Capa do livro: CONHECIMENTO ESCOLAR E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:<br>dados da realidade

CONHECIMENTO ESCOLAR E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:
dados da realidade

Autores: Anna Augusta Sampaio de Oliveira

O texto apresenta uma discussão sobre o processo de escolarização de escolares com deficiência intelectual em ambientes comuns do ensino regular e fundamenta suas discussões na compreensão histórica da constituição humana. Em decorrência, o estudo da deficiência intelectual ultrapassa uma compressão meramente biológica por meio de uma narrativa que a localiza no tempo histórico e a condição do sujeito determinada na e pelas relações sociais. O foco do estudo é a escola e o processo de aprendizagem. Por meio de dados de avaliação pedagógica, realizada com a utilização do Referencial de avaliação da Aprendizagem na Área de Deficiência Intelectual – RAADI, a autora aponta as possibilidades e as fragilidades desses escolares em relação ao currículo escolar, especificamente nas áreas da Língua Portuguesa e Matemática e a indubitável tarefa da escola de reconhecer a singularidade do saber e intervir de forma planejada, sistemática e contínua para impulsionar e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores também daqueles com deficiência intelectual. É necessário olhar além das aparências e buscar a essência do processo educativo na perspectiva inclusiva e compreender a presença desses escolares em sua singularidade e, além disso, assumir, verdadeiramente, o sentido do ensino na diversidade, primazia do pensamento contemporâneo sobre inclusão escolar.

Impresso
de R$ 52,33 por
R$ 40,25
Digital
de R$ 50,28 por
R$ 30,19

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2020-1
DOI: 10.24824/978854442020.1
Ano de edição: 2018
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CONHECIMENTO ESCOLAR E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:<br>dados da realidade

ANNA AUGUSTA SAMPAIO DE OLIVEIRA
Bolsista de Produtividade em pesquisa pelo CNPQ, nível 2. Professora Adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlia de Mesquita Filho – UNESP, na graduação e pós-graduação. Livre-docente em Educação Especial (UNESP), Doutora em Educação (UNESP), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Pedagoga (USP). Líder do Grupo de Pesquisa em Inclusão Social – GEPIS, em parceria com Maria Cândida Soares Del Masso e coordenadora do Grupo de Estudos Políticos e Pedagógicos sobre Inclusão – GEPPI. Atua na perspectiva da teoria histórico-cultural e desenvolve pesquisas com base no método instrumental ou genético-causal com fundamento em Vygotski. Possui publicação regular de livros, capítulos e artigos científicos, nacionais e internacionais sobre temas de sua área. Destaca-se a idealização e elaboração do “Referencial de Avaliação da Aprendizagem na área da deficiência intelectual”, para o Ensino Fundamental, ciclos 1 e 2 e para a Educação de Jovens e Adultos – EJA (RAADI ciclo I, ciclo II e EJA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação especial e educação inclusiva, com foco em currículo escolar, avaliação pedagógica, formação de professores, atendimento educacional especializado, política educacional.