Capa do livro: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CURRÍCULO:<br>temas e abordagens

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CURRÍCULO:
temas e abordagens

Autores: Cristiane Gonçalves de Souza (Organizadora)

O livro “Relações Étnico-Raciais e Currículo” pretende cumprir um importante papel na afirmação da relevância da temática étnico-racial para potencializar currículos onde a cultura afro-brasileira e africana, e as culturas dos povos indígenas, tenham lugar em nosso cotidiano escolar.
Resultado de iniciativa desta Secretaria de Educação, a obra revela uma rede de ensino criativa e valente para discutir as temáticas e desafios relacionados à discriminação racial. Ressaltamos que este livro também pretende revelar potencialidades para ampliação da temática com plurais referenciais teóricos e práticas pedagógicas.
Registramos mais de uma década da promulgação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. E, celebrar esta trajetória de lutas pela afirmação de uma escola democrática onde todos tenham o seu lugar, com esta obra, enriquecerá os debates atuais, possibilitando aporte teórico-prático para docentes e gestores educacionais. O objetivo é favorecer a formação continuada, promovendo o reconhecimento do protagonismo de profissionais da educação que, em seus diferentes papéis, ampliam o potencial da diferença que, criativamente, revela múltiplas formas de práticas pedagógicas e reflexões em nossas unidades escolares.
Na rede municipal de educação de Niterói, nas unidades de educação infantil e de ensino fundamental, temos inúmeras atividades desenvolvidas por Diretores(as), Pedagogos(as) e docentes que privilegiam as temáticas das relações étnico-raciais. Contudo, pensamos que o processo de educação requer a reflexão constante de toda comunidade escolar para desbanalização de discursos e de situações que denotam o não reconhecimento das diferenças e da diversidade cultural. Nossas ações educativas estão pautadas em relações dialógicas para formação humana. Esta obra envolveu docentes de nossa rede e pesquisadores/docentes que atuam nas licenciaturas de renomadas universidades do Rio de Janeiro. Portanto, traz a marca da valentia e compromisso de trajetórias docentes e acadêmicas, com uma educação que tem como um de seus principais fundamentos a garantia de uma escola, onde todos os mundos tenham o seu lugar.
Flávia Monteiro de Barros Araújo
Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-1773-7
DOI: 10.24824/978854441773.7
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 224
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CURRÍCULO:<br>temas e abordagens

CLARISSA BASTOS CRAVEIRO
É coordenadora do Grupo de Pesquisas Curriculares (GPeC/UFF). Pós doc e doutora pelo Proped/UERJ e participa do grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Cultura (Proped/UERJ), coordenado por Alice Casimiro Lopes. Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua no campo do Currículo, da Formação de Professores e da Gestão Educacional.

EVERARDO PAIVA DE ANDRADE
Professor do PPGE-UFF e do Profhistória, Pesquisador do CDC e do LEH e Coordenador do PIBID-História.

WILLIAM DE GÓES RIBEIRO
Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisa Currículo, Cultura e Diferença Cultural, coordenado por Elizabeth Macedo e do Grupo de Pesquisas Curriculares da Universidade Federal Fluminense, coordenado por Clarissa Craveiro.

LUIZ RUFINO
Doutorando e Mestre em Educação pela UERJ-Proped, pedagogo e autor do livro, Histórias e Saberes de Jongueiros (2014, Multifoco).

CRISTIANE GONÇALVES DE SOUZA
Coordenadora da Assessoria de Articulação Pedagógica da Fundação Municipal de Educação de Niterói, RJ.

GLÓRIA MARIA ANSELMO DE SOUZA
Doutora e mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Alfabetização das Crianças de Classes Populares. Assessora Especial de Articulação Pedagógica e Supervisora Educacional da Fundação Municipal de Educação.

PAULO DE TÁSSIO BORGES DA SILVA
Graduado em Pedagogia: docência e gestão dos processos educativos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, Mestrando em Linguística e Línguas Indígenas pelo Museu Nacional (UFRJ) e Doutorando em Educação pelo Proped/UERJ. Professor colaborador na Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani- Prolind/UFES e professor substituto na disciplina de “Currículo” na UERJ, Campus Maracanã. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar Indígena e Educação Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: interculturalidade, diferença, currículo, gênero, sexualidades, relações étnico-raciais, crianças e infâncias.

ADRIANO VARGAS FREITAS
Doutor em Educação Matemática (PUC-SP). Professor da Universidade Federal Fluminense, PPGE/UFF.

DAFNE GONZÁLEZ SOLÍS
Mestre do programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (PROPED).

DENISE DE SOUZA DESTRO
Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (PROPED); professora da Faculdade Metodista Granbery – JF/MG; professora de Educação Física da Prefeitura de Juiz de Fora/MG.

MARIA CRISTINA REZENDE DE CAMPOS
Possui graduação em Licenciatura Plena: Ed. Artística História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Arte e Cultura Contemporânea pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012). Professor de Arte na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME). Atualmente é assessora de Avaliação Institucional da SME/FME, contribuindo para a implantação do Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN) - portaria SMECT/FME nº 005/2015.Tem experiência na área de avaliação institucional, currículo e avaliação, arte e cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação institucional participativa, antropologia da arte, arte corporal indígena e performance ritual.

ANDRÉ DIAS PIRES
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação nas periferias urbanas da FEBF/UERJ; professor efetivo da disciplina de Artes Visuais, no Campus São Cristóvão I e II, do Colégio Pedro II (CPII), no Rio de Janeiro.

ELIZA PANDINO
Diretora da Educação Infantil e Programa Criança na Creche-FME\SEMECT -Niterói. Pedagoga pela UFF. Pós-graduada em Docência e Educação Básica pela UFF. Professora de Música, estudou piano, teoria musical e regência coral pelo conservatório de Música de Campos e pelo Centro Cultura Musical de Campos, com experiência em docência de 25 anos na área de musicalização infantil.

SILMARA LÍDIA MARTON
Professora de Filosofia da Educação do Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutora em Educação, com bacharelado e licenciatura em Filosofia.

JULIANA SILVA DA CONCEIÇÃO
Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistoria da UERJ /Orientadora: Márcia Guerra. (3° período). Professora da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Atuando no CIEP 451: Eliza Antônia Rainho Dias. Graduação: Bacharelado e Licenciatura na UFF. Pós-graduação: Especialização em História Moderna na UFF.

FABRÍCIA COSTA CORRÊA
Professora de Geografia na rede municipal de São Pedro da Aldeia e rede estadual no município de Itaboraí. Licenciatura pela Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ-FFP.

BÁRBARA MARIA MOURÃO FURTADO
Professora da rede municipal de educação de Niterói. Especialista em Ensino de Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas (IFRJ).

ISIS DA PENHA MONTEIRO GUEDES
Graduada em Artes Visuais pela Universidade Salgado de Oliveira-Niterói-RJ. Pós-graduada em Educação Artística pela Universidade Salgado de Oliveira-Niterói-RJ.

JULIA CACIANO DA SILVA
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

FILIPE PRADO MENCARI
Professor de História na rede municipal de Niterói e rede estadual no município de São Gonçalo. Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Graduação Lato Senso em História do Brasil pós-1930 pela mesma universidade.

LUCIANA COSTA DA SILVA
Pedagoga Especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais PENESB – UFF.