Capa do livro: DIÁLOGOS:<br>temáticas em educação II

DIÁLOGOS:
temáticas em educação II

Autores: Reginaldo Peixoto - Márcio de Oliveira (Orgs.).

As discussões que permeiam a Educação têm atingido campos extensos no que se refere à prática e à teoria. Essa área científica, cada vez mais, engloba novos saberes, novas pesquisas, novas reflexões. A partir dessa premissa, esse livro reúne capítulos de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento com o objetivo de dialogar tais áreas com a Educação.
O material ora publicado contribui para que professores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e demais interessados tenham contato com uma obra que apresenta discussões contemporâneas acerca da Educação, unindo estudos e reflexões que cooperam para um maior entendimento dessa grande área do saber.
A partir desse cenário, o livro “Diálogos: Temáticas em Educação II” relaciona assuntos fundamentais para as discussões acerca dessa área fundamental para o desenvolvimento humano, tais como: inclusão, sexualidade, política educacional, formação docente, TDAH, infância etc.
Os organizadores convidam os leitores e as leitoras a mergulharem nas páginas desse livro e se apropriarem dos conhecimentos aqui compartilhados.

Impresso
de R$ 65,17 por
R$ 50,13
Digital
de R$ 55,08 por
R$ 37,60

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2023-2
DOI: 10.24824/978854442023.2
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 220
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DIÁLOGOS:<br>temáticas em educação II

ORGANIZADORES

MÁRCIO DE OLIVEIRA
Formado em Pedagogia, Mestre em Educação e Doutor em Educação, ambos pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Atua como coordenador pedagógico da rede municipal de educação de Sarandi, tutor da EAD na UEM e professor da
UNESPAR – Campus de Paranavai.

REGINALDO PEIXOTO

Formado em Letras pela UEM, Arte e Educação pela FGF e Pedagogia pela FPSJ, Mestre em Educação pela UEM e doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela MACKENZIE. Atua como professor da rede estadual de educação básica do Paraná, tutor da EAD pela Uniasselvi e professor de Políticas Educacionais nos cursos de Licenciatura da UNESPAR – campus de Apucarana.


AUTORES E AUTORAS


ADRIANA APARECIDA RODRIGUES
Licenciada em Pedagogia e História, pela Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí (UNESPAR), possui especialização em Fundamentos Teóricos Metodológicos em Educação Infantil e Educação Especial, pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA) e Didática e Tecnologia com Ênfase no Ensino Básico e Superior, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (FATECIE).
Mestre em Ensino pela UNESPAR.

AMANDA APARECIDA RODRIGUEIRO

Possui graduação em Letras, Especialização em Literatura e Ensino, Mestrado em Letras e Doutorado em Letras, ambos pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Estado do Paraná. O foco de investigação pauta-se na teoria e crítica literária, principalmente nos seguintes temas: estética da recepção, teoria do efeito, diálogo entre as artes: literatura e pintura. Poesia e produção de sentido, poesia e espaço, Literatura Portuguesa, sobretudo a poética espacial e imagética de Eugênio de Andrade.


CAMILA MARIA BORTOT
Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UEM, na linha de Políticas e Gestão Educacional. Pesquisadora Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN), desenvolve pesquisas na área da Educação, com enfoque em: Políticas Públicas, Política Educacional, Estado, Economia, Organismos Internacionais, Infância e Educação Infantil.

CAROLINA CÁSSIA CONCEIÇÃO ABILIO
Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).


DANIEL CORACIARA PEQUENO

Psicólogo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrando no programa de assistência ao paciência oncológico pela faculdade
de ciências médicas da Unicamp.

DANIEL FERNANDO MATHEUS GOMES

Graduado em Administração pela FECEA- Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana/PR. Especialista em Desenvolvimento Gerencial e Marketing FECEA. Mestre em Educação pela UEL- Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Ciências Empresariais pela UMSA- Universidad Del Museo Social Argentino. Doutor em Educação pela UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos/SP. Professor da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR / FECEA).


EVELLINE SOARES CORREIA
Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela FAFIPA/UNESPAR, especialista em Avaliação do Ensino e Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista, especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Primavera. Graduada em Pedagogia-Licenciatura Plena pelo Centro de Ensino Superior de Primavera, graduada em LETRAS-Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Presidente Venceslau. Atualmente docente no curso de Pedagogia da Faculdade Santa Maria da Glória, Maringá.

EDH CARLOS SOARES PAGANI

Formado em Letras/Inglês pela UNICESUMAR, Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Atua como professor na rede municipal de educação de Marialva, é tutor da EAD da U
niasselvi.

ELIANE ROSE MAIO

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Psicologia Pela Universidade Estadual Paulista – Campus de Assis, Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – Campus de Araraquara e Pós-doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – Campus de Araraquara. É Professora na Universidade Estadual de Maringá em cursos de licenciaturas, Mestrado e Doutorado em Educação. É coordenadora do NUDISEX (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual). Atua em diversas temáticas: sexualidade, diversidade sexual e formação docente.

FABIANA SILVA BOTTA DEMIZU

Licenciada em Ciências Biológicas pela UNIPAR – campus de Paranavaí e em Pedagogia pela UNESPAR – campus de Paranavaí, possui especialização em Educação Especial Inclusiva pela UNIASSELVI e Gestão Ambiental entre os Municípios pela (UTFPR). Mestre em Ensino
UNESPAR – campus de Paranavaí.

FABIANE FANTACHOLI GUIMARÃES
Graduação Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia (2009), Especialista em Psicopedagogia Institucional (2010), Educação Especial (2012), EAD e as Tecnologias Educacionais (2014) e em Docência no Ensino Superior (2017). Mestranda em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (Universidade Norte do Paraná-Londrina). Integrante do Projeto de Pesquisa: estudo do perfil das brinquedotecas em centros municipais de educação infantil brasileiros (UNOPAR). Membro da Comissão da Prova Integradora da FAMMA, Membro da Comissão de Acessibilidade da FAMMA, Professora na Unifamma no Curso de Pedagogia.

FABÍOLA GRASIELE ZAPPIELO CAMARA

Mestranda em Ensino – Formação Docente Interdisciplinar, pela UNESPAR – campus de Paranavaí. Possui especialização em LIBRAS/ Língua Portuguesa – Educação Bilíngue para Surdos pelo Instituto Paranaense de Ensino, graduação em Letras Português/Inglês pela FAFIJAN, Pedagogia pela UNICENTRO e Letras Libras, em andamento pela Faculdade Eficaz. É certificada como intérprete de Língua Brasileira de Sinais pela FENEIS e pelo PROLIBRAS. Atualmente é professora da UNESPAR – campus de Apucarana, Facnopar – Faculdade do Norte Novo de Apucar
ana e Grupo Rhema de Educação.

GILMARA BELMIRO DA SILVA

Graduada em Pedagogia pela UEM. Possui Especialização em: Teoria Histórico Cultural pela UEM; Neuropedagogia pela Faculdade do Centro do Paraná; Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mestrado em Educação pela UEM. Atualmente é professora colaboradora na UNESPAR – campus Paranavaí, e professora na
Faculdade de Paraíso do Norte.

JEFERSON EDUARDO CALIXTO

Mestrando do programa de Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar/PPIFOR. Graduado em Pedagogia pela FAFIPA/UNESPAR. Possui Especialização I Ciências Sociais e Humanidades pela UNESPAR – Campus de Paranavaí. Membro do grupo de pesquisa Estudo das Teorias Práticas Pedagógicas na Perspectiva Crítica da Educação, vinculado ao CNPq. Atualmente é professor UNESPAR- Campus de Paranavaí, é professor na Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná – FACINOR e professor de História na rede privada do m
unicípio de Nova Londrina – PR.

JOÃO ROBERTO DE SOUZA-SILVA
Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Psicologia também pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como Professor Universitário, Psicólogo Clinico, Psicólogo Escolar e Orientador Educacional.


KARIANNY APARECIDA GEROTTO DEL MOURO

Licenciada em História pela União Educacional do Médio Oeste Paranaense. Especialista em História Antiga e Medieval; Educação do Campo; Educação Inclusiva com ênfase em Libras. Acadêmica do curso de Letras Libras na Faculdade Eficaz – Maringá. É certificada como intérprete de Língua Brasileira de Sinais pela FENEIS e pelo PROLIBRAS. Atualmente exerce o cargo de Tradutora Intérprete de Libras na Universidade Federal do Paraná – UFPR campus de Palotina. Atua como docente no Centro Universitár
io Fundação Assis Gurgacz -FAG.

KETHLEN LEITE DE MOURA

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Mestre em Educação também pela mesma Universidade. Professora no Departamento de Fundamentos da Educação (DFE-UEM), integrante do grupo de estudos GPPGE, desenvolve pesquisas na área de: Políticas Educacionais, Educação e Pobreza, Agências Internacionais, Estado, Infância e Educação.


LUCIANA GRANDINI CABREIRA

Mestrado em Educação (2006), Especialização em Psicologia Aplicada à Educação (2001) e Graduação em Psicologia (2000) sendo todos pela UEL. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia e Educação. Atua no Grupo de Estudo "Mídia e Educação" e desenvolve estudos sobre os temas: Cinema e Educação, Formação de Educadores, Jogos Eletrônicos no Ensino e Campanhas Educacionais na Telenovela. Atualmente é professora da UNESPAR – campus de Apucarana.


LUCIANO DA SILVA VIDAL

Formado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Professor de desenho, profissional e pesquisador na comunicação visual. Pesquisa Geologia e Paleobigeografia do Neocrotáceo no Sul do Estado de Goiás e Pontal do Triângulo Mineiro. É membro do Grupo de Pesquisa em Paleontologia da UFG.

LUCIENE MARIA PIRES PEREIRA

Doutoranda em História pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em História pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Especialista em História Econômica pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Educação Especial e em Psicopedagogia pela Faculdade América do Sul. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Unicesumar. Docente da Unicesumar. Coordenadora do Projeto de Ensino Educação Inclusiva no Brasil: uma prática em construção (Unicesumar). Integrante do Grupo de Apoio à Pesquisa e Docência em História (GAPDH).


MARCIA JOSEFINA BEFFA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR), mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutora em Educação pela UNESP (Marília-SP). Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Participa como membro do Grupo de Pesquisa Práticas, Subjetividade e Organizações e da Pesquisa Básica e Aplicada Violência de Gênero nas Relações de Namoro. Tem experiência na área de Psicologia aplicada às Organizações, Psicologia Social e Metodologia da Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento organizacional, educação e formação científica.


MURILO DOS SANTOS MOSCHETA

Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Coordenador de Grupo de Pesquisas em processos Grupais e Comunicação e pesquisador nas temáticas de gênero, sexualidade, saúde, movimento social LGBT e construcionismo social.


OLINDA TERUKO KAJIHARA

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá – PR. Pesquisadora da área de Educação, atuando, principalmente, na investigação dos seguintes temas: Distúrbios de Aprendizagem, Problemas de Aprendizagem, Respiração Oral, Educação Especia
l e Avaliação Neuropsicológica.

PATRÍCIA FURTUOSO

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016), Especialização em Educação Especial pela Faculdade Integrada do Vale do Ivaí (2014) e graduada em Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Atualmente é professora regente do Ensino Fundamental e pesquisadora da área da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, dificuldades de aprendizagem e musicaliza
ção infantil.

PEDRO ALEXANDRE GOMES
Possui 20 anos de experiência em gestão,  e vida  acadêmica em Universidades como: UEL – Universidade Estadual de Londrina, UEM Universidade  Estadual de Maringá,  Unopar – Universidade do Norte do Paraná, Unicentro – Universidade do Centro Oeste . UNESPAR – Universidade do Estado do Paraná.  Atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Administração de Empresa da Unespar. Professor dos Programa de Pós Graduação da Unespar, Unopar, Imbrape, Unicentro entre outras. Possui formação em Administração. Especialização em Análise de Sistemas, Especialização em Marketing e Publicidade e Mestrado em Economia
.

PRISCILA DA ROCHA LUIZ BUENO
Mestre em Educação Pela Universidade Estadual de Maringá (2016), Especialista em Gestão e Organização Escolar pelo ESAP (2012), Especialista em ensino-aprendizagem e anos iniciais pelo INSEP (2011), Graduada em Pedagogia pela UNICESUMAR (2008), Membro do NUDISEX (Núcleo de Pesquisa e Estudos em Diversidade Sexual). Atualmente é professora do curso de Pedagogia da FAINSEP, da Faculdade SMG, professora de Graduação e Pós-graduação pelo IDEP, de Pós-graduação na Faculdade EFICAZ.


RODRIGO RAMIRES FERREIRA

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM. Mestre em Psicologia (2016) e Especialista em Saúde Mental e Intervenção Psicológica (2013) pela mesma instituição. Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Áreas de atuação e pesquisa: Psicologia Social; saúde mental; infância e juventude; TDAH; gênero; Teoria Ator-Rede; Epistemologia e pesquisa em Psicologia.


VIVIAN FERNANDES CARVALHO DE ALMEIDA

Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Especialista em Gestão escolar pela Unicentro. Atualmente é professora mediadora do curso de Licenciatura em História pela Centro Universitário de Maringá – NEAD; integrante do grupo de estudos GAPDH (Grupo de Apoio a Pesquisa e Docência em História) e coordenadora do Projeto “Olhares” – Estudos sobre a História do Tempo Presenta da Cidade de Maringá.