Capa do livro: INFÂNCIAS, HISTÓRIAS E EMOÇÕES:<br> processos imaginativos em narrativas de crianças

INFÂNCIAS, HISTÓRIAS E EMOÇÕES:
processos imaginativos em narrativas de crianças

Autores: Kátia Oliveira da Silva - Débora Cristina Sales da Cruz Vieira - Paula Gomes de Oliveira

As narrativas fazem parte do universo cultural e imaginativo das crianças para além de suas vivências nos espaços escolares. Mas especialmente neste espaço de possibilidades, que nesta obra percebe a criança em sua unidade afeto/intelecto, apregoamos a potencialidade do trabalho pedagógico comprometido com a vivência estética intermediada por narrativas orais e literárias.
Ressaltamos a possibilidade de se desenvolver nas crianças uma relação de autoria e autonomia em relação à linguagem, à leitura e à escrita. Mais ainda, expressamos o valor do trabalho pedagógico mobilizado por essa intencionalidade que reúne aspectos teóricos, didáticos e estéticos na forma como a professora convida as crianças a se aproximarem, dialogarem, discordarem, criarem e atribuírem sentido à literatura e, por conseguinte, às suas vidas, pois: “basta olhar para uma criança e se perceberá que nela há muito mais possibilidades de vida do que aquelas que se realizam” (VIGOTSKI,1999, p. 312).

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2136-9
DOI: 10.24824/978854442136.9
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INFÂNCIAS, HISTÓRIAS E EMOÇÕES:<br> processos imaginativos em narrativas de crianças

DÉBORA CRISTINA SALES DA CRUZ VIEIRA
Licenciada em Letras pelo Centro Universitário de Brasília (1998). Especialista em Educação Infantil pela Universidade de Brasília (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (2015). Professora da Secretaria de Estado de Educação com experiência nas áreas de alfabetização e Educação Infantil. Membro do Comitê Diretivo do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal. Membro do Comitê Distrital pela Primeira Infância. Dedica-se a pesquisa e estudos em educação estética, literatura infantil, processos imaginativos, criativos e emocionais na infância.

CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
Atualmente, sou professora-adjunto da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília. Tenho doutorado em Psicologia (2004), mestrado em Linguística (1988) ambos pela UnB e graduação em fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1981). A formação interdisciplinar é organizada pelo meu interesse na relação Sujeito-Linguagem que ultrapassa o âmbito dessas disciplinas. Pesquiso e atuo, principalmente, com os seguintes temas: processo de ensino-aprendizagem, sujeito e subjetividade, formação de educadores, educação infantil desenvolvimento de linguagem, distúrbios de comunicação, educação inclusiva e desenvolvimento atípico. De 2009 a 2012, atuei como Coordenadora Pedagógica, na equipe do Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília, função que retomo agora em 2017. De 2013 a 2015, atuei como coordenadora do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.

KÁTIA OLIVEIRA DA SILVA
Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, graduada em pedagogia pela mesma instituição. Especialista em Docência na Educação Infantil pela UnB. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com experiência nas áreas de alfabetização e Educação Infantil. Dedica-se a pesquisa e estudos em educação estética, literatura infantil, processos imaginativos, criativos e emocionais na infância.

PAULA GOMES DE OLIVEIRA
Possui graduação em Letras - bacharelado pela Universidade de Brasília (1995), graduação em Letras - Licenciatura pela Universidade de Brasília (1995), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente é professora de Língua Materna e literatura no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Possui experiência em docência e gestão nos ensinos fundamental e médio. Atuou na coordenação do programa de Iniciação à Docência (PIBID), em projetos de Extensão e pesquisa direcionados paras as áreas de Processos de Alfabetização e Letramento, Formação de leitores, Literatura, Narrativas, Imaginação e Subjetividade.

IVETE MANGUEIRA DE SOUZA OLIVEIRA
Professora de Educação Básica, atuante na Educação Infantil desde 2011, na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Possui graduação em PEDAGOGIA (2003) e Especialização em Docência na Educação Infantil (2015) pela Universidade de Brasília. É Contadora de histórias. Desde pequena gosta de ler e escrever. Ama poesia, causos, ciranda e crianças. Adora escrever com o lápis que acabou de apontar, de papel e cadernos coloridos. Gosta de noite de chuva, manhãs de sol, joaninhas andando no braço, cheiro de jasmim no quintal, lua cheia, pé no chão e banho de cachoeira... Há mais de vinte anos atua nos movimentos populares, culturais e sindicais do DF. Reconhece e valoriza a arte como expressão da vida. Atualmente aprende escutar as crianças e contar suas histórias. Com elas reinventa o mundo e aprende que a boniteza está na alegria e na simplicidade do afeto.

MARIA ALEXANDRA MILITÃO RODRIGUES
Alexandra Rodrigues é formada em Psicologia, com mestrado e doutorado nessa área. É professora adjunta da UnB, lecionando na Faculdade de Educação desde 1991. Áreas de interesse: formação de professores, alfabetização e letramento de crianças, cultura da infância, escrita e subjetividade, oficina da palavra, memória educativa, experiências pedagógicas inovadoras. Sofre de uma paixão incurável pela escrita e seus mistérios, por isso dedica-se também à literatura, tendo publicado dois livros: O Nome das Coisas (prosa poética) e Minha avó botou um ovo (crônicas). Aprecia gente, árvores e flores. Acredita que uma outra educação é possível e por ela luta todos os dias.

ANDREIA DOS SANTOS GOMES VIEIRA
Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília. Especialista em Docência na Educação Infantil e em Gestão Escolar pela mesma instituição. Formada em Pedagogia pela Faculdade Juscelino Kubitschek. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Possui como foco de interesse os estudos em representações sociais e organização do trabalho pedagógico.

TERESA CRISTINA SIQUEIRA CERQUEIRA
Doutorado em Educação - Área de Concentração em Psicologia Educacional - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - São Paulo (2000). Psicóloga, Bacharel e Licenciada em Psicologia. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília - UnB. Atualmente é professora associada da UnB - Faculdade de Educação, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve atividades na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Psicologia Social na Educação, atuando principalmente nos temas: representações sociais, escuta sensível, estilos de aprendizagem, formação e saberes de professor e subjetividade.

GENILCE SOUSA CARDOSO
É sempre especial participar de projetos que nos possibilitam revelar um pouco do que pensamos e vivenciamos através das nossas produções. E é com muito orgulho e carinho que acolhi o convite em participar desse projeto que tem como objetivo principal reunir uma diversidade de artigos que abordem a temática da Literatura Infantil.  Eu, Genilce Sousa Cardoso 41 anos, professora a 19 anos da Secretaria de Educação do Distrito Federal, formada em Pedagogia para Professores em Exercício no Início da Escolarização anos iniciais e pós-graduada em Códigos e Linguagens com Ênfase no Ensino Médio e em Educação Infantil todos pela Universidade de Brasília (UNB).

SARA COIMBRA SANTOS
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília, Especialista em Educação infantil pela mesma universidade. É professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal há 19 anos.  Apaixonada pelas questões que envolvem a leitura e escrita, bem como a formação de professores, debruça-se sobre pesquisas que permeiam estas áreas na escola pública. Atualmente aprende com as crianças em turma de alfabetização.

NORMA LÚCIA QUEIROZ
Doutora em Psicologia e professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e da Universidade Aberta do Brasil/Faculdade de Educação – UnB. Pesquisadora da Redecentro, envolvendo sete universidades da região Centro Oeste, pesquisando sobre o professor e no CEAM/NEAL/CForm – UnB com apoio do CNPq estamos nos debruçando sobre o aprender e o ensinar a ler e escrever com crianças da educação infantil e em processo de alfabetização em escolas públicas da cidade de Itapõa - DF.

ILDETE BATISTA DO CARMO
Mulher, negra, professora, mãe, cantadora (contadora de história) Inicie minha trajetória no magistério, como monitora/ professora leiga, no antigo MOBRAL, atuando no pré-escolar a vinte seis anos atrás. A experiência e o convívio com crianças, professoras, famílias, no movimento estudantil e em várias organizações culturais, pastorais sociais, “teceram” e qualificaram a Professora que me tornei. Cursei Pedagogia pela UFG, fiz especialização em educação infantil e pela UFG e também UNB.  Sou professora SEDF com experiência em docência, coordenação pedagógica, gestão, pesquisadora. Atualmente desenvolvo estudos sobre relações étnico-raciais, identidade e infância.

ANDRÉA SOUSA RIBEIRO
Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. É graduada em Pedagogia e especialista em Alfabetização e Letramento e em Docência na Educação Infantil. Atua como professora desde 2009, trabalhando inicialmente com turmas de alfabetização e atualmente com turmas de Educação Infantil. Se identifica muito com a Educação Infantil, pela possibilidade de ver as crianças aprenderem com as brincadeiras, pela curiosidade e interesse dos pequenos nas vivências escolares. Acredita que a Literatura Infantil pode contribuir para o desenvolvimento e a construção da identidade das crianças.

ELIETH BERBI DA SILVA
Licenciada em Estudos Sociais pelo UNICEUB. Licenciada em Pedagogia pela UNB. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desde 1998.

JANAÍNA MOTA TRINDADE
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, participante do grupo de pesquisa Memórias Vivas. Professora da Secretaria de Educação desde 1999 e da Faculdade Apogeu no curso de Pedagogia desde 2014. Atuou como formadora no PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores de 2013 a 2016.