Capa do livro: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA:<br>pontos e contrapontos na formação do leitor

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA:
pontos e contrapontos na formação do leitor

Autores: Letícia Queiroz de Carvalho (Organizadora)

O foco central deste livro é contribuir criticamente para o debate entre a academia e a escola básica no que tange às tensões próprias das discussões entre alfabetizar, letrar, formar o leitor cidadão e pensar os processos de leitura e escrita como vias potentes para consolidar propostas pautadas nos aspectos ideológicos e políticos do ato de ler.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2127-7
DOI: 10.24824/978854442127.7
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 160
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA:<br>pontos e contrapontos na formação do leitor

ANTÔNIO CARLOS GOMES
Graduado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986). Mestre e doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. É professor do IFES – Instituto Federal do Espírito Santo, lecionando no Ensino Médio, na Graduação e Pós-Graduação. É docente permanente do Mestrado Profssional em Ensino de Humanidades e do Mestrado Profssional em Letras – Pro?etras do campus Vitória, além de responder pelo curso de Letras a Distância e coordenar o PROFLETRAS.

BRUNO GUEDES
Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é professor da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo e da. SEMED/ES – Secretaria Municipal de Educação do Espírito Santo, Vila Velha. É mestrando do Programa de Mestrado Profssional em Letras – Pro?etras, do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória.

CLEIDSON FRISSO BRAZ
Possui graduação em Letras: Português / Literatura pelo Centro Educacional São Camilo – ES (2004). Atualmente é estatutário da Prefeitura Municipal de Anchieta ES, onde atua como professor de Língua Portuguesa e técnico pedagógico da Secretaria Municipal de Itapemirim ES, onde coordena os trabalhos sobre a Base Nacional Curricular, a Proposta Pedagógica Curricular, o Fórum Municipal de Educação e a Formação Continuada do Magistério. Cursa Mestrado Profssional em Letras – Pro?etras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

DENISE MOREIRA REYNAUD DA COSTA
Possui graduação em Letras – Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Vila Velha e Professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal da Serra. Cursa o Mestrado Profssional em Letras – Pro?etras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória.

IRLEY DA PENHA GUIJANSQUE
Possui graduação em Letras – Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Vila Velha e Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual do ES, em que atua com as turmas regulares do Ensino Médio e da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Cursa o Mestrado Profssional em Letras – Pro?etras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória.

JANAÍNA BICHI DE BARCELLOS
Possui graduação em Letras – Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001). Atualmente é Professor da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Letras. Mestranda do Pro?etras – Mestrado Profssional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória.

JANIELLY DOS ANJOS OLIVEIRA DORNELAS
Possui graduação em Letras pelas Faculdades Integradas Castelo Branco (2005). Tem experiência na área de Letras, atuando no magistério público da cidade de Baixo Guandu – ES. Mestranda do Pro?etras – Mestrado Profssional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória.

JESSICA FIGUEIREDO PAULUCIO
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofa, Ciências e Letras de Alegre (2012). Atualmente é Professora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Mestranda do Pro?etras – Mestrado Profssional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória.

JOCELENE BROETTO SCALZER
Possui graduação em curso de Letras pelas Faculdades Integradas Castelo Branco (2008), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua e Literatura (2009), Especialização em Supervisão, Gestão e Orientação Escolar (2009). É professora de Língua Portuguesa do Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino. É mestranda do Mestrado Profssional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória.

MARTINHA LEANDRO DE FARIA SCHIMDT DE SOUZA
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofa Ciências e Letras de Colatina (1989) e Especialização em Programa Vitae de Aperfeiçoamento de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002). Atualmente é professora da EEEFM Araribóia e mestranda do Mestrado Profssional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória.

 

RENI KLIPPEL MACHADO
Possui graduação em Letras – Português e Literatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992). Atualmente é Professor B V da Secretaria de Estado da Educação – Espírito Santo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. É mestranda do Pro?etras – Mestrado Profssional de Letras, do Ifes – Campus Vitória.

RODRIGO GONÇALVES DIAS PITTA
Possui graduação em Letras – Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002). Atualmente é Professor da Prefeitura Municipal de Vila Velha. Tem experiência na área de Letras, Mestrando do Pro?etras – Mestrado Profssional de Letras, do Ifes – Campus Vitória, onde pesquisa a relação entre a formação do leitor crítico e as letras das músicas do compositor Chico Buarque de Holanda.

ROGÉRIO DE CARVALHO HOLANDA
Possui graduação em Letras-Português e especialização em Estudos Linguísticos: da gramática ao discurso pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É mestrando em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desde 2005 pertence ao quadro efetivo do magistério da rede pública estadual de ensino do Espírito Santo e desde 2006 pertence ao quadro efetivo do magistério da rede pública municipal de ensino de Vitória. Tem experiência na docência em Língua Portuguesa nos anos fnais do Ensino Fundamental, nas séries do Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É técnico pedagógico da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF) da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU). Pertence ao grupo de pesquisas Núcleo de Estudos em Literatura e Ensino, do Ifes – Campus Vitória e pesquisa atualmente o conto e o hiperconto na formação do leitor na escola básica, no contexto do Mestrado Profssional em Letras, do Ifes – Campus Vitória.

SANDRA REGINA SELINO
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração (2004), UNILINHARES, de Linhares (ES). Atualmente é professor de língua portuguesa – EMEF Juracy Cardoso Viana e professor de redação do Centro de Ensino Ouse. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em produção textual. Cursa o Mestrado Profssional em Letras – Pro?etras, no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória.

SLEIMAN VIEIRA MACHADO NUNES
Graduado em Letras Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa (UFES). Pós-Graduação em Linguística: Ensino de Língua Materna (UFES). Mestrado em andamento, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGN), com polo no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Pro?etras.

TAÍS LEONARDELLI SOCOLOTO
Possui graduação em Letras – Inglês pela Faculdade Castelo Branco (2012). Atualmente é Professora da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Letras. É mestranda do Pro?etras – Mestrado Profssional de Letras, do Ifes – Campus Vitória.

TÂNIA MÁRCIA FERREIRA MELLO FONSECA PORTO
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo e mestranda do Pro?etras – Mestrado Profssional em Letras do Ifes – Campus Vitória.

VIVIANE TAVARES DE SOUZA
Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase, Volta Redonda RJ (2009). Atualmente, mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Pro?etras – Ifes – Campus Vitória), professora com vínculo efetivo na Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Pós - Graduação em Educação Inclusiva e Diversidade.

WESLEY PEREIRA DA SILVA
Possui graduação em Letras – Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). É professor da rede pública no ES, atuando na educação do campo no município de Cariacica. Atualmente, é mestrando do Mestrado Profissional em Letras – do Ifes – Campus Vitória.