Capa do livro: INFÂNCIA EM SEGURANÇA:<br>prevenir violência e fortalecer enfrentamento positivo<br>Coleção Infância em Segurança, Vol. 1

INFÂNCIA EM SEGURANÇA:
prevenir violência e fortalecer enfrentamento positivo
Coleção Infância em Segurança, Vol. 1

Autores: Erika da Silva Ferrão - Sônia Regina Fiorim Enumo - Danilo Roberto Pereira Santiago (Orgs.)

A presente obra foi organizada pelos professores Dr. Danilo Roberto Pereira Santiago e Dra. Erika da Silva Ferrão, ambos do mestrado em Segurança Pública da Universidade Vila Velha - UVV e Dra. Sônia Regina Fiorim Enumo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas, é o primeiro volume da Coleção Infância em Segurança e pretende compartilhar com a literatura científica os resultados obtidos por diferentes pesquisas e pesquisadores, financiados por agências e instituições estaduais, nacionais e internacionais, contribuindo com uma maior compreensão das variáveis relacionadas à presença de violência contra a infância e à adolescência e as suas consequências. Assim, busca-se ampliar o conceito de Segurança Pública, inserindo a dimensão da proteção ao desenvolvimento infanto-juvenil, a partir da proteção de direitos, de integridade e saúde física e psíquica.
O livro é dividido em três partes, sendo que a primeira apresenta contextos de violência e algumas de suas consequências ao desenvolvimento infantil. Já a segunda parte propõe ferramentas e ações para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a infância. Por fim, a terceira parte se propõe a analisar os alcances e alguns limites de políticas públicas na proteção e segurança da infância. Os capítulos contidos nessa obra se complementam para contribuir com o campo da Segurança Pública.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2073-7
DOI: 10.24824/978854442073.7
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 146
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INFÂNCIA EM SEGURANÇA:<br>prevenir violência e fortalecer enfrentamento positivo<br>Coleção Infância em Segurança, Vol. 1

ANDERSON ÁLVARES DA SILVA
Mestre em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha – UVV. Desenvolveu a pesquisa sobre o destino de crianças alcançadas pela violência doméstica no direito de família, com proposta de um roteiro de entrevista interdisciplinar para auxílio na definição de guarda. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório de retrospectiva documental de dados secundários. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB (2002) e especialização em Direito Processual Civil – UNIDERP.

CARMEN HEIN DE CAMPOS
Doutora em Ciências Criminais, PUCRS; Professora do Mestrado em Direitos Humanos, UniRitter. Professora convidada da UVV/ES (Universidade Vila Velha). 

CLÁUDIA MARIA GASPARDO
Psicóloga; Título de Aprimoramento profissional em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde; Mestre e Doutora em Saúde Mental, FMRP-USP (Bolsista FAPESP); Atuou como Psicóloga do Setor de Neonatologia do Departamento de Puericultura e Pediatria do HC-FMRP/USP (2005-2013); Atualmente é Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Saúde Mental da FMRP/USP (Bolsista PNPD-CAPES), credenciada como Orientadora de Mestrado e Doutorado no programa de Pós-graduação em Saúde Mental (FMRP-USP) e atua como pesquisadora e docente-colaboradora no LAPREDES-FMRP/USP.

CLEIMARA FERREIRA DE SOUZA ANGELI GAGNO
Mestre em Segurança Pública, Especialista em Psicanálise, Pós Graduada em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde, Psicóloga/Psicanalista, Coordenadora da Atenção Primária à Saúde e Referência Técnica da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas na Superintendência Regional de Saúde da Região Central/ES. 

DANILO ROBERTO PEREIRA SANTIAGO
Possui Licenciatura Plena em Educação Física, pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2005), MESTRADO (2008) e DOUTORADO (2011) EM CIÊNCIAS DA MOTRICIDADE pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Rio Claro – SP. Atualmente é Professor Titular II da Universidade Vila Velha, Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública, linha de pesquisa justiça, direitos humanos e cidadania e Professor do Curso de Graduação em Educação Física. É líder do Grupo de Pesquisa em Segurança Pública da UVV – Universidade Vila Velha e pesquisador do LEL – Laboratório de Estudos do Lazer (UNESP – Rio Claro – SP). Atuando, principalmente, com os seguintes temas: Segurança Pública e Educação Física.

DIEGO GUIMARÃES RIBEIRO
Possui graduação em Direito pela Universidade Vila Velha (2004), especialização em Pós-graduação lato sensu pela Faculdade de Direito de Vila Velha (2008), Doutorado em andamento em Ciências Jurídico-Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino, UMSA, Argentina, Mestrado em andamento em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha, UVV, Brasil. Atualmente é Assessor Jurídico do Ministério Público do Estado do Espírito Santo.

ELISA RACHEL PISANI ALTAFIM
Psicóloga; Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem Universidade Estadual paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/ Bauru; Doutora em Saúde Mental, FMRP/USP, com Doutorado Sanduiche realizado na Universidade de Harvard Graduate School of Education (Bolsista FAPESP); Atualmente é certificada pela American Psychological Association para atuar como facilitadora do Programa ACT Para Educar Crianças em Ambientes Seguros e participa como pesquisadora em estudos desenvolvidos no LAPREDES-FMRP/USP.

ERIKA DA SILVA FERRÃO
Psicóloga (UFES, 2001); Doutora em Psicologia (UFES, 2007), com parte desenvolvida no Couseling & School Psychology Program da San Siego State University (EUA). É membro de dois Grupos de Pesquisa do CNPq: a) Segurança Pública (UVV); e b) Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). É docente, pesquisadora do Mestrado Profissional em Segurança Pública, da Pós-graduação Latu Sensu em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva e do curso de Psicologia da Universidade Vila Velha. Coordena e orienta pesquisas interdisciplinares ligadas a fatores de proteção e de risco ao desenvolvimento e à aprendizagem, principalmente violência na infância. Tais pesquisas são desenvolvidas em parcerias com diferentes grupos de pesquisa nacionais e instituições como casas lares, hospitais, abrigos, unidades municipais de educação infantil, Tribunal de Justiça, propondo ferramentas e ações para intervenção interdisciplinar eficaz nos diferentes contextos, bem como recebem financiamentos das agências FAPES e CNPq, e da UVV. É membro do Fórum Municipal de Saúde Mental Infanto-juvenil de Vila Velha.

FABIANA PINHEIRO RAMOS
Psicóloga pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (1999), Especialista em Terapia Comportamental (2011), Mestre em Psicologia pela UFES (2002), Doutora em Psicologia pela UFES. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia da UFES. Desenvolve intervenções e pesquisas ligadas aos seguintes temas: clínica analítico-comportamental; estresse, ansiedade e enfrentamento com diferentes populações; e violência contra a mulher. Participa do Grupo de Pesquisa Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia da ANPEPP e do Grupo de Pesquisa Processos Psicológicos e Saúde do CNPQ. 

FERNANDA MONTEIRO BÖER
Psicóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-Graduação em Gestão de Pessoas pelo Instituto Cuiabano de Educação-ICE (2014), Especialização em Psicologia do Trânsito pela Universidade Paulista-UNIP (2015) e Especialização em Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós-graduação-IPOG (2016). Atualmente, é psicóloga credenciada no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso e no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nas áreas Forense, Clínica, Hospitalar, Trânsito e Organizacional.

FRANCINE BELOTTI SILVA
Psicóloga; Título de Residência em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Marília; Atualmente Mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia Faculdade de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto (bolsista do CNPq); Participa de pesquisas relacionadas ao Programa ACT Para Educar Crianças em Ambientes Seguros no LAPREDES-FMRP/USP.

GABRIEL BERTONI BELISÁRIO MENDONÇA
Possui ensino médio segundo-grau pela Seb Coc (2011). Graduando em Psicologia na Universidade Vila Velha (UVV). Bolsista de Iniciação Científica da UVV. 

HENRIQUE GEAQUINTO HERKENHOFF
Professor da Universidade Vila Velha, na graduação em Direito e no Mestrado Profissional em Segurança Pública. Graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991). Especialização (pós-graduação lato sensu) em Direito do Estado. Especialização (pós-graduação lato sensu) em Direito Penal e Processual Penal. Doutor em Direito Civil (USP, 2011). Tem experiência na área de Direito e de Administração Pública, havendo atuado como professor de graduação e pós-graduação lato sensu em Direito, procurador de diversos órgãos públicos, membro do Ministério Público Federal em 1ª e 2ª Instância, Desembargador Federal do TRF3 e Secretário de Estado da Segurança Pública do Espírito Santo. Atualmente é advogado e Professor do Mestrado em Segurança Pública da UVV.

JORGE LUIZ SOQUEIRA BRAGA
Graduando em psicologia da Universidade Vila Velha (UVV); bolsista de Iniciação Científica da UVV.

KAMILLA FURTADO REGATIERI
Psicóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-Graduada em Terapia Cognitiva pelo Instituto Veda-São Paulo (2014). Curso Profissionalizante do Controle dos Transtornos do Impulso pela Universidade de São Paulo (2016). Psicóloga clínica.

KARIME SILVA SIVIERO
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestra em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), aprovada com distinção no ano de 2015. Diretora do Núcleo de Mediação e Conciliação do Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção do Espírito Santo (IBDFAM-ES). Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Vila Velha (UVV-ES). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Direito Processual Civil. 

MARIA BEATRIZ MARTINS LINHARES
Psicóloga; Especialista em Psicologia Clínica Infantil e Psicologia Hospitalar; Mestre em Educação Especial (UFSCar); Doutorado em Psicologia Experimental (IP-USP); Pós-Doutorado na University of British Columbia (Canadá); Professora Associada (Livre-docente) do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP); Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Prevenção de Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança (LAPREDES-FMRP/USP); Pesquisadora do CNPq (Bolsista de produtividade, nível 1-A); Orientadora de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado nos programas de Pós-graduação em Psicologia (FFCLRP-USP) e Saúde Mental (FMRP-USP); Coordenadora do Serviço de Psicologia Pediátrica e do Ambulatório de Psicologia Infantil do Hospital das Clínicas da FMRPUSP; Membro do Núcleo de Ciência pela Infância – NCPI; Coordenadora de Cursos de Aprimoramento Profissional nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento na área da Saúde e Psicopedagogia; Coordenadora regional no Brasil do Núcleo de treinamento de facilitadores Programa ACT – para educar crianças em ambientes seguros, em Ribeirão Preto.

MARIA EDUARDA ANDRÉ PEDRO
Psicóloga; Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Faculdade de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto (bolsista FAPESP); Certificada pela American Psychological Association para atuar como facilitadora do Programa ACT Para Educar Crianças em Ambientes Seguros; Participou de pesquisas relacionadas ao Programa ACT no LAPREDES-FMRP/USP.

MICHÉLI DA SILVA JACOBI
Psicóloga pela Universidade de Cuiabá (2012), Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Pós-graduação Lato Sensu em Psicologia Jurídica pela Unisãopaulo (2014), Pós-graduação MBA em Avaliação Psicológica pelo IPOG (2016). Associada a Associação Mato-grossense de Psicanálise (AMP). Psicóloga clínica.

PABLO SILVA LIRA
Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006), aperfeiçoamento em Planejamento Urbano pela Université de Cergy-Pontoise (2003), especialização em Conservação e Manejo da Diversidade Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e encontra-se doutorando no Programa de Pós-graduação (Doutorado) em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é servidor público da carreira de Especialista em estudos e pesquisas governamentais do Instituto Jones dos Santos Neves – IJSN, Coordenador do Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles, Professor da Graduação de Arquitetura e Urbanismo e Administração e do Mestrado Profissional de Segurança Pública da Universidade Vila Velha – UVV, Professor de Pós-graduação Lato Sensu; da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, da Universidade Vila Velha – UVV, da Fundação de Assistência e Educação – FAESA; Membro revisor da Geografares: Revista do Mestrado e do Departamento de Geografia da UFES e da Revista Cadernos Metrópole, periódico do INCT Observatório das Metrópoles.

REBECA BRITO DE ANDRADE
Graduanda em Psicologia pela Universidade Vila Velha, bolsista de Iniciação Científica da UVV na Pesquisa "Caracterização da Violência Cometida Contra Mulher-Mãe: Um Estudo Exploratório".

REBECA OLIVEIRA
Psicóloga, graduada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP; Desenvolveu Iniciação Científica (Bolsa Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação – USP) junto ao LAPREDES; Atualmente participa de pesquisas relacionadas ao Programa ACT Para Educar Crianças em Ambientes Seguros no LAPREDES-FMRP/USP.

ROSANGELA KÁTIA SANCHES MAZZORANA RIBEIRO
Psicóloga pela Universidade de Cuiabá (1994), Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2010). Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso.

SIMONE BARCELOS RODRIGUES
Possui graduação em Direito – Faculdade Estácio de Sá de Vitória/ES (2009). Atualmente é assessora jurídica – Secretária de Estado da Justiça/ES. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional. Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Segurança Pública, UVV.

SÔNIA REGINA FIORIM ENUMO
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas. É Professora Emérita da Universidade Federal do Espírito Santo, orientando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, e, desde 2012, na PUC-Campinas, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2001. Orienta pesquisas nas áreas de Psicologia Pediátrica sobre avaliação e intervenção em problemas de desenvolvimento, em temas como Estratégias de Enfrentamento e Avaliação Assistida.

TATIANE LEBRE DIAS
Psicóloga pela Universidade Católica Dom Bosco; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso; Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Estado de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

VINÍCIUS GRASSI VIEIRA RAMOS
Psicólogo. Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Universidade de Vila Velha. Psicólogo da UNIMED.

WAGNER LARA MACHADO
Psicólogo (ULBRA). Mestre e doutor em Psicologia (UFRGS). Possui estágio de pós-doutorado (UFRGS) e atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia como Profissão e Ciência, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Integra o grupo de pesquisa do CNPq "Avaliação Psicológica do Potencial Humano" e realiza pesquisas sobre o bem-estar, seus antecedentes e consequentes, em diversos contextos.