Capa do livro: DIMENSÕES DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS:<br>da epistemologia à profssionalidade docente - 2ª Edição

DIMENSÕES DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS:
da epistemologia à profssionalidade docente - 2ª Edição

Autores: Helena Maria dos Santos Felício - Carlos Manuel Ribeiro da Silva - André Luiz Sena Mariano (Orgs.).

A proposta adotada para este livro pauta-se pela busca de exploração e indagação sobre a multidimensionalidade dos processos educacionais, permitindo uma abordagem de temáticas relacionadas com a educação e o currículo, que induz, de forma abrangente, um tratamento diversificado a partir de diferentes perspectivas e diferentes campos do conhecimento.

Impresso
de R$ 77,04 por
R$ 59,26
Digital
de R$ 65,88 por
R$ 44,45

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1987-8
DOI: 10.24824/978854441987.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 268
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DIMENSÕES DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS:<br>da epistemologia à profssionalidade docente - 2ª Edição

ANDRÉ LUIZ SENA MARIANO
Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIFAL-MG na linha de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Possui Pós-doutorado (UNESP), Doutorado e Mestrado em Educação (UFSCAR).


CARLOS MANUEL RIBEIRO DA SILVA

Professor Auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação, da Universidade do Minho, Braga, Portugal. É doutorado em Estudos da Criança, Área de Conhecimento de Currículo e Supervisão em Educação Básica, e Mestre em Ciências da Educação, na especialidade em Desenvolvimento Curricular, graus académicos ambos obtidos na Universidade do Minho. Tem como formação inicial o curso de Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, complementado com um Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica Inicial, ramo de Tecnologias no Ensino.


CLAUDIA GOMES

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIFAL-MG na linha de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, além de lecionar e pesquisar nos cursos de graduação na área de Educação e Saúde. Possui Pós-doutorado (2014), Doutorado (2010), Mestrado (2005) todos na área de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.


FABIANA DE OLIVEIRA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é Doutora em Educação pela mesma instituição. Cursou estágio de doutoramento no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho/Portugal) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Atualmente é docente da UNIFAL-MG, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.


FÁBIO MARINELI
Possui graduação em Licenciatura em Física (2003), Mestrado em Ensino de Ciências (2007) e Doutorado em Educação (2016) pela Universidade de São Paulo. É Professor Adjunto no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.

FERNANDO ILÍDIO FERREIRA

Professor associado do Departamento de Ciências Sociais da Educação e investigador do Centro de Investigação em Estudos da Criança, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutor em Estudos da Criança, pela Universidade do Minho, e Mestre em Ciências da Educação, pela Universidade do Porto.


FREDERICO AUGUSTO TOTI

Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas, possui graduação em Licenciatura em Física (2004), Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, na linha Ensino de Ciências e Matemática.


GABRIEL GERBER HORNINK

Possui graduação em Ciências Biológicas (2003), licenciatura em Ciências Biológicas (2006), especialização em gestão ambiental (2006), mestrado em Biologia Funcional e Molecular (área Bioquímica, subárea Ensino) (2006) e doutorado em Ciências (2010), ambos na área de tecnologias educacionais e todos pela Unicamp. Atua como professor UNIFAL-MG, onde também desenvolve pesquisas no grupo Inovações Tecnológicas Educacionais e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação na Unifal-MG.


HELENA MARIA DOS SANTOS FELÍCIO

Professora Associada na UNIFAL-MG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE / UNIFAL-MG). Possui Pós Doutorado em Educação (2014) pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal), Doutorado (2008) e Mestrado (2004) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É graduada em Pedagogia (1999) pela Universidade do Vale do Paraíba.


JOSÉ ALBERTO LENCASTRE

Professor e investigador no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. Doutor e Mestre em Educação, especialização em Tecnologia Educativa. Os seus interesses de investigação incluem a Educação On-line, Desenho de Cursos On-line e Usabilidade. Ultimamente tem-se dedicado às pedagogias inovadoras, nomeadamente, o ensino pela imagem, flipped learning, digital storytelling, gamification, game-based learning, mobile learning
.

LOURDES DE FÁTIMA PASCHOALLETTO POSSANI
Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP). Supervisora Escolar na Rede Municipal de de Ensino de São Paulo. Docente convidada no CUSC – Centro Universitário São Camilo – São Paulo.

MARCOS DE ABREU NERY

Possui Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutorado em educação pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente desenvolve assessoria técnica e educacional no Núcleo Acadêmico do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UNIFAL-MG.


MARIA EMÍLIA ALMEIDA DA CRUZ TÔRRES

Docente do Programa de Pós-graduação em educação da UNIFAL-MG. Participante dos projetos de pesquisa Contextos Educacionais e Produção do conhecimento e Grupo de Pesquisas
Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas. Desenvolve trabalhos nas seguintes linhas de pesquisa: Metodologias Educacionais; Processos de ensino-aprendizagem de língua materna, suas literaturas e tecnologias; Alfabetização, Letramento, Leitura e produção de texto.

MARIA DE LURDES DIAS DE CARVALHO

Doutorada em Estudos da Criança, área de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, pela Universidade do Minho e Professora Auxiliar no Instituto de Educação, da Universidade do Minho, Portugal, trabalha sobretudo nos âmbitos da formação inicial de educadores e professores. É membro integrado no grupo “Contextos, Quotidianos e bem-estar da Criança” do Centro de Investigação de Estudos da Criança.


MAURÍCIO COMPIANI

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), Doutorado em Educação (1996), Livre-docente (2003) e Professor Titular (2010), todos pela Unicamp. Atualmente, está na Faculdade de Educação e atua no Programa Multiunidades de Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Unicamp.

MAURÍCIO PIETROCOLA

Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1984) e mestre em Ensino de Ciências pela USP (1988). Doutor em Epistemologia e História da ciência na Universidade de Paris VII (1992). Fez Livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É membro correspondente internacional da equipe RESHEIS (Recherches Epistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et Instituitions scientifiques). É atualmente professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisa sobre Desenvolvimento de estratégias inovadoras no Ensino de Ciências e Formação de professores.


OLAVO PEREIRA SOARES

Licenciado em História (1990) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Campus de Assis. Mestre e Doutor em Educação pela USP. Atualmente, é professor e pesquisador do PPGE/UNIFAL-MG, atuando na linha de pesquisa sobre “cultura, prática e processos na educação”, lidera o Grupo de Pesquisa “Conhecimento, ensino e aprendizagem da história” e leciona disciplinas relacionadas ao ensino de história na escola básica nos cursos de graduação em História e Pedagogia.


REJANE SIQUEIRA JULIO

Docente do Departamento de Matemática, do Instituto de Ciências Exatas, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Rio Claro. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua em disciplinas de Matemática e de Educação Matemática para diversos cursos, dentre eles o curso de Matemática-Licenciatura e o de Pedagogia.


VANESSA CRISTINA GIROTTO

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas-MG, desde 2011. Ocupa atualmente o cargo de professora adjunta B, junto ao Departamento de Ciências Humanas. Atua como professora no Curso de Pedagogia ministrando disciplinas de Alfabetização e Estágio Supervisionado. Graduada em Pedagogia (2004), no mestrado (2007) e no doutorado em Educação (2011), foi realizada na Universidade Federal de São Carlos. Desenvolveu doutorado sanduíche em Educação junto ao Community of Research on excellence for all (CREA), da Universidade de Barcelona (2008).


VERA LÚCIA TREVISAN DE SOUZA

Vera Lucia Trevisan de Souza é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É Coordenadora do Programa desde 2010. Possui graduação em Psicologia (1985), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atua na área da Psicologia Escolar-Educacional, com interesse no desenvolvimento humano e nos processos educativos.