Capa do livro: (ENTRE)LAÇAMENTOS DISCURSIVOS: <br>docência e práticas pedagógicas <br>Coleção Educação, discurso e ensino – Volume 1

(ENTRE)LAÇAMENTOS DISCURSIVOS:
docência e práticas pedagógicas
Coleção Educação, discurso e ensino – Volume 1

Autores: Filomena Elaine Paiva Assolini - Leny André Pimenta - Camila Carrari Dornelas (Orgs.)

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Sinopse

A presente obra contém dez textos que revelam a pluralidade de sentidos e pontos de vista que se (entre)laçam em torno da docência e práticas pedagógicas. Na seleção e organização dos textos, buscou-se respeitar um núcleo temático consistente, dividindo-o em dois eixos: Práticas Discursivas de Leitura e Escrita, Alfabetização e Letramento e (Per)cursos na/da Docência e Práticas Pedagógicas. Os textos aqui apresentados partem de um enfoque discursivo, ancorados em fundamentos teóricos e metodológicos advindos da Análise de Discurso de Matriz Francesa, da Linguística, das Ciências da Educação e da Psicanálise. Os dez capítulos coincidem em análises problematizadoras que objetivam promover discussões, inquietações e deslocamentos acerca da docência e das práticas pedagógicas, junto àqueles que se interessam pelos (per)cursos de formação e atuação docente tendo em vista suas particularidades, seu funcionamento discursivo, político, educacional e pedagógico.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2185-7
DOI: 10.24824/978854442185.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

(ENTRE)LAÇAMENTOS DISCURSIVOS: <br>docência e práticas pedagógicas <br>Coleção Educação, discurso e ensino – Volume 1

Autores

MARIA DO ROSÁRIO LONGO MORTATTI
Graduada em Letras pela FFCL de Araraquara. Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Titular da UNESP – Universidade Estadual Paulista. Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Faculdade de Filosofia e Ciências – campus de Marília. É coordenadora do GPHELLB – Grupo de Pesquisa “História do ensino de língua e literatura no Brasil”. É Presidente Emérita da ABAlf – Associação Brasileira de Alfabetização.

CAROLINA FERNANDES
É doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Licenciada em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Santa Maria, é docente do curso de Letras na Universidade Federal do Pampa e do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas. Suas pesquisas integram o campo da Análise do Discurso e suas interfaces com a Psicanálise, a Filosofia e a Arte. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Pêcheutianos que reúne membros de diferentes instituições de ensino superior, e membro dos grupos de Pesquisa Oficinas de AD: conceitos em movimento (UFRGS) e Linguagem e Currículo (UNIPAMPA).

JANAINA BEHLING
Possui licenciatura em Letras – português/latim – pela Unesp de Assis e mestrado em Linguística Aplicada pela Unicamp. É idealizadora da agência Viva Letramentos, prestadora de serviços linguísticos, tendo desenvolvido projetos junto a escolas, universidades, organizações civis, empresas e institutos de pesquisas como o IPEA – Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada – sobre políticas de juventude, na sede de Brasília, e União Europeia, pela delegação portuguesa de Bruxelas sediada em São Paulo, na área de Desenvolvimento Local. Palestrante e autora de vários trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Colaboradora convidada do GEPALLE para a confecção do presente artigo.

RUI RAMOS
É doutorado em Linguística e professor da Universidade do Minho (Instituto de Educação), Portugal. Integra o Centro de Investigação em Estudos da Criança. Publicou artigos em revistas, capítulos de livros e livros, no âmbito da linguística (análise do discurso) e do ensino da língua portuguesa, em particular na reflexão sobre a promoção da ecoliteracia e na configuração dos textos de divulgação científica para crianças.

ANA MARGARIDA RAMOS
É doutorada em Literatura e professora da Universidade de Aveiro, Portugal. Integra o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Publicou artigos em revistas, capítulos de livros e livros, dos quais se destacam Livros de Palmo e Meio – Reflexões sobre literatura para a infância (2007), Literatura para a Infância e Ilustração: leitura em diálogo (2010), Tendências contemporâneas da literatura portuguesa para a infância (2012). É coautora, com Diana Navas, de Literatura Juvenil dos Dois Lados do Atlântico (2016) e editora de Aproximações ao livro-objeto: das potencialidades criativas às propostas de leitura (2017).

LIZETE PAGANUCCI CHUERI TEIXEIRA
Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto na área de Currículo, Cultura e Práticas Escolares. Docente no Centro Universitário Claretiano, em Batatais, SP, ministrando aulas em cursos de graduação e pós-graduação. Membro participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, GEPALLE pesquisando sobre leitura, escrita, alfabetização, letramento e formação de professores.

MARIA ÂNGELA DE FREITAS CHIACHIRI
Mestre em Linguística na linha de Análise do Discurso, Pedagoga, Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Letramento (GEPALLE) – USP/RP. Trabalha com formação de professores alfabetizadores e de Língua Portuguesa, em Ensino a Distância (EAD) e Revisão de trabalhos científicos. Autora de Material Didático Mediacional (MDM) e organizadora de livros de Literatura.
 
ALESSANDRA MARA SICCHIERI

Possui graduação em Letras e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagoga (Clínica e Institucional) pela UNIFRAN-SP e AEE-Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará-CE. Trabalha na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, atuando junto à equipe de assessoramento pedagógico no Ensino Fundamental-Anos Iniciais da Secretaria Municipal da Educação. Membro do Grupo de Estudos GEPALLE. Atua na interface Linguística-Educação, trabalhando com alfabetização, letramento, competência leitora e formação de professores.

CAROLINE DA CUNHA MORENO
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), especialista em Arte e Educação pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais, Mestra em Educação pela FFCLRP (USP). Atua como professora de Educação Infantil na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto. Membro e pesquisadora do Grupo GEPALLE (Grupo de Estudos e Pesquisas em alfabetização, leitura e letramento) – FFCLRP/USP.

MERIELEN CUNHA
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela FFCLRP-USP. Possui título de Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP. Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Franca – UNIFRAN (2008). Membro e pesquisadora do Grupo GEPALLE (Grupo de Estudos e Pesquisas em alfabetização, leitura e letramento) – FFCLRP/USP.

FILOMENA ELAINE PAIVA ASSOLINI
Possui graduação em Pedagogia, Letras e Linguística. Doutora e Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-FFCLRP-USP. É docente nessa Universidade, ministrando aulas em cursos de graduação e pós-graduação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, GEPALLE. Atua na interface Linguística-Educação, trabalhando com leitura, escrita, alfabetização, letramento e formação de professores.

NOELI PRESTES PADILHA RIVAS
Possui graduação em Pedagogia. Mestre em Educação- Currículo pela Universidade Federal do Paraná. Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-FFCLRP-USP. É docente nessa Universidade, ministrando aulas em cursos de graduação e pós-graduação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Professor e Currículo (GEPEFOR). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Superior. Atua na área de formação de professores, currículo, pedagogia universitária e cursos de licenciatura.

ANDREA COELHO LASTÓRIA
Possui Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Geografia e Pedagogia. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo, atuando na graduação e pós-graduação. Coordena o Grupo de Estudos da Localidade – ELO. Atua na interface Educação-Geografia-História, trabalhando com Didática da Geografia, Cartografia Escolar, Ensino de História e Formação de Professores.

MARIA ALZIRA LEITE
Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2001) e especialização em Psicopedagogia – ênfase em ensino especial. Mestrado em Estudos Linguísticos e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), Doutorado em Língua Portuguesa e Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014) e Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem – UNICAMP. Atua como professora universitária, no Mestrado em Letras, na Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Possui experiência na área de Linguística Aplicada e Análise do Discurso. Abre diálogo, ainda, com as teorias: argumentação, representações, identidade, multimodalidade. Atualmente, lidera o grupo de pesquisa LOGOS – Estudos de Língua, Linguagem e Discurso.

ANDREA COELHO LASTÓRIA
Possui Bacharelado em Geografia, Licenciatura em Geografia e Pedagogia. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É docente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo, atuando na graduação e pós-graduação. Coordena o Grupo de Estudos da Localidade – ELO. Atua na interface Educação-Geografia-História, trabalhando com Didática da Geografia, Cartografia Escolar, Ensino de História e Formação de Professores.

CARLA COSTA DE MORAIS
Possui Licenciatura em Pedagogia e é Mestre em Educação, ambas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP, na Universidade de São Paulo – USP. É docente no Centro Universitário Moura Lacerda atuando na graduação e pós-graduação. É membro do Grupo de Estudos da Localidade – ELO. Atua na interface Educação-Geografia, trabalhando com Cartografia Escolar, Ensino de Geografia e Formação de Professores.

SILVIA APARECIDA DE SOUSA FERNANDES
Possui graduação Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É doutora em Sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestre em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas – DCPE na Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp – Marília. É docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe – TerritoriAL, sediado no Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI/Unesp), Cátedra da Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. Integra os grupos de pesquisa: Grupo de Estudos da Localidade (ELO), Centro de Estudos e Pesquisas Agrárias e Ambientais (CPEA); Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia (GPOD). Tem experiência nas áreas de Geografia e Educação, com ênfase em Educação Geográfica, Educação do Campo, Políticas Públicas.

CAMILA CARRARI DORNELAS
Possui graduação em Psicologia e Pedagogia. Especialização em Psicologia e Educação. Mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP-USP. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, GEPALLE-USP. Pesquisa no campo da Análise do Discurso Francesa e na interface psicanálise-Educação, trabalhando com subjetividade docente e formação de professores.

LENY ANDRÉ PIMENTA
Possui graduação em Pedagogia e Educação Física. É Mestre em Linguística pela Universidade de Franca. Doutoranda em Educação pela UNESP – Araraquara. Possui diversas especializações. É Diretora do Colégio Monteiro Lobato – COC – Franca. Diretora de Inovação e Pesquisa da Educacross. É pesquisadora do GEPALLE (FFCLRP-USP), onde também atua como membro da Comissão Executiva.