPALLE. Atua na interface Psicanálise-Educação, trabalhando com prevenção e promoção de saúde na primeira infância e com a clínica psicanalítica.

SILVIA DE CARVALHO MACHIONE TRINDADE
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto-UNAERP. Especialista em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá. É coordenadora da ONG Serviço de Aprendizagem Rural ao Adolescente – SARA em Cravinhos. É membro de Lalíngua-Espaço de Interlocução em Psicanálise, em Ribeirão Preto-SP. Coordena em parceria com Juliana A. Soares Seminários de Lalíngua sobre a obra de Jacques Lacan desde 2014. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, GEPALLE. Atua na interface Psicanálise-Educação supervisionando trabalhos em ambientes institucionais e com a clínica psicanalítica.

MARIA REGINA MOMESSO
Doutora em Letras/ Linguística; Docente pesquisadora da Pós-Graduação Mestrado em Educação Sexual (UNESP,Araraquara, SP), da Graduação Agronomia da (FIB, Bauru,SP) e do CTI-FEB (UNESP, Bauru,SP), Produtora e apresentadora do programa de TV – Educativo “Diálogos do Saber”, TVFIB de Bauru,SP. Coordenadora do grupo de pesquisa GESTELD (UNESP-Bauru) certificado no CNPq.

LENY ANDRÉ PIMENTA
Possui graduação em Pedagogia e Educação Física. É Mestre em Linguística pela Universidade de Franca. Doutoranda em Educação pela UNESP – Araraquara. Possui diversas especializações. É Diretora do Colégio Monteiro Lobato – COC- Franca. Diretora de Inovação e Pesquisa da Educacross. É pesquisadora do GEPALLE (FFCLRP-USP), onde também atua como membro da Comissão Executiva.

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
Psicólogo formado pela PUCCAMP e Pedagogo pela- UNICAMP. Pós-doutorado em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É Livre-Docente em Sexologia e Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Foi vice-diretor da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, em Araraquara. É professor e orientador de mestrado e doutorado nos seguintes Programas de Pós-Graduação da UNESP, em Araraquara: Educação Sexual, do qual é o coordenador do Programa; e Educação Escolar, onde coordena a Linha de Pesquisa Sexualidade, cultura e educação sexual. É especialista do Conselho Estadual de Educação – SP e atua nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase na pesquisa em Sexualidade Humana. Foi um dos fundadores e vice-coordenador do GT-23 Gênero, sexualidade e educação, da ANPED. Coordenador do grupo de pesquisa NUSEX (UNESP-Araraquara) certificado no CNPq.

ANE RIBEIRO PATTI
Possui graduação em Psicologia. Doutora e Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-FFCLRP-USP. É docente do Centro Universitário Barão de Mauá, ministrando aulas em cursos de graduação, e professora convidada do Centro Universitário Moura Lacerda e da Universidade de Franca (Unifran), ministrando aulas em cursos de pós-graduação. Atua na interface da clínica e da teoria psicanalítica, trabalhando com as questões da pós-modernidade relacionadas à Ética, Avaliação Psicológica, Sujeito e Discurso, e com a interface da Psicanálise de releitura lacaniana com a Análise do Discurso francesa.

ELCI ANTONIA DE MACEDO RIBEIRO PATTI
Possui graduação em Psicologia. Doutora e Mestre em Psicologia pela UNESP-Franca. É docente na Universidade de Franca (UNIFRAN). Coordenadora do curso de pós-graduação Lato sensu Psicanálise, Teoria e Prática: uma visão contemporânea. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEPLI, cadastrado junto ao CNPq. Autora dos livros: O que pode uma mulher? Sexualidade, educação e trabalho e A saúde na Educação é possível? Uma proposta multidisciplinar e interdisciplinar. Colaboradora dos livros: Sexualidade, psicanálise e discurso na literatura e Diálogos Jurídicos.

GIOVANNA WRUBEL
Giovanna Wrubel é Doutora e Mestra em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo. Atua como pesquisadora do GEPALLE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento da Universidade de São Paulo – e é Supervisora de Soluções Pedagógicas da Conexia Experiências Educacionais (Grupo SEB). Seus estudos se relacionam às áreas de Psicolinguística, Análise da Conversação e Análise do Discurso.

CARLA ANDREA PEREIRA DE REZENDE
Advogada. Pós Graduada em Direito Civil e Processual Civil. Mestre em Linguística pela Universidade de Franca. Graduada em Letras/Português pela Universidade Estácio/Uniseb. Pós graduada em Planejamento, Implementação e Gestão do Ensino a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Ministra aulas de Direito da Saúde, Infância, Família, Educação e Direitos Humanos em curso de gestantes pelo SUS. Membro integrante do grupo de Estudos GEPALLE (Grupo de Estudos, Pesquisas sobre alfabetização, leitura e letramento) /USP- Ribeirão Preto, coordenado pela Profa. Dra. Elaine Assolini. Doutoranda no Programa de Promoção da Saúde pela Universidade de Franca. Membro e Vice Coordenadora da Comissão Infantojuvenil, Membro e responsável pelos estudos da Conciliação, Mediação e resoluções pacíficas de conflitos, uma subcomissão da Comissão do Processo Civil, ambas da OAB/Franca 13ª subseção. Conciliadora e Mediadora Judicial e Extra Judicial, certificada pelo TJ/SJ.

CLÁUDIA HELENA ARAÚJO BALDO
Possui graduação em Pedagogia com especialização em Didática do Ensino Superior e em Informática como Ferramenta na Área de Educação. É mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da FFCLRP-USP. Docente na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e no Ensino Superior, atuando nas áreas de Educação e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Prática de Ensino e Supervisão de Estágio. Membro da Academia Ribeirão-pretana de Educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento – GEPALLE (FFCLRP-USP).

REGINALDO APARECIDO GOTARDO
Doutor em Inteligência Artificial pela UFSCar e Mestre em Personalização de Sistemas pela UFSCar, Especialista em EaD pela UNISEB e MBA em Tecnologias de Informação e Comunicação pelas Faculdades COC, Cientista da Computação pelas Faculdades COC. Diretor Executivo da Cross Reality, desenvolvedora da Educacross.

ÉRICA STAMATO
Graduada em Letras pela Faculdade Soares de Oliveira, Especialização em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Uniseb Ribeirão Preto /SP. Designer Gráfica e professora na Educação Básica e Educação Profissional. Palestrante nas áreas de Educação, Comunicação, Tecnologia e Desenvolvimento, em cursos de formações profissionais e de pós-graduação. Coordenadora pelo CNPq RHAE e Diretora Pedagógica da Cross Reality.

DIOGO PORFÍRIO DE CASTRO VIEIRA
Possui graduação em Física. É Mestre e Doutor em Neurociência Computacional, pelo Programa de Física Aplicada à Medicina e Biologia da FFCLRP-USP. Professor do curso de Jogos Digitais, do Centro Universitário Barão de Mauá.

DIEGO SBORDONI PALARETI
Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Barão de Mauá.