Capa do livro: GESTÃO PÚBLICA DA EDUCAÇÃO PAULISTA:<br>a carreira docente e o novo ensino médio

GESTÃO PÚBLICA DA EDUCAÇÃO PAULISTA:
a carreira docente e o novo ensino médio

Autores: Ana Lara Casagrande - Joyce Mary Adam

Esta pesquisa tem como escopo a análise do projeto Escola de Período Integral (EPI), cuja asserção está voltada para a reformulação do modus operandi do Ensino Médio (por meio de jornada estendida, construção de projeto de vida, desenvolvimento do protagonismo juvenil), e o impacto das mudanças em seu bojo para a carreira docente. O termo carreira docente designa o modo como está organizado o processo de trabalho do magistério, no que diz respeito à remuneração, formação inicial e continuada, condições de trabalho e progressão funcional. Além da observação em uma instituição de ensino estadual de uma cidade do interior de São Paulo, que aderiu ao modelo de escola citado, são trazidos dados da operacionalização da docência em Guadalajara, na Espanha. O contexto espanhol é apresentado como possibilidade de enriquecer as discussões sobre políticas públicas voltadas para a valorização política e social do exercício profissional da docência. São problematizados os conceitos de profissão, profissionalidade e socialização profissional; destacadas as legislações educacionais brasileira, paulista e espanhola nos aspectos supracitados que tangem à carreira docente. Os resultados apontam avanços, como o estabelecimento da dedicação exclusiva e o complemento salarial, mas um longo e necessário caminho a ser percorrido no sentido de: efetuar as aspirações do novo modelo tal qual anunciados no plano escrito; dar suporte estrutural ao trabalho docente; os docentes construírem o caminho para a sua profissionalidade; compreender a necessidade de transcender metas/índices e mirar na aprendizagem.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-2021-8
DOI: 10.24824/978854442021.8
Ano de edição: 2017
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 262
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GESTÃO PÚBLICA DA EDUCAÇÃO PAULISTA:<br>a carreira docente e o novo ensino médio

ANA LARA CASAGRANDE
Formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/São José do Rio Preto e em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível. Mestre e Doutora em Educação Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Rio Claro. Atuou: como professora efetiva da educação básica na rede estadual de São Paulo por três anos; como professora contratada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, tanto no campus de São José do Rio Preto, quanto no campus de Rio Claro; como professora da Universidade Brasil, modalidade Educação a Distância (EAD). Atualmente desenvolve projetos de pós-doutorado relacionados à temática do Ensino Médio na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Rio Claro e na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

JOYCE MARY ADAM
Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e livre-docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Esteve como acadêmic visitor na Universidade de Cambridge-Uk/Faculty of Education e como professora visitante da Université Picardie Jules Verne-Amiens – França. Realizou estágios de pós-doutorado na França, Universidade de Paris X e no CESDIP- Université de Versailles – França, como bolsista estágio Senior da CAPES. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Jovens e Violência e membro do CAREF- Centre Amiénois de Recherche en Education et Formation/ Université Picardie Jules Verne – França. Atualmente é professora Livre-docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Rio Claro.