Capa do livro: ACESSO À INFORMAÇÃO JURÍDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO COMO FORMA DE AMPLIAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA

ACESSO À INFORMAÇÃO JURÍDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO COMO FORMA DE AMPLIAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA

Autores: Luís Henrique Bortolai

O presente trabalho objetiva uma análise crítica acerca da possibilidade de se repensar o papel do acesso às informações jurídicas, de modo a permitir uma verdadeira ampliação do acesso à justiça, especialmente ao refletir sobre o papel das escolas, pontualmente no ensino fundamental, na formação cidadã das crianças e dos adolescentes. Com a utilização de metodologias diferenciadas, realizou-se um projeto de extensão universitária na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na cidade de Campinas/SP, durante os anos de 2014 e 2015. Valendo-se de didáticas de fácil acesso, especialmente no que tange ao emprego de uma linguagem de compreensão mais simples, foi exposto às crianças e aos jovens participantes das atividades, de algumas escolas públicas da cidade de Campinas/SP, o papel do direito na vida das pessoas. Fundamentando-se nas disposições constitucionais, especialmente o artigo 5°, inciso XXXV, buscou-se, por meio do acesso às informações, concretizar o conhecimento jurídico, como disponível a todos, sem qualquer tipo de restrição ou impedimento. Trazer o direito para a vida das pessoas por meio de ações específicas, como o estudo das políticas públicas e a realização das atividades extensionistas universitárias, por exemplo, foi uma experiência que enriqueceu a todos. Aos alunos das escolas, um aprendizado efetivo para a vida de seus direitos e deveres; aos universitários participantes, a possibilidade de tornar prática a teoria dos bancos universitários; e à universidade, por efetivamente cumprir com o seu papel social, frente ao local onde está localizada.  Concluiu-se que as experiências desse tipo são capazes de modificar a situação educacional brasileira, desde que se reveja a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e se incluam nos currículos oportunidades para trabalhar essas ideias de forma coerente e efetiva.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2002-7
DOI: 10.24824/978854442002.7
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ACESSO À INFORMAÇÃO JURÍDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO COMO FORMA DE AMPLIAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA

LUÍS HENRIQUE BORTOLAI
Professor de direito, com ênfase nas áreas de direito, processo civil e direito civil na Devry Metrocamp - Campinas/SP. Doutor (2016) e Mestre (2012) em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito - FADISP. Pós-graduado (2011) em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Graduado (2009) em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Pós-graduando em gestão educacional e docência no ensino superior (2018), na DeVry Metrocamp. Membro do CEAPRO (Centro de Estudos Avançados de Processo). Assessor da Procuradoria da República em Campinas/SP