Capa do livro: ÉTICA, ARGUMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO:<br>articulações contemporâneas

ÉTICA, ARGUMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO:
articulações contemporâneas

Autores: Renato José de Oliveira (Org.).

O modo como argumentamos nas diferentes situações em que estamos envolvidos, seja em uma conversa de bar ou em uma discussão filosófica, é o efetivo construtor dos juízos de valor por meio dos quais queremos ganhar adesões para as nossas recomendações, propostas, teses e outros. E esse modo de argumentar reflete o recurso a técnicas de organização do pensamento, a valores que abraçamos, a escalas ou hierarquias que usamos para ordená-los, a presunções que fazemos com base em casos ou situações diretamente vivenciadas ou amplamente divulgadas pelos diferentes veículos de comunicação, enfim, a toda uma sorte de variáveis que diferem bastante dos parâmetros lógico-matemáticos. Se somos seres constituídos por argumentos e constituintes de argumentos, deveríamos ser formados em um contexto no qual o diálogo prevalecesse, mas esta não é a realidade da educação escolar no Brasil e nem na maior parte do mundo. Buscando refletir sobre isso, o presente livro foi organizado em torno de temáticas que refletem a contemporaneidade, tanto no que diz respeito aos conhecimentos que as instituições educacionais (de ensino fundamental, médio ou superior) têm desenvolvido (ou deixado de desenvolver), quanto no que se refere às relações humanas que vêm tendo lugar nos espaços sociais por elas constituídos. Os textos estão voltados para diferentes focos da atividade educativa: ensino das artes, formação e atuação do educador, corporeidade e questões de gênero. Em todos eles a ética e a argumentação se entrelaçam, tecendo uma rede, a educação, que desejamos transformar visando à formação de cidadãos mais conscientes e mais participativos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2103-1
DOI: 10.24824/978854442103.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 162
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

ÉTICA, ARGUMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO:<br>articulações contemporâneas

ANDREA PENTEADO DE MENEZES
Professora Adjunta de Faculdade de Educação da UFRJ, atualmente docente na UFBA
nas áreas de Didática, Práxis Docente e Ludicidade. Desenvolve pesquisa no campo de currículo, didática e ensino das artes visuais tendo por referencial teórico a Teoria da Argumentação de Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. Recentemente tem investigado perspectivas da In?exão Decolonial e as marcas da colonialidade nos discursos de professores e alunos do ensino brasileiro.

LENI FERREIRA THEODORO
Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em História da África e da
Diáspora Africana no Brasil, Graduada
em Pedagogia, em Estudos Sociais pela (FIS) Faculdades Integradas Simonsen. Professora de História- E. Fundamental no município de São João de Meriti-RJ. Professora conteudista do curso de Pedagogia da (UNIGRANRIO), Membro do Grupo de Pesquisa sobre Ética na Educação (GPEE-UFRJ).

VICENTE ESTEVAM
Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade federal do Rio de
Janeiro (UFRJ).

RENATO JOSÉ DE OLIVEIRA
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Titular de Filosofa da Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro,
Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre a Ética na Educação (GPEE) e pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Retórica e Argumentação na Pedagogia.

HELEN SILVEIRA JARDIM DE OLIVEIRA
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como professora e supervisora do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II (Especialização em Educação Básica). É membro da equipe de apoio pedagógico da Escola
de Música de Manguinhos e professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação Musical da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participa do Grupo de Pesquisa sobre Ética na Educação (GPEE). Tem formação e experiência nas áreas de Pedagogia, Educação Musical e Matemática.

EDITH MARIA MARQUES MAGALHÃES
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em
Educação na área de concentração Educação e Cultura Contemporânea, linha de pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas, pela Universidade Estácio de Sá. Professora Titular e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Iguaçu (UNIG). Membro do Grupo de Pesquisa Gestão Escolar e Políticas Públicas (GEPP) da UNIG e do Grupo de Pesquisa sobre Ética na Educação (GPEE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NATALIA BARBOZA NETTO
Licenciada em Pedagogia pela UFRJ (1997) e Mestranda em Educação (UFRJ). É
membro do GPEE (Grupo de Pesquisas sobre a Ética na Educação). Atua como professora na Educação Infantil da rede privada, desde 1995 e também no Ensino Fundamental, da Prefeitura do Rio de Janeiro, desde 2001.

SILVIA DO SOCORRO CELUSSO
Mestre em Educação, na linha de Pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas, pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Pós-Graduação em Direito e Legislação Educacional pela Universidade Candido Mendes - (UCAM). Professora Titular do Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e Pesquisa (CESAP-FAAC).
Coordenadora Pedagógica da Creche Albert Sabin do NERJ- Ministério da Saúde. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Ética na Educação (GPEE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

MARIANA GOMES COSTA
Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do
Rio de Janeiro (UFRJ).

LETÍCIA CALHAU FREITAS
Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do
Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Ética na Educação (GPEE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).