Autores: Sandra Regina Gardacho Pietrobon - Nájela Tavares Ujiie (Orgs)
O presente livro tem como objetivo trazer contribuições para a formação do profissional que atua na Educação Infantil, bem como apresentar algumas propostas que possam revelar fazeres com as crianças de 0 a 5 anos.
A obra “Educação Infantil: saberes e fazeres” é fruto das reflexões que profissionais realizam em eventos científicos, na docência em cursos de Pedagogia, no âmbito de grupos de estudo e pesquisa, bem como na constituição de teses de doutorado.
As autoras dos capítulos demonstram, em suas discussões teórico-práticas, a preocupação em revelar conhecimentos específicos para o planejamento, a organização do tempo e do espaço na rotina com as crianças; e, também, saberes relativos à avaliação nessa etapa.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-151-4
DOI: 10.24824/978858042151.4
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Ana Priscila Batista
Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati-PR.
Andréia Bulaty
Pedagoga. Estudante de Pós-Graduação lato sensu
Cassiana Magalhães Raizer
Pedagoga. Especialista
Cléa Maria Lopes Ballão
Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati-PR.
Franciele Clara Peloso
Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Tutora do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO/I). Professora da Faculdade de Pato Branco (FADEP).
Gilza Maria Zauhy Garms
Professora Doutora Assistente junto ao Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Presidente Prudente-SP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores e Educação Infantil, vinculado ao CNPq.
Lidia Natalia Dobrianskyj Weber
Psicóloga. Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UNB). Mestrado e Doutorado
Marizete Bortolanza Spessatto
Pedagoga. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Docente da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, nas áreas de Linguística e Ensino de Língua nos cursos de graduação em Letras e Comunicação Social, e em cursos de Pós-Graduação na área de Letras.
Marta Maria Simionato
Pedagoga. Mestre em Educação dinter Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Departamento de Pedagogia da UNICENTRO/I.
Miriam Adalgisa Bedim Godoy
Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Rede Estadual de Ensino Paranaense, Membro do Núcleo Regional de Educação de Irati-PR, Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO/I).
Nadja Nara Barbosa Pinheiro
Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando junto a Graduação e Pós-Graduação em Psicologia; Coordenadora do laboratório de Psicanálise da UFPR.
Nájela Tavares Ujiie
Pedagoga. Especialista
Sandra Aparecida Machado Polon
Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO/I), Campus de Irati-PR. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa “Práxis Educativa: Saberes e Fazeres da/na Educação Infantil (GEPPEI).
Sandra Regina Gardacho Pietrobon
Pedagoga. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). Docente e Coordenadora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO/I), Campus Irati-PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa “Práxis Educativa: Saberes e Fazeres da/na Educação Infantil” (GEPPEI), vinculado ao CNPq.
Sílvia Adriana Rodrigues
Pedagoga. Mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Presidente Prudente-SP. Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal.
Susana Soares Tozetto
Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Araraquara-SP. Docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho Docente (GEPTRADO), vinculado ao CNPq.