Autores: Marcela Tavares de Mello
Os estudos sobre leitura e escrita no contexto acadêmico intensificam-se, no Brasil, sob a égide da expansão do ensino superior, por meio de inúmeros programas de democratização e acesso ao ensino, tais como, Fies, ProUni, Reuni e Pibid, e devido às tensões apresentadas por grande parte dos graduandos em lidar com as práticas escriturais e leitoras do domínio acadêmico.
As distintas convenções de escrita acrescidas às deficiências oriundas da Educação Básica, no que tange à leitura e à escrita, acarretam inúmeros conflitos a grande parte dos discentes que ingressam na academia, os quais, por conta disso, sentem-se excluídos da esfera acadêmica e, às vezes, chegam a abandonar o curso. Considerando o referido panorama, neste estudo, busco: a) refletir acerca dos pressupostos do Letramento Acadêmico; b) analisar as ações que promovem, de fato, o Letramento Acadêmico, desenvolvidas pela instituição analisada; c) verificar os modelos de escrita e as concepções de letramentos privilegiadas nas práticas pedagógicas de duas professoras; c) identificar os principais desafios encontrados pelos graduandos, no que tange aos usos da linguagem na esfera acadêmica; d) analisar até que ponto um encaminhamento pedagógico que abarque os pressupostos do modelo de letramentos acadêmicos – proposto pelos estudiosos da área – interfere na aprendizagem de novas práticas letradas.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2029-4
DOI: 10.24824/978854442029.4
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 144
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
MARCELA TAVARES DE MELLO
É graduada em Letras (Língua Portuguesa/Língua Inglesa) e especialista em Língua Portuguesa. Possui mestrado e doutorado em Educação (2017), ambos realizados pela Universidade Católica de Petrópolis. É professora da Faculdade Santo Antônio de Pádua, onde ministra disciplinas relacionadas à pesquisa e à orientação da leitura e da escrita no âmbito acadêmico. Ademais, atua no ensino médio da rede pública, sendo responsável pelas disciplinas de Produção Textual e Língua Portuguesa. Atualmente, integra o grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades (LAPPIS), desenvolvendo pesquisas e projetos de extensão, tais como, Os usos da linguagem na EJA e Letramento acadêmico.