Capa do livro: RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS NA ADOLESCÊNCIA:<br>educar com limites por meio de valores para o sentido da vida

RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS NA ADOLESCÊNCIA:
educar com limites por meio de valores para o sentido da vida

Autores: Fabiana Neiva Veloso Brasileiro - Francisco Antônio Francileudo - Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke

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Sinopse

Na ambiência de transformações nas relações familiares, a ideia de “limite” precisa ser questionada e assume enorme importância em nossa época: o limite como condição necessária para o exercício da autonomia, por meio da prática de valores que é produtora de liberdade, para o sentido da vida que é desvelado quando o processo educativo acontece em um clima familiar que forma para a responsabilidade. Acreditamos que a problemática dos limites na educação é bem mais complexa e exige leitura ampla e crítica da família e da sociedade e implica questionamentos: será que o problema dos limites está relacionado apenas à opção educativa de pais e mães? Será que é fruto dos tempos hipermodernos? Têm influenciado na educação dos filhos as novas mídias, redes sociais e as tecnologias? A família é uma instituição bastante antiga, contudo, passa por profundas transformações por meio dos eventos socioculturais, que incidem sobre a sociedade hipermoderna. Salientamos que não queremos a ilusão do futuro nem a coerção do passado. Postulamos a intensidade do aqui e agora como necessidades vitais (Lipovetsky, 2005). Com isso, fica claro o momento que vive a família, não detém um modelo único de estrutura, dinâmica ou funcionamento de processos educacionais. Nessa perspectiva, a ausência de referenciais institucionais e valorativos afetam a estrutura de personalidade dos adolescentes e dificulta aos pais um processo educativo orientado pelos limites e internalização de valores.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2113-0
DOI: 10.24824/978854442113.0
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS NA ADOLESCÊNCIA:<br>educar com limites por meio de valores para o sentido da vida

Autores

FABIANA NEIVA VELOSO BRASILEIRO
Pedagoga, Psicóloga clínica, Especialista em Psicologia da educação, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Professora do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza onde também atua como supervisora clínica do Serviço de Psicologia Aplicada do NAMI (Núcleo de Assistência Médica Integrada) membro do Grupo de Pesquisa OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre, vice- coordenadora do Laboratório OTIUM (Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre) do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNIFOR e coordenadora do VERSARE, núcleo de estudos sobre educação e inovação. Membro da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia), atuando no GT (Grupo de Trabalho): Ócio, Tempo Livre e Trabalho.

FRANCISCO ANTÔNIO FRANCILEUDO

Doutor em psicologia (2013) e Mestre em Psicologia (2009) pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pós-doutorado (2016-2017) realizado na Universidad Kennedy (Buenos Aires – Argentina) com projeto sobre A Função do Educador de Jovens na Hipermodernidade à luz da Antropologia de Viktor E. Frankl. Especialista em Neuropsicologia pelo Centro Universitário Christus. Professor da graduação e Pós-graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Membro dos Grupos de Pesquisa SOFRIMENTO PSÍQUICO: SUJEITO, SOCIEDADE E CULTURA, do Grupo de Pesquisa OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre e do Laboratório OTIUM (Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre) vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR (Universidade de Fortaleza-CE/Brasil). Membro da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia), por meio do GT (Grupo de Trabalho): Ócio, Tempo Livre e Trabalho.

JÚLIA SURSIS NOBRE FERRO BUCHER-MALUSCHKE
Psicóloga, pela Universidade de Brasília, Mestre e Doutora pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica; Fullbright Scholar na St. John´s University, New York, Pós-doutorado na Universidade de Tübingen-Alemanha; Professora Emérita da Universidade de Brasília, UNB; Professora da Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília, UCB e Pesquisadora colaboradora Senior da Universidade de Brasília. Coordenadora do GT da ANPEPP: Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde.