Capa do livro: CINEDUCA:<br>uma experiência com o cinema na formação de professores

CINEDUCA:
uma experiência com o cinema na formação de professores

Autores: Maria Teresa de Assunção Freitas - Ana Paula Marques Sampaio Pereira - Maria Leopoldina Pereira - Cristiano José Rodrigues - Janaina Nunes Ribeiro - Senakpon Fabrice Fidèle Kpoholo - Cristiane Bosich Antunes (Orgs.)

Esse livro relata e discute um trabalho com o cinema intitulado CINEDUCA desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento – LIC, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Fora. Descreve a criação do CINEDUCA, os doze projetos desenvolvidos, seu referencial teórico e público alvo: alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, estudantes de outros cursos da UFJF, professores de escolas estaduais e municipais de Juiz de Fora.

Impresso
de R$ 37,08 por
R$ 32,28
Digital
de R$ 37,08 por
R$ 25,96

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2159-8
DOI: 10.24824/978854442159.8
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

CINEDUCA:<br>uma experiência com o cinema na formação de professores

ANA PAULA MARQUES SAMPAIO PEREIRA
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pelo PPGE/UFJF. É pesquisadora do Grupo LIC/UFJF desde 2000, com diversos artigos publicados. Pesquisa tecnologias digitais e educação, com ênfase na formação de professores. Atualmente trabalha na Rede Municipal de Educação na cidade de Juiz de Fora. Tem experiência como gestora escolar, coordenação pedagógica e docência.

CRISTIANE BOSICH ANTUNES
Graduada em Pedagogia pela FACSUM e membro do Grupo LIC – Linguagem, Interação e Conhecimento.

CRISTIANO JOSÉ RODRIGUES
Professor da Faculdade de Comunicação Social da UFJF. Mestre em Multimeios pela UNICAMP e Doutor em Educação pelo PPGE/UFJF com PDSE na Universidade de Barcelona. Faz parte do Grupo LIC/UFJF. Pesquisa Cinema Documentário e suas fronteiras com outras expressões artísticas e com a formação de professores. Atua também como produtor de filmes documentários: “Urbe”, “A Poeira e o Vento” (vencedor do É Tudo Verdade 2011), “Sopro”, “A Parte do Mundo que me Pertence” e “Sempre Amor”. Dirigiu os documentários: “Memória e Movimento”, “Cidade Sumida”, “Deu Química, Reagiu!” e “Além das Montanhas”. É autor do livro “Memórias Possíveis” sobre a televisão na cidade de Juiz de Fora.

JANAINA NUNES RIBEIRO
Jornalista, doutora em Educação pelo PPGE/UFJF e mestre em Comunicação pela PPGCOM/UFJF. Atua como professora da Faculdade de Comunicação Social da UFJF, ministra módulos na especialização Mídias na Educação, da Universidade Aberta do Brasil, e já atuou como jornalista em veículos locais. É pesquisadora do Grupo LIC/UFJF. Sua pesquisa atual é sobre jogos digitais e aprendizagem e também se dedica a temas como tecnologias digitais e suas influências na comunicação e na educação, redes sociais, interatividade e novos formatos de mídia.

MARIA LEOPOLDINA PEREIRA
Graduada em Pedagogia pela FACED/UFJF, especialista em Alfabetização e Letramento (FACED/UFJF) e Coordenação Pedagógica Cead/UFOP), com mestrado em Educação pelo PPGE/FACED/UFJF e doutorado em Educação pelo PPGE/FACED/UFRJ. Atua como professora de Educação Infantil e Coordenadora Pedagógica na rede municipal de ensino de Juiz de Fora/MG e ainda como docente do curso de Pedagogia da Faculdade do Sudeste Mineiro (FACSUM/JF). É membro dos Grupos de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Cinema para Aprender e Desaprender (Cinead/LECAV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participa ainda da Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual (REDE KINO). Suas áreas de interesse são cinema, educação, formação docente e infâncias.

MARIA TERESA DE ASSUNÇÃO FREITAS
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1966), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Professor associado III da Universidade Federal de Juiz de Fora, aposentou-se em Setembro de 2011, mas atua voluntariamente no PPGE/UFJF na orientação de doutorandos, como professor convidado, sem ônus e sem vínculo empregatício com a instituição. É Professora Visitante Nacional Senior( PVNS-CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPEDU da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ desde julho de 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, trabalhando com o enfoque teórico da psicologia histórico-cultural (Vygotsky, Luria, Leontiev e Mikhail Bakhtin e seu Círculo). Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa na abordagem histórico-cultural, práticas sócio-culturais de leitura e escrita, letramento digital, tecnologia s digitais, cinema e educação, formação de professores. É pesquisadora do CNPq com bolsa de produtividade de pesquisa nível 1D e foi pesquisadora do programa "Pesquisador Mineiro da FAPEMIG" até 2014. Autora e organizadora de vários livros envolvendo temáticas relacionadas à perspectiva histórico-cultural e aos objetos das pesquisa desenvolvidas. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC-UFJF) que foi criado pela pesquisadora em 1995. Em 18 de dezembro de 2013 foi agraciada com a Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira que é a maior honraria concedida pela Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF) por serviços prestados à sociedade e por sua contribuição para o desenvolvimento da UFJF.

SENAKPON FABRICE FIDÈLE KPOHOLO
Graduado em geografia. É mestre em educação pela UERJ (2014). Atualmente, é doutorando em educação na UFJF desde 2015. É pesquisador do Grupo LIC/UFJF e se dedica a pesquisar cinema africano na sua relação com o ensino de história e culturas africanas. Tem experiência em ensino de geografia e realização de atividades ligadas ao cinema.