Autores: Maria Vilani Cosme de Carvalho (Org)
Este livro sistematiza estudos sobre questões contextuais e teórico-metodológicas relativas ao tema “identidade social” e as disponibiliza aos interessados. De modo geral, os diversos artigos que compõem este livro tratam a identidade como processo de construção do eu ou do grupo social, mas também como categoria teórica que explica e expressa muito bem o caráter social, histórico, dinâmico e transformador do homem.
É mediante a compreensão da identidade como categoria teórica de análise do impacto das transformações da vida objetiva na vida subjetiva que os autores especulam os diferentes processos de constituição da identidade pessoal, profissional, étnica e de gênero do jovem do campo, de grupos marginalizados, da pessoa com deficiência, de alunos do ensino médio noturno, do aluno adolescente, do professor, do supervisor escolar, entre outros. A discussão empreendida acerca dos processos identitários evidencia a contradição, a transformação, a totalidade e o movimento que constituem processos como o da identidade social.
Em síntese, o livro reúne estudos de pesquisadores de diferentes áreas e instituições de ensino sobre a identidade pessoal e/ou coletiva, abordando-a como questão social e política, considerando o emprego das narrativas e/ou análise do discurso como procedimentos metodológicos, de modo a compreendê-la como processo, como algo concreto, que vai se formando, conservando-se e transformando-se tendo como base as múltiplas determinações sociais, históricas e culturais que a constituem.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-161-3
DOI: 10.24824/978858042161.3
Ano de edição: 2011
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 364
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Ana Gabriela Nunes Fernandes. É graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (2009) e
Antonia Edna Brito. É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Ciências da Educação – UFPI e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação–PPGEd–UFPI. Realiza estudos sobre formação de professores, alfabetização e docência superior. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Formação e Profissionalização em Pedagogia (NUPPED)
Carmen Lúcia de Oliveira Cabral. É graduada
Cristiane de Sousa Moura Teixeira. É pedagoga, especialista
Cristina Cardoso de Araujo. É graduada em Pedagogia e especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e supervisora escolar da Rede Estadual de Ensino do Maranhão.
Daniela Leal. É graduada em Pedagogia pela Uni Sant’Anna (1999), especialista em Psicopedagogia pela Uni Sant’Anna (2002) e Educação Inclusiva e Deficiência Mental pela PUC-SP (2005) e mestra em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2008). Atualmente é doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (CNPq).
Francilene Brito da Silva. É graduada
Francis Musa Boakari. É graduado
Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina. É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1994) e
Maria Escolástica de Moura Santos. É graduada
Maria da Glória Soares Barbosa Lima. É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora de Didática e de Prática de Ensino do Centro de Ciências da Educação–UFPI e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação–PPGEd–UFPI. Realiza estudos sobre formação de professores e docência superior. É Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Formação e Profissionalização em Pedagogia – NUPPED.
Maria do Carmo Alves do Bomfim. É graduada
Maria Salonilde Ferreira. É professora, pesquisadora voluntária vinculada à Linha de Pesquisa Base de Pesquisa “Currículo, Saberes e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/SP, doutora em Ciências da Educação pela Université de Caen /França. Realiza pesquisas na área das Ciências da Cognição, especificamente, a formação e desenvolvimento de conceitos em situações formais de escolarização, tendo como suporte teórico metodológico o materialismo histórico-dialético. Autora e organizadora de livros, como Pesquisa em Educação: múltiplos olhares (2007), Mapas e Redes Conceituais: reestruturando concepções de ensinar e aprender (2008), Epistemologia das Ciências da Educação (2009), Buscando Caminhos: uma metodologia para o ensino-aprendizagem de conceitos (2009). Membro da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Cientifica em Educação – AFIRSE/Secção Brasileira.
Maria Vilani Cosme de Carvalho. É doutora em Educação, com área de concentração em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora-pesquisadora da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia da Educação – NEPPED/UFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atua, especialmente, no estudo e orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses. Estuda e pesquisa temáticas relativas à dimensão subjetiva da Educação, tendo como foco os processos constitutivos da (trans)formação humana, os processos constitutivos da identidade do educador, os processos de produção de significados e sentidos da profissão docente, em especial da atividade docente, tendo como fundamentação a Psicologia Sócio-Histórica.
Marli Clementino Gonçalves. É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2003), especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento pela Universidade de Brasília (2005) e mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2009). Atualmente é professora efetiva, assistente I da Universidade Federal do Piauí MS-B, na área de Fundamentos Políticos e Administrativos da Educação, integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional. Tem experiência em Educação, com ênfase em Educação do Campo, Juventudes, Movimentos Sociais do Campo e Práticas Educativas.
Mary Gracy e Silva Lima. É graduada
Mitsuko Aparecida Makino Antunes. É graduada em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista, mestra em Filosofia da Educação pela PUC/SP e doutora
Pollyanna Jericó Pinto Coêlho. É graduada
Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães. É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra
Ronaldo Matos Albano. É graduado
Thaizi Helena Barbosa e Silva Luz. É graduada
Victor Manuel Fortes. É licenciado