Capa do livro: DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA

DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores: Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos (Org.)

É uma obra coletiva que congrega professores pesquisadores de seis universidades brasileiras, em especial, de instituições públicas da região amazônica, com foco na gestão da educação básica, num diálogo que seja enriquecedor para a comunidade educacional, principalmente os trabalhadores da educação, com o objetivo de demonstrar a falácia das políticas governamentais para a área e afirmar nossa crença no público no sentido do que deve ser do coletivo, para todos e que poderemos efetivamente contribuir para transformar a triste realidade brasileira e amazônica, tão excludente a partir de um modelo de desenvolvimento que só funciona em nome do povo, mas a serviço de outros senhores. O primeiro artigo trabalha com a relação “educação de qualidade, gestão democrática e economia da dor”, que se situa num espaço de extrema tensão, haja vista ser a economia determinante na conformação da realidade das desigualdades econômicas geradoras de outras desigualdades sociais, em que a educação ainda não atingiu um padrão de qualidade razoável, que encaminhe para mudanças há muito requeridas, especialmente para quem dela depende para ter esperanças no futuro. Tratamos também da modernização da gestão com suas inovações especialmente no que diz respeito à qualidade da educação, por meio de uma análise da do Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE, entendendo que as ações decorrentes desse Plano focado num discurso da qualidade a partir de uma lógica mercantil, servindo para introduzir na educação pressupostos do mercado, reduzindo assim questões fulcrais com a organização social e educacional a uma questão técnica.

Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2099-7
DOI: 10.24824/978854442099.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA

TEREZINHA FÁTIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS
Professora Titular do Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado Acadêmico e Doutorado; Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – Mestrado Acadêmico; Faculdade de Educação – Graduação em Pedagogia e Coordenadora do Observatório de Gestão Escolar Democrática – Observe/UFPA.

ALBIANE OLIVEIRA GOMES
Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Coordenadora Pedagógica da Rede de Ensino Municipal de São Luís/MA. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Políticas Públicas (UFMA) e Pedagoga (UFMA). Pesquisadora vinculada ao Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe/UFPA).

SANDRA SIMONE HÖPNER PIEROZAN
Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006) e cursa o Doutorado em Educação na Unisinos. Atualmente é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.

FLÁVIA OBINO CORRÊA WERLE
Professora do PPG Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS, pesquisadora do CNPq, doutora em Educação pela PUCRS.

EMINA SANTOS
Professora Titular da Universidade Federal do Pará, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA) e coordenadora do Grupo de Estudos em Educação em Direitos Humanos (GEEDH).

ALBERTO DAMASCENO
Professor Titular da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA) e coordenador do grupo de pesquisas Laboratório de Planejamento da Educação Municipal (LAPEM).

ÂNGELA ROCHA DOS SANTOS
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Especialização em Gestão de IES pela Faculdade de Curitiba- Facinter. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, exerce o cargo de pedagoga na Pró-reitoria de Ensino de Graduação da UFOPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA. Pesquisa vinculada ao Projeto: Políticas de educação integral nos municípios de Santarém e Belterra/PA.

MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Doutora e Pós-doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Coordenadora Institucional do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública/UFOPA. Coordenadora da Pesquisa: Políticas de educação integral nos municípios de Santarém e Belterra/PA – HISTEDBR-UFOPA. Coordenadora Associada II do Projeto: “As Experiências Pedagógicas das Políticas de Educação Integral na Amazônia: Rede de Pesquisa e Formação Acadêmica”, UNICAMP/UNIR/UFOPA, Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD)-Edital nº 071/2013. Líder Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, HISTEDBR/UFOPA.

ANTONIO SOUSA ALVES
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Professor Adjunto I da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas e Educação (GEPEPGE) e integrante do Grupo de estudos e pesquisa Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe –UFPA.

CASSIO VALE
Possui Mestrado pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), na linha de políticas públicas educacionais. Foi bolsista de iniciação científica PIBI/CNPq de 2012 a 2016 no Grupo de estudos e pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe)