Capa do livro: EDUCAÇÃO F͍SICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EDUCAÇÃO F͍SICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores: Rosa Malena Carvalho (org.)

livro impresso
de R$ 53,63 por
livro digital
de R$ 53,63 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

 

       O encontro dos autores e autoras desta publicação aconteceu em seminário organizado pela gestão da EJA na Rede Pública Municipal de Educação do Rio de Janeiro (“Os Sujeitos da EJA”), em 2008. Na época, neste seminário que envolvia diferentes professores, das diversas áreas do conhecimento que atuam com o PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro), constatamos como há um vazio de discussão e de publicação específica sobre a inserção da Educação Física na EJA. Sendo assim, como resultado dessa observação e do que realizamos em nossos cotidianos profissionais, através deste livro, nosso principal objetivo é fortalecer a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade da educação básica e a Educação Física como área do conhecimento, integrante do processo desenvolvido nas escolas.

Afirmar a EJA como direito e, ao mesmo tempo, relacionar experiências corporais e processo de escolarização, na ideia predominante de educação, não é tarefa fácil. Em nosso contexto, a educação ainda é considerada privilégio, na qual os corpos e as práticas corporais são compreendidos como algo menor, obstáculo daquilo selecionado para ensinar e aprender. Algumas experiências questionam isso. Prefaciados por Edmundo Alves Jr (IEF/UFF), é o que compartilharão Adailson Souza (SME-RJ), Allan Lima (PEJA/SME-RJ), Ana Maria Silva (PEJA/SME-RJ), Eleandro Jannibelli (PEJA/SME-RJ), Fátima Valente (PEJA/SME-RJ), Flora Machado (PEJA/SME-RJ), Giane Pereira (SME-RJ e Estácio de Sá), Isabel Marinho (PEJA/SME-RJ), Maria Helena Souza (PEJA/SME-RJ),  Mariane Brito (SME e SEE-RJ), Osvaldo Oliveira (PEJA/SME-RJ), Paulo Carrano (Fac. de Educação/UFF), Rosa Malena Carvalho (IEF/UFF) e Sandra Rabello (UnATI/UERJ).

 

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-157-6
DOI: 10.24824/978858042157.6
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO F͍SICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

Adailson Domingos de Souza

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janei­ro, Especialista em Técnicas Desportivas pela Universidade Rural do Rio de Janeiro e, Licenciado em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco em 1994. No projeto piloto de implementação da Educação Física no PEJA, atuou na E. M. Sampaio Correa (8ª CRE/SME RJ). 

 

Allan Benevides Durães Lima

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Moacyr Bastos/RJ, Pós Graduado em Desporto Escolar pela UFRRJ/RJ. Atua como professor no ensino privado e na rede pública na cidade do Rio de Janeiro, desde 2000. Profes­sor do PEJA, desde 2008, onde participou do projeto piloto de implementação da Educação Física no PEJA, na E. M. Euclides da Cunha (10ª CRE/SME RJ). Profes­sor colaborador da redação das “Orientações Curriculares para a Educação Física no PEJA” e, do “Caderno Pedagógico para o I Encontro de Educação Física no PEJA”. 

 

Ana Maria Silva da Silva

Licenciada em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha (UR­CAMP/RS). Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela SIMON­SEN/RJ. Atua como professora no ensino privado e na rede pública na cidade do Rio de Janeiro, desde 2000. Professora do PEJA, desde 2008, onde participou do projeto piloto de implementação da Educação Física no PEJA, no Ciep Darcy Ribeiro (9ª CRE/SME RJ). Professora colaboradora da redação das “Orientações Curriculares para a Educação Física no PEJA” e, do “Caderno Pedagógico para o I Encontro de Educação Física no PEJA”. 

 

Edmundo de Drummond Alves Junior

Professor Doutor da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Atividade Física. 

 

Eleandro Jannibelli

Professor do PEJA, desde 2008, onde participou do projeto piloto de imple­mentação da Educação Física no PEJA, na E. M. Suíça (4ª CRE/SME RJ). Profes­sor colaborador da redação do “Caderno Pedagógico para o I Encontro de Educação Física no PEJA”. 

 

 

Fátima Valente

Pedagoga pela UFRJ, Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Es­tácio/SME-RJ, atua como Supervisora Educacional no Centro Municipal de Refe­rência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA) e, professora da rede pública mu­nicipal do Rio de Janeiro, compondo a Equipe da Gerência de Educação de Jovens e Adultos. 

 

Flora Prata Machado

Pedagoga pela UFF, Mestre em Educação Brasileira pela PUC-Rio, é pro­fessora da rede pública municipal do Rio de Janeiro e ocupa, desde 2001, a função de Gerente de Educação de Jovens e Adultos. 

 

Giane Moreira dos Santos Pereira

Licenciada em Educação Física pela Universidade Castelo Branco, Especia­lista em Anatomia e Biomecânica, Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá, é doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente é professora de Educação Física da Prefeitura do Rio de Janeiro, na E. M. Julio Verne e no CIEP Pablo Neruda. Atuou como alfabetizadora e como professora de Educação Física no Programa de Educação de Jovens e Adultos no município do Rio de Janeiro, onde participou do projeto piloto de implementação da Educação Física no PEJA, na E. M. Frederico Trotta (7ª CRE/SME RJ). 

 

Isabel Cristina Marinho

É professora de Educação Física do Município do Rio de Janeiro desde 1994, graduada pela Escola de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ) em 1989, Pós graduada (“Latu Senso”) no curso “Educação Física e Psicomotricidade” em 2003. Professora do PEJA, desde 2008, onde participou do projeto piloto de implementação da Educação Física no PEJA, na E. M. Narbal Fontes (6ª CRE/SME RJ). Professora colaboradora da redação das “Orientações Curriculares para a Educação Física no PEJA” e, do “Caderno Pedagógico para o I Encontro de Educação Física no PEJA”. 

 

Maria Helena Neves P. de Souza

Graduada em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula. Licenciada em Ar­tes pelo Centro Universitário Metodista Bennett (Unibennett). Pós graduada em Psicologia da Educação pela Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Ati­vidades profissionais atuais: analista especializada e arquiteta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 1979 e, Professora do curso regular e do PEJA nas E. M. do Rio de Janeiro, Alcide De Gasperi e Senegal, desde 2007. Na E. M. Senegal participou do projeto piloto de extensão das Linguagens Artísticas ao PEJA I, em 2008 e 2009. 

 

Mariane Brito

Professora de Educação Física das redes municipal e estadual de Educação das cidades de Miguel Pereira e Nova Iguaçú. Mestranda em Educação da Universidade Federal Fluminense. 

 

Osvaldo do Carmo de Oliveira

Licenciado em Educação Física pela UFRJ em 1998, professor da rede pública municipal desde 2003 e atuando nas turmas do PEJA a partir de 2008, onde participou do projeto piloto de implementação da Educação Física no PEJA, na E. M. Rubens Berardo (6ª CRE/SME RJ). Professor colaborador da redação das “Orientações Curri­culares para a Educação Física no PEJA” e, do “Caderno Pedagógico para o I Encontro de Educação Física no PEJA”. 

 

Paulo Carrano

Doutor em Educação, Professor da Faculdade e do Programa de Pós-Gradua­ção em Educação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador produtividade – nível 2 – do CNPq. Coordena o Observatório Jovem do Rio de Janeiro (www.uff.br/obsjovem) - Grupo de Pesquisa e Extensão Universitária da Universidade Federal Fluminense e o Portal Ensino Médio EMdiálogo (www.emdialogo.uff.br). 

 

Rosa Malena De Aráujo Carvalho

Licenciada em Educação Física (UFRJ), Especialista em Educação Física Es­colar e Mestre em Educação pela UFF, Doutora em Educação (UERJ), fez parte da rede pública estadual e municipal de ensino do Rio de Janeiro. Coordenou o projeto piloto de implementação da Educação Física no PEJA. Atualmente, professora ad­junta no Instituto de Educação Física da UFF. Líder no CNPq do Grupo de Pesquisa ELAC (Educação Física, Experiências Lúdicas e Artísticas, Corporeidades) e, coor­denadora do Curso de Especialização em Educação Física Escolar (UFF). Colabo­rou na redação das “Orientações Curriculares para a Educação Física no PEJA” e, no “Caderno Pedagógico para o I Encontro de Educação Física no PEJA”. 

 

Sandra Rabello

Assistente Social. Coordenadora de Projetos de Extensão da Universidade da Terceira Idade (UnATI/UERJ), membro do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Idosa do Rio de Janeiro. Coordenadora do curso de Orientação e Informação para Familiares e Acompanhantes de Idosos (UnATI/UERJ).